Connect with us

SAÚDE

Instituto boliviano registra casos da variante colombiana na fronteira com o Acre

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

Sem muitos detalhes, o Instituto Nacional de Laboratórios de Saúde (INLASA) anunciou que identificou a presença da variante colombiana nos departamentos da Bolívia em Potosí e Pando. Esse último faz fronteira com alguns municípios acreanos como Plácido de Castro, Capixaba, Assis Brasil, Xapuri, Acrelândia, Brasileia e Epitaciolândia.

A variante UM ou (B.1.621) foi identificada na Colômbia, em janeiro de 2021. “A variante Mu foi detectada em pelo menos 39 países, depois de ser identificada pela primeira vez na Colômbia como uma variante circulante, as variantes de interesse não estão associadas a alta mortalidade ou gravidade da doença”, diz o relatório.

O documento da INLASA publicado ontem (07) não informou a quantidade casos em análises e confirmados no departamento de Pando. No entanto, houve destaque também para variantes brasileiras que estão presentes na região. O instituto acredita que a variante brasileira circula em todos os departamentos da Bolívia, o que tem deixado as autoridades em alerta.

Vale lembrar que a Colômbia é o quarto país com mais mortes por milhão de habitantes na América Latina e Caribe e o quinto em número de casos. Aquele país superou a fase mais crítica da pandemia, mas registra dados de cerca de 100 mortes e 2.000 casos diários.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a nova linhagem MU apresenta mutações que poderiam representar um risco de resistência às vacinas, embora ainda seja preciso realizar estudos complementares.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas