Connect with us

ESPORTE

Morre Toinho, ex-meia campeão acreano pelo GAS em 1967

Publicado

em

Na Marca da Cal

O futebol acreano perdeu na noite desta quinta-feira (28), o ex-jogador Antônio Soares de Assis, conhecido por Toinho, campeão acreano de 1967 pelo extinto Grêmio Atlético Sampaio (GAS), e pai do ex-atacante estrelado Gil.

Sr. Toinho tinha 85 anos era contador de ofício. De acordo com a família, sua morte foi em decorrência de falência hepática fulminante (ele era portador de hepatite). Sr. Toinho era viúvo da ex-vereador petista Maria Antônia Soares de Assis e deixou quatro filhos: Gilvandro, Narciso, Antônio Júnior e Luciano, além de oito netos e dois bisneto.

Natural de Xapuri-AC, Sr. Toinho chegou a vestir nas décadas de 1950-1960 as camisas do Paysandu-PA, Amapá, Santana e, posteriormente, da equipe acreana do Grêmio Atlético Sampaio (GAS). De acordo com o filho Gilvandro Soares de Assis, no time amapaense do Santana ele chegou a ser ídolo e tinha como principal característica os dribles desconcertantes usando a perna esquerda. “Meu pai conquistou títulos importantes por onde passou. Era um jogador diferenciado para a época”, pontuou o filho.

GAS – 1967. Em pé, da esquerda para a direita: Toinho, Viana, Palheta, Pional, Chico Alab e Rocha. Agachados: Amílcar, José Augusto, Babá, Rui Macaco e Ailton. Foto/Acervo Francisco Dandão

A família Soares de Assis sempre foi um celeiro de bons jogadores, não limitando apenas ao futebol do Sr. Toinho. O irmão dele, o ex-atacante Jerico brilhou no Independência-AC da década de 1970. Uma década depois, o filho mais velho, o ex-atacante Gilvandro Soares de Assis, o Gil, fez sucesso na base e também na equipe principal do Rio Branco-AC. Os sobrinhos Dim, Ley e Nego não deixaram por menos ao vestir as camisas de clubes de ponta do futebol acreano nas décadas de 1980 e 1990.

Gil, emocionado, resumiu a trajetória do pai numa única frase: o bem maior dele sempre foi a família.

O sepultamento do Sr. Toinho ocorre na tarde desta sexta-feira (29) no Cemitério São João Batista.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas