Connect with us

GOSPEL

Historiador Arnoudo Nunes tem acervo de fotos mais antigas do Frei Turrini, que morreu sábado, em missões no Purus

Publicado

em

O historiador Arnoudo Nunes, um dos editores da Páginas Históricas do Acre, pelo Facebook, está contando, em pequenos fragmentos, a história do Frei Heitor Turrini no Acre. As últimas fotos postadas contam sobre viagens do padre pelos rios Purus e Chandless. Heitor morreu no último sábado no Hospital Santa Juliana, aos 95 anos.

Frei Heitor Turrini nasceu em 27 de maio de 1926, em Maserno di Montese, Modena, na Itália. Chegou ao Brasil em 1950, aos 24 anos, e dedicou toda sua vida em favor dos mais pobres, percorrendo rios e andando pela floresta.

Também lutou pela preservação da Amazônia. Na biografia do frei consta que em 1995, promoveu a campanha Salve a Selva com a comunidade Ordem Servos de Maria, de Sena Madureira, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Diocese de Rio Branco. Naquele ano, foram enviadas 42 mil assinaturas ao presidente da República, na época, Fernando Henrique Cardoso, pedindo anulação da lei 4.771.

O frei veio para o Brasil junto com o padre Paolino Baldassari, que morreu em abril de 2016. Conhecido como médico da floresta, padre Paolinho viajou para aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas no interior do estado levando atendimento, celebrações e ações sociais aos mais necessitados. Os dois eram muito amigos.

João Correia lembra de Frei Turrini no jornal O Varadouro

O ex-deputado e professor da Ufac, João Correia, fez uma homenagem ao Frei Heitor Turrini em sua página no Facebook lembrando da passagem dele pelo jornal O Varadouro, uma lenda da imprensa nos anos 1970.

João Correia escreveu o seguinte:

Heitor Turrini e o Varadouro.

Os intelectuais Silvio Martinelo, Elson Martins da Silveira, Arquelau de Castro Melo, Alberto Furtado, Suede Chaves, dentre outros, devem homenagens ao Frei Heitor Turrini, ecônomo da então Diocese do Acre e Purus.

É que os primeiros números do legendário: O Varadouro contou com o inestimável amparo material do Frei Heitor Turrini.

Heitor Turrini foi um homem detentor de invulgar energia vital e inteligência privilegiada.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas