Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Inspirado nos povos indígenas do Acre, livro infantil é lançado em três idiomas e um dialeto

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Criado pela escritora Renata Tolli, o litro “Mukani Descobre Sua Força” vem ganhando repercussão mundial por retratar um pouco da cultura de um povo indígena do Acre – Huni Kuin – e trazer edições (traduções) em pelo menos três idiomas: Português, inglês e espanhol, além do dialeto hãtxa kuin.

A obra relata a história de uma menina indígena que é considerada heroína em seu povo. Suas histórias são cheias de bravura, mistério e magia. Originária da etnia Huni Kuin, possui o poder de se comunicar com animais, plantas e os espíritos encantados Yuxibu, sendo a única pessoa capaz de ajudar o povo de sua aldeia contra o plano de desmatamento do Mr. Txakabu, o Senhor do Mal.

A publicação da autora Renata Tolli que é empreendedora social e professora, contou com a ajuda da antropóloga Virginia Gandres, e do professor e doutor Joaquim Maná Huni Kuī. As imagens/ilustrações são de Vinícius Galhardo (capa e ilustrações) e Acelino Huni Kuī (figuras Hãtxa Kuin).

A obra já foi pré-lançada nos Estados Unidos (EUA) em março durante o evento anual em Miami. “Minha ideia foi transformar a mitologia, daquela contada há mais de seis mil anos nas florestas, em uma aventura para as crianças se interessarem pelo tema. Mas eu quis contar de uma forma não antropológica”, explicou Renata em entrevista para a imprensa.

Tolli acrescentou  ainda que a “ideia de que uma parte do livro fosse traduzida em hãtxa kuin partiu do Dr. Joaquim Maná Huni Kuī, porque esse é o trabalho que ele vem fazendo no Acre: o de ensinar medicina no idioma hãtxa kuin. Eu adorei a ideia, e foi o nosso acordo (…) A grande lição deixada é o respeito ao próximo, aos seres vivos e aos mais velhos, assim como o sentido da amizade. Ou seja, Mukani representa os valores mais simples possíveis da vida, que são os que nós mais precisamos”.

O livro está sendo lançado hoje (19) em versão digital e física, nos principais marketplaces, e em dois formatos trilíngues: português, inglês e hãtxa kuin, e espanhol, inglês e hãtxa kuin.

Saiba mais: https://mukani.org/

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas