ESPORTE
Kinho Brito vai comandar a base do Andirá na temporada 2021, segundo a coluna Na Marca da Cal

O técnico Kinho Brito acertou sua transferência para a base do Andirá. Foto/Manoel Façanha
Por Manoel Façanha
O técnico Kinho Brito, que comandou a base do Imperador Galvez até o início da temporada 2021, é o novo treinador do Andirá EC para a disputa das categorias de base. O profissional e sua comissão técnica já iniciaram na tarde desta segunda-feira (17) o planejamento visando à disputa do Campeonato Acreano.
O Andirá iniciou o ano anunciando uma parceria com a empresa S.A Sport para a disputa do Campeonato Acreano-2021. O torneio estava marcado para o primeiro semestre, mas por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, ficou transferido para o mês de julho. Com isso, não houve acordo entre as partes para a renovação da parceria, assim ficando em aberto o futuro da comissão técnica andiraense para a disputa do Campeonato Profissional.
Com a chegada de Kinho Brito, o Morcego terá na sua base os seguintes profissionais: Afonso Alves (preparador físico), Maicon Lima (auxiliar nas tarefas do preparador físico no campo), Nonato Vieira (treinador de goleiros) e Civaldo Neri (diretor de futebol). O clube também poderá contar com alguns atletas que passaram pela base do Imperador Galvez, mas a lista de reforços não foi ainda divulgada.
O Campeonato Acreano Sub-17 está previsto para começar no próximo dia 25 de maio. O período de inscrições para os clubes filiados será encerrado na sexta-feira (21).
ESPORTE
Sexta de gols, cambalhota e coraçãozinho nos Jogos Escolares

Na Marca da Cal / Foto: Manoel Façanha
Com goleadas, cambalhota e até coraçãozinho, a disputa da 5ª rodada da modalidade de futsal dos Jogos Escolares sacudiu na manhã e tarde desta sexta-feira (1º) a galera presente nas arquibancadas dos ginásios esportivos do Centro Integrado de Esportes (CIE) e do Álvaro Dantas. Um total de 97 gols em 15 partidas foram anotados, proporcionando uma média de 6,46 por jogo.

Com o torcedor vibrando nas arquibancadas do ginásio Álvaro Dantas, o duelo envolvendo as escolas Raimunda Pará e Wilson Barbosa, ambas da Cidade do Povo, registrou o maior número de gols durante a sexta-feira (1º): um total de 15, com vitória da primeira equipe por 14 a 1. Também digno de registro durante a partida foi a cambalhota do atleta da equipe vencedora após ele marcar o 13º gol da Escola Raimunda Pará.


Os jogos da categoria sub-17 masculina começaram com a vitória do Glória Peres sobre o Boa União por 7 a 1. Outros confrontos apresentaram os seguintes resultados: EJORB 3 x 1 AME, Sigma 1 x 5 Colégio Meta, Lourival Pinho 1 x 3 Heloísa Marques, José Rodrigues Leite 8 x 3 Frei Heitor, Ester Maia 1 x 1 Carlos Casavecchia e Ceja 0 x 3 João Aguiar. Pelo naipe feminino, vitória avassaladora do Leôncio de Carvalho sobre a Escola Raimunda Pará pelo placar de 9 a 1.



No Centro Integrado de Esportes, local das partidas da categoria sub-14, o destaque ficou por conta da boa vitória do Colégio Acreano sobre o Colégio Dom Pedro por 5 a 0. No jogo de abertura, a Escola Raimundo Hermínio de Melo venceu, de virada, o Dom Pedro II por 3 a 2. Outros três jogos foram realizados: ABC 1 x 3 São José, Águia do Saber 1 x 3 Colégio Ame e Diogo Feijó 1 (4) x 1 (5) Frei Heitor. Pelo naipe feminino, vitória da Escola Carlos Casavecchia sobre Frei Heitor por 1 a 0.














Regra inclusiva
Entre as regras do regulamento da modalidade de futsal, categoria sub-14, está à inclusão obrigatória dos atletas presentes na súmula na quadra de jogo por um período mínimo de sete minutos e meio. O professor Marcelo Fontinele, da coordenação dos Jogos Escolares, comentou que a regra é importante no sentido participativo e inclusivo dos estudantes inscritos na competição. “É uma norma do regulamento bem bacana no sentido de inclusão e, as equipes participantes, aceitaram com simpatia essa cláusula”, disse Fontinele.

Fique sabendo
A modalidade de futsal conta com a participação expressiva de 72 equipes. O recorde de presentes está na categoria sub-17, com a inclusão de 31 equipes masculinas, 11 a mais do que a categoria sub-14. A modalidade conta ainda com a inscrição de 21 equipes do naipe feminino divididas nas categorias sub-14 e sub-17.
ESPORTE
Sub-17 terá dez clubes; São Francisco é a baixa de última hora
O Andirá, atual campeão da categoria, abre a competição contra o Sena Madureira

Na Marca da Cal / Foto: Manoel Façanha
Com a desistência de última hora do São Francisco, o Campeonato Acreano de Futebol Sub-17 terá a presença de 10 clubes brigando pela taça de campeão da temporada 2022. O torneio começa no próximo dia 16 de julho, com dois jogos no estádio Florestão: Andirá x Sena Madureira (14h) e Plácido de Castro x Humaitá.
No arbitral técnico ocorrido na tarde dessa quinta-feira (30), numa das salas da Federação de Futebol do Acre (FFAC), os dirigentes de clubes aprovaram o regulamento da competição e entre os itens aprovados consta a divisão dos clubes em dois grupos: Andirá, Sena Madureira, Rio Branco, Galvez e Atlético Acreano (Grupo A); Plácido de Castro, Humaitá, Vasco da Gama, Adesg e Independência (Grupo B).
De acordo com o diretor de competições da FFAC, Leandro Rodrigues, as dez equipes participantes estão divididas em duas chaves, com os clubes jogando a primeira fase dentro dos seus respectivos grupos e avançando os quatro melhores às quartas-de-final.
Clube católico fora
Semifinalista na disputa do Campeonato Acreano de Futebol Sub-20, o São Francisco, após confirmar presença na disputa do Sub-17, resolveu mudar de ideia e desistir da competição. O professor Erismeu Silva, membro da comissão técnica do clube católico, explicou que houve uma reunião envolvendo as pessoas da base do clube e decidiram pela não participação da agremiação na competição. Erismeu falou que o clube católico enfrentou dificuldades para montar uma equipe com atletas locais e, como não existem condições financeiras para buscar jogadores de outros centros, o jeito foi desistir da competição.
PARTICIPANTES
GRUPO 1
Andirá
Sena Madureira
Rio Branco
Galvez
Atlético Acreano
GRUPO 2
Plácido de Castro
Humaitá
Vasco da Gama
Adesg
Independência
1ª Rodada
16/07
Local: Florestão
14h – Andirá x Sena Madureira
16h – Plácido x Humaitá
ESPORTE
Jogos Escolares teve show de gols no Álvaro Dantas e CIE

Na Marca da Cal / Foto: Manoel Façanha
Os ginásios esportivos do Centro Integrado de Esportes (CIE) e do Álvaro Dantas foram palcos durante essa quarta-feira (29) de 15 partidas de futsal pela fase municipal dos Jogos Escolares. A rodada contou com boa presença de público nas arquibancadas, goleadas e alguns jogos disputadíssimos não faltaram durante o desenrolar das partidas.

A modalidade de futsal conta com a participação expressiva de 72 equipes. O recorde de presentes está na categoria sub-17, com a inclusão de 31 equipes masculinas, 11 a mais do que a categoria sub-14. A modalidade conta ainda com a inscrição de 21 equipes do naipe feminino divididas nas categorias sub-14 e sub-17.


Com o torcedor mostrando empolgação nas arquibancadas do ginásio Álvaro Dantas, as equipes sub-17 masculinas dos colégios Tiradentes e João Calvino fizeram um jogaço e o equilíbrio foi a tônica da partida (2 a 2). A igualdade no placar levou as equipes para as cobranças de pênaltis, sendo que o colégio protestante venceu por 2 a 0. Veja os demais resultados da categoria sub-17 masculino: Colégio Acreano 4 x 1 Marilda Golveia, Raimundo Hermínio 2 x 5 CEAN, Santa Maria II 2 x 13 EJORB, Boa União 10 x 7 Rodrigues Leite, Humberto Soares 4 x 3 Sigma, Raimunda Pará 3 x 4 Colégio Meta e Ester Maia 1 x 4 Lourival Pinho. No naipe feminino, em jogo isolado, vitória do Colégio Acreano sobre o Rodrigues Leite por 7 a 0.

No Centro Integrado de Esportes, o destaque ficou por conta da segunda vitória avassaladora na competição da equipe da Escola Mário de Oliveira. Nesta quarta-feira (29), a escola estadual sobrou em quadra e venceu o debutante Colégio ABC por 11 a 0, em jogo válido pela categoria sub-14 masculino. Outros resultados pelo sub-14 foram os seguintes: Carlos Casavecchia 6 x 0 Santa Maria II, Colégio Meta 8 x 0 Batista Betel e Sigam 0 (3) x 0 (2). Já pelo naipe feminino, vitória do Wilson Barbosa sobre Frei Heitor por 3 a 0.






17 modalidades em disputa


Conforme a organização dos jogos, a fase municipal será realizada nas modalidades masculina e feminina e abrangem as categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Ao todo, serão 17 modalidades esportivas em disputa: basquete, futsal, vôlei, handebol, vôlei de praia, tênis de mesa, atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, wrestling, natação, taekwondo e xadrez.
Na categoria de 12 a 14 anos todas as modalidades esportivas estarão contempladas na competição, inclusive o atletismo adaptado, que terá a participação de atletas paralímpicos. Já na categoria de 15 a 17 anos não haverá as modalidades xadrez e karatê.
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA3 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”