Connect with us

GOSPEL

O que significa a Sexta-Feira Santa para três grandes religiões; o Acrenews ouviu três líderes no Acre

Publicado

em

A Sexta-Feira Santa está ligada ao domingo de Páscoa, entretanto as datas têm origens e significados diferentes para cristãos e judeus. Para os seguidores de Jesus Cristo, a Sexta-Feira Santa é o dia em que o Filho de Deus teria sido crucificado e morto. E a Páscoa, para os cristãos, celebra sua ressureição.
Já os judeus celebram apenas a Páscoa, que relembra a liberação do povo judaico da escravidão no Egito, chamada de “Pessach”.
A Sexta-Feira Santa está dentro da chamada Semana Santa, em que os católicos celebram a última semana de Cristo. Tudo começa no Domingo de Ramos, o último antes do domingo de Páscoa, o qual marca a entrada de Jesus em Jerusalém, segundo definição do padre Anderson Monteiro, professor da PUC Rio de Janeiro.
Mas e para alguns líderes de religiões importantes que atraem muitas pessoas no Acre, o que esta data significa. O Acrenews ouviu três importantes figuras, com a mesma pergunta:

1 – O que a Sexta-Feira Santa significa para a sua religião?

Paulo Machado, pastor e professor universitário

A saga do Sacrifício Vicário de Cristo está repleta de simbolismos. Uma visão sétupla aponta para o sexto dia a expiação do pecado do homem e a redenção pelo sangue de Jesus derramado na Cruz do Calvário.
O homem foi criado no sexto dia (Gn 1.26,31) e no sétimo dia, havendo terminado toda obra, descansou.
As escrituras apontam Jesus como o novo Adão (adam do hebaico-humano), (1 Co.15.45-47). Ora, o primeiro Homem (Adão) foi alma vivente, pecou e foi destituído da Glória de Deus, o Segundo Homem (Jesus), foi Espirito Vivificante, levou sobre sí a nossa culpa e nos tornou uma nova criatura nele, perdoando nossos pecados e nos fazendo herdeiros do Reino de Deus.
Assim como o Homem foi criado no sexto dia, também no sexto dia o velho homem foi morto “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” (Romanos 6 : 6).
Na Cruz Jesus declarou: “Esta consumado”, no sétimo dia descansou de toda obra, desceu até as partes mais baixas da terra, tomou as chaves da Morte e do Inferno, e no primeiro dia da semana Ressurge vitorioso para nos dar uma nova vida.
As celebrações da Pascoa, rememoram o Sacrifício de Cristo que nos permite a vida eterna.
O significado da Pascoa (passagem), nos lembram de nossa antiga condição de miseráveis pecadores e nos dão a consciência de sermos pecadores salvos.
Vivamos pois, como nos ensina o Evangelho de Cristo (“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”) (Gálatas 2 : 20).

Germano Marino, sociologo e Pai de Santo

Os terreiros de candomblé, na semana Santa, seguem quase o mesmo preceito da igreja católica, até mesmo porque toda sexta-feira para o povo de terreiro é santa, toda sexta-feira o povo de terreiro usa branco, não come carne vermelha, não faz ingestão de bebida alcoólica. Elas também levam na sexta-feira um preceito muito religioso, isso é quase todas as sextas-feiras. No mais nem sexta-feira tá paixão dentro do candomblé é feito ritual de abrir cura que é para oxalá representa Jesus, no sincretismo e essa abertura de cura é como se fosse para uma proteção da pessoa do candomblé. Na sexta-feira da paixão seguimos os ritos, sábado de aleluia e normalmente e também para o domingo de Páscoa é onde a casa de Santo ele faz uma confraternização, um almoço junto com a sua família de axé. É isso que acontece, inclusive das casas que de candomblé.

Massimo Lombardi, padre, ex-paroco da Catedral em Rio Branco

É uma data muito emocionante que está no coração de todos os cristãos, de modo especial os católicos, com toda a certeza, porque a gente acompanha o sofrimento, a paixão e a morte de nosso senhor Jesus Cristo. Quando a gente fala de amor às vezes fica até achando uma palavra de brincadeira, mas o amor que a gente aprende pelo testemunho de Jesus Cristo é o amor que dar a vida pelos outros, inclusive pelos inimigos. É isso que é a novidade do evangelho de Jesus e a novidade desta sexta-feira da paixão. Veja bem: a imprensa sempre trás o problema de comer ou não comer carne. Católico faz penitência, sacrifício, sempre na Quaresma, sobretudo nesse da sexta-feira da paixão é fazendo aquela procissão que para muitos é um sacrifício.
Não comendo carne, jejuando, agora é fake News que realmente distorcem a questão da abstinência e o jejum e, claro, é o dia de sacrifício, o bem de vida diz que não vai comer carne mas vai comer um bacalhau aí jamais sacrifício porque não agrada a Deus você gastar dinheiro a mais vivendo, comendo tudo de bom e de melhor. Pois bem por carne a abstinência da carne você gosta de carne mais do que de peixe é um sacrifício. O certo é que se Jesus viesse hoje certamente seria condenado no mesmo modo porque a pregação dele não agradaria a muita gente então se não fosse morto.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas