Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre a mãe do cartunista e historiador Enilson Amorim, dona Francisca, matriarca de 11 filhos

Publicado

em

A mãe do cartunista e historiador Enilson Amorim, dona Francisca Amorim de Lima, de 86 anos, morreu na noite deste sábado, 9 de outubro, vítima de pneumonia. Ela é a matriarca de uma prole de 11 filhos. Nascida no Seringal Monte Alegre, em Plácido de Castro, não teve chances de se alfabetizar, mas viu a maioria dos filhos ter formação superior ou técnica, no mínimo.

Dona Francisca é mãe de um dos jornalistas, cartunistas e historiador dos mais antigos do Acre dentre os que estão em atividade. Começou a carreira nos anos 1990 na redação do jornal “escola” O Rio Branco. Além de ótimo chargista, Amorim é também artista plástico. Atualmente presidente da Ancine, a Associação de Cinema do Acre. Foi o primeiro acreano a criar desenho animado a partir de lendas da floresta. Na manhã deste domingo ele amanheceu, segundo disse ao AcreNews, arrasado, mas ao mesmo tempo agradecido a Deus pela mãe que teve, apesar de seringueira, uma incentivadora da cultura para os filhos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

INMET havia alertado para chegada de temporal, mas chuva começa mansinha em Rio Branco

Publicado

em

Por

Com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Relatório de Previsão do Tempo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (SEMAPI) emite um alerta de chuvas  intensas para todo o Estado do Acre, com início nesta segunda-feira (24) até próximo ao meio-dia desta terça-feira (25), com aviso de grau de severidade em perigo e fortes ventos de 60-100 km/h.

A previsão no relatório indica que a chuva será entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia e que a tempestade teria início às 11h desta segunda-feira, com previsão de término às 11h de terça-feira em todos os municípios. No Portal do INMET, o mapa do Acre se mantém na cor alaranjada, que indica perigo, principalmente nas mesorregiões do Vale do Acre e Vale do Juruá.

A SEMAPI divulga diariamente o relatório com a previsão do tempo, aviso meteorológico, nível dos rios e os números de chuva acumulada no Estado do Acre.  Para obter mais informações em caso de tempestade, busque a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

[ContilNet]

Continue lendo

POLÍTICA

Governador Cameli manda pagar salário de janeiro na próxima sexta-feira

Publicado

em

Por

Cumprindo com o calendário anual de pagamento, divulgado na terça-feira, 11 de janeiro, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o governo do Estado do Acre realiza nesta sexta-feira, 28, o pagamento dos servidores ativos da administração pública estadual.

O calendário anual de pagamento do Estado foi divulgado na terça-feira, 11, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Imagem: Decom/Seplag

Conforme divulgado no calendário anual de pagamento, os servidores inativos e pensionistas devem receber seus proventos dois dias antes dos servidores ativos, portanto o pagamento estará disponível em conta na quarta-feira, 26.

Ao todo serão 51.122 servidores do Estado que receberão seus proventos em dia, como anunciado pelo governo, sendo destes 33.009 servidores ativos, 13.891 servidores inativos e 4.222 pensionistas, e um montante de R$ 281.220.210,93 em circulação na economia local.

Continue lendo

EDUCAÇÃO

Doutora em Educação, filha de Tarauacá entrega livro com sua tese de doutorado na biblioteca da cidade

Publicado

em

Por

A professora Rosinéia Frota, que concluiu recentemente o doutorado, entregou na manhã desta segunda-feira (24), na biblioteca de Tarauacá, Alcelmo Marinho Lessa, o livro fruto da tese de doutorado em Ciência da Educação. Ela foi recepcionada pela coordenadora do local, Ilka Frota.

Nascida em Tarauacá, Rosinéia Frota fez questão de prestigiar a cidade onde nasceu entregando ao acervo da biblioteca um exemplar. Acompanhada pela mãe, Dona Zélia Frota, a agora doutora em Educação, disse que o ato tem um significado especial.

“Foi um momento ímpar, uma vez que a coordenadora é minha prima legítima, filha da minha tia Vanda Frota, única irmã do meu pai Manoel Frota”, disse ela emocionada.

O livro está disponível aos leitores também no formato e-book e pode ser adquirido pela Amazon Kindle. “Minha gratidão a todos os leitores da minha cidade natal TARAUACÁ”.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia