Connect with us

POLÍTICA

Pedro Longo comemora pesquisa da Fecomércio em entrevista ao AcreNews: ‘Há uma confiança nos rumos da economia’

Publicado

em

A economia volta à normalidade, aos poucos, discretamente, mas volta, segundo pesquisas e resultados do mercado no Acre. Segundo pesquisa divulgada essa semana, ao menos 57% do comércio vai contratar já esse mês, visando as grandes movimentações de final de ano. Como essa reposta positiva no pós-pandemia tem a ver com política de Estado, o AcreNews ouviu o deputado estadual Pedro Longo (PV), líder do Governo na Assembleia Legislativa. Otimista, ele vê horizontes promissores para a economia local.

Segundo Longo, a pesquisa coordenada pela Fecomércio, segundo a qual o empresariado acreano está disposto a fazer novas contratações, é um indicativo de que há uma confiança nos rumos da economia local. “Nós sabemos que o Acre está se desenvolvendo, tem mudado paradigmas, tem incentivado muito o agronegócio e tudo isso gera um sistema em que a renda passa a girar mais aqui no Estado. Então eu entendo que pelo ponto de vista do Governo do Estado é um sinal muito importante e certamente o governador Gladson Cameli e toda a equipe vão ter um incentivo para continuar nessa política”, disse com exclusividade ao AcreNews.

Ainda segundo o líder do Governo, Gladson Cameli tem feito muitos gestos concretos. “Por exemplo: um dos maiores refis da história acreana, possibilitando que os empresários, que sofreram na pandemia, possam ter mais prazo e parcelamento para pagar suas dívidas tributárias, além disso foi feito um programa de incentivo a construção civil, privilegiando as empresas acreanas, mesmo aquelas que estão em dificuldades. Então são uma série de esforços, né? A prorrogação do pagamento do IPVA, também. Tudo isso faz com que esses recursos ao invés de entrar de imediato no caixa do Governo passem a circular entre a população e à medida que o dinheiro circula, que mais renda os empresários tenham, eles ficam, também, mais confiantes e confortáveis para fazer contratações”, opinou o líder.

O que diz a pesquisa encomenda pela Fecomércio

Segundo dados extraídos da pesquisa levantada recentemente pela Fecomércio, pelo menos 57% do empresariado rio-branquenses acena positivamente para contratação de pessoal sob regime temporário para o quarto bimestre de 2021. O levantamento encomendado pela Fecomércio/AC foi feito pelo Data Control Instituto de Pesquisas de Rio Branco entre os últimos dias 26 e 27 de outubro junto a 120 empresários do comércio de bens, serviços e turismo da capital acreana.

Ainda segundo a pesquisa, outros 10% apresentam dúvidas quanto à contratação, e uma parcela de 33% é enfática ao dizer que não deve contratar. Dentre os motivos para contratação temporária, 66% dos empresários apontam o tradicional aumento de vendas para o período (43%), possibilidade de resgate do nível adequado das vendas, diminuído ao longo do ano (16%) e a melhora sempre aguardada nas proximidades do encerramento do ano (5%)e, excepcionalmente, o motivo da proporção de pesquisas vacinadas contra a Covid-19, que permite maior aglomeração, sob protocolo, no recinto do comércio local (2%). Os outros 34% se omitem quanto à manifestação de pedidos.

Quanto ao número de contratos previstos, 42% dos empresários admitem até 2; 16%, entre 3 e 4; 7%, entre 5 e 6; e 4%, mais de 7. Uma parcela de 32% dos entrevistados não se posicionou quanto ao questionamento.

A pesquisa avalia ainda que, para 55% dos empresários sem motivação para contratar, a justificativa é de que o histórico de vendas em 2021 se apresenta deficitário, de modo que, certamente, os fatores negativos da economia, inflação e câmbio podem manter a situação atual. Outros 11% afirmam que, por serem proprietários de empresas de pequeno porte, não necessitam de reforço de Recursos Humanos (RH) para as vendas do final de ano; 26% não justificam eventual desmotivação para contratação de pessoal, e 8% se omitem à questão.

De acordo com um dos responsáveis pela pesquisa, o consultor da presidência da Fecomércio/AC, Egídio Garó, reforça que, em resumo, para as vendas de final de ano, o empresário do comércio deve contratar mão-de-obra temporária, o que deve iniciar-se logo em meados de novembro, nos preparativos para a Black Friday, evento inicial de final de ano e que se estende até o Natal. Boa oportunidade para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho.

Quem foi estudado

Dos entrevistados, 30,8% são do ramo de confecções; 9,2%, de variedades; 6,7% de supermercados; e 5,8%, de eletrodomésticos.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas