Connect with us

SAÚDE

Justiça garante, a pedido do MP, fornecimento de “kit de intubação” a pacientes do SUS no Santa Juliana

Publicado

em

A Justiça Federal acolheu o pedido feito em ação judicial pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e determinou que a União garanta fornecimento ao Hospital Santa Juliana, de Rio Branco, enquanto durar a pandemia de Covid-19, os medicamentos sedativos, analgésicos e relaxantes musculares que compõem o chamado “kit intubação”.

Para a Justiça, ao direcionar pacientes do SUS a hospitais privados, o Poder Público assume o dever de assegurar o tratamento médico adequado, não somente àqueles acometidos pela Covid19, mas também de todas as urgências e emergências provenientes de outras enfermidades.

Segundo, ainda, a decisão da JF, é necessário esclarecer que o pedido e a decisão não tratam de definir estratégias para a distribuição do kit, sendo função do poder público solucionar a escassez e a distribuição entre os entes federativos e os hospitais, sejam públicos ou privados.

A decisão também chama a atenção no sentindo de lembrar que hospitais particulares não dispõem da requisição administrativa para atender suas demandas. Além disso, no caso, do HSJ, por prestarem o serviço a título de filantropia, não possuem poderio econômico, como outros hospitais privados, para suportar os preços predatórios praticados no mercado. A única consequência dessa situação é o risco de desabastecimento de fármacos importantes e, consequentemente, de morte de pacientes ou agravamento da situação de saúde de alguns.

Para o melhor cumprimento da decisão, a JF determinou, ainda, que o hospital Santa Juliana elabore mapa de consumo médio mensal e o encaminhe, juntamente com o setor público estadual, garantindo a cobertura dos fármacos por faixa de dias (1 a 5, 6 a 10; 10 a 20; 20 a 30; mais de 30 dias), a fim de otimizar o acompanhamento e as estratégias administrativas.

Veja a decisão:

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SAÚDE

Polícia Civil promove vacinação a alunos do curso de formação

Publicado

em

Por

[Ascom/PCAC]

Na manhã desta sexta-feira, 5, a Polícia Civil, por meio da Academia de Polícia – ACADEPOL, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a vacinação de alunos do Curso de Formação de Policiais Civis na coordenação da ACADEPOL no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública – CIEPS – contra a COVID-19 e H1N1.

Os profissionais da Secretaria de Saúde do município realizaram a aplicação das vacinas contra a H1N1 COVID-19 e H1N1 em 3ª 4ª dose.

Os trabalhos da ACADEPOL seguem com a preparação e formação dos futuros Delegados, Agentes, Escrivães, Peritos e Médico Legista da Policia Civil que atuarão na manutenção da segurança pública do Acre e na defesa da supremacia do interesse público.

Continue lendo

SAÚDE

Sindicato dos Médicos pede em nota que o público da Expoacre que use máscaras e evite aglomeração

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

Uma nota divulgada hoje (04) pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC) reforça à população presente na “Expoacre 2022” os cuidados de biossegurança contra a Covid-19. A nota aparece após cinco noites do evento e expõe orientações para que a sociedade tome as medidas preventivas sanitárias ao participar do evento, como usar máscaras e evitar aglomerações no Parque Wildy Viana.

“Importante alertar que houve crescimento da morbimortalidade causada pelo coronavírus nas últimas semanas, culminando em aumento da demanda por serviços de saúde pública das pessoas infectadas, podendo gerar um agravamento ainda maior da pandemia no Acre, em caso de não observância aos cuidados necessários à higiene e à etiqueta respiratória, considerando que milhares de pessoas, não só da capital como dos demais municípios, frequentam o local das festividades”, diz trecho da nota.

A Diretoria da instituição “reafirma e alerta que deixar de cobrar e se adotar os cuidados necessários ao combate à Covid representa a possibilidade de responsabilização dos gestores públicos”.

Por fim, a instituição pede à organização que exija do público presente que retornem com exigências e cuidados necessários a partir de hoje (04). “Destarte, a fim de que a população possa buscar na Expoacre apenas uma forma de entretenimento, e não o antro propagador de um vírus mortal, os membros desta entidade Sindical esperam e apelam para os gestores públicos retornem com a exigência dos cuidados que se fazem necessários ainda nesta quinta-feira”.

Continue lendo

SAÚDE

Samu realiza curso Suporte Básico de Vida para Leigos na Expoacre

Publicado

em

Por

Com o intuito de reduzir o índice de mortes e de incapacitação por doenças cardiovasculares, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), promoverá nesta terça-feira, 2 e na quinta-feira, 4, no Parque de Exposições, o curso Suporte Básico de Vida para Leigos.

O curso, organizado pelo Núcleo de Ensino do Samu, é destinado à população em geral, e as inscrições serão efetuadas com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a instituição filantrópica.

A capacitação é direcionada às ações de suporte básico de vida no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), parada respiratória (PR) e obstrução de vias aéreas por corpo estranho (Ovace).

O coordenador do Samu, Pedro Pascoal, explicou que o curso terá vários manequins de simulação realística para o aprendizado das manobras. “A proposta é capacitar as pessoas a identificar uma parada cardiorrespiratória e realizar as manobras iniciais de ressuscitação cardiopulmonar. Aquele que for aprovado no curso ganhará uma carteirinha de socorrista do Samu”, salientou o médico.

A secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, falou da importância de que a população tenha interesse e participe desse curso. “A cada dois minutos, uma pessoa sofre parada cardíaca em nosso país, e se a gente tivesse o olhar do que é uma parada cardíaca para agir de imediato, com a massagem cardíaca, a utilização do desfibrilador externo automático (DEA), muitas vidas seriam salvas”, ressaltou.

[Ascom]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas