Connect with us

ACRE

Pesquisa Mensal do Comércio aponta crescimento nas vendas, diz assessor da Fecomércio-AC

Publicado

em

De acordo com Egídio Garó, os resultados do comércio varejista foram positivos e demonstraram retomada na atividade econômica nacionalmente, de forma lenta, porém gradual

O assessor da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), Egídio Garó, comentou nesta sexta-feira, 1, sobre a última divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). De acordo com Garó, os resultados do comércio varejista foram positivos e demonstraram retomada na atividade econômica nacionalmente, de forma lenta, porém gradual. No Acre, os valores também foram positivos.

De acordo com a pesquisa, a receita nominal de vendas no comércio varejista em todo o País, na variação entre março e abril deste ano, foi de 1,3%. Comparado com o mesmo período de 2021, os resultados demonstraram um crescimento de 22,3 pontos; a variação acumulada nos últimos 12 meses, também comparada com a variação acumulada do mesmo período do ano anterior, teve como resultado um aumento de 14,5 pontos do volume.

Egídio explicou que o mesmo se observou no volume de vendas do comércio, que apresentou aumento de 0,9 pontos entre os meses de março e abril. “Conferente ao mesmo período do ano passado, a diferença foi positiva em 4,5 pontos”, disse. No comércio varejista ampliado, que considera o setor de automóveis e material para construção, a receita nominal de vendas cresceu 18,7 pontos, se comparada com o mesmo período do ano anterior, ou seja, entre março e abril; enquanto que o volume de vendas entre março e abril aumentou em 0,7 pontos, uma diferença de 1,5 pontos se verificado em relação ao mesmo período do ano anterior.

No que diz respeito ao estado acreano, a receita nominal de vendas entre os meses de março e abril foi de 4,3 pontos. “Comparando este resultado com o mesmo período do ano passado, a receita nominal aumentou em 19,2 pontos.  Além disso, o volume de vendas, por sua vez, cresceu 2,6 pontos entre março e abril; comparando com o mesmo período do ano passado, o indicador atingiu 7,8 pontos”, afirmou.

No varejo ampliado, a receita nominal foi de 3,4 pontos entre março e abril e 15,4 pontos caso seja relacionado ao mesmo período do ano anterior. O mesmo se observou volume de vendas, com um crescimento entre março e abril de 1,6 pontos e 3,3 pontos se comparado com o ano passado para os meses em referência.

“Com os dados tratados pela pesquisa e observando os demais estados da Região Norte do País, entre março e abril, o Acre ficou com a segunda posição, seguindo o Amazonas, que lidera nos dados referentes ao volume de vendas acumuladas entre os meses de janeiro e abril. No entanto, com a menor, o Estado encontra-se na quinta posição do ranking”, afirmou Garó.

Tais observações permitiram verificar, ainda segundo Egídio, que, após os momentos de vicissitudes que o setor passou ao longo dos últimos dois anos, os resultados são positivos para o Acre. “O que indica que a reação do comércio está sendo bem implementada, inclusive com a adoção de outras metodologias de negócios, incluindo os meios digitais”.

Por fim, o ranking dos estados da região norte está relacionado ao número de consumidores, os custos envolvidos nos processos de aquisição, transporte e vendas e, por fim, padece com as vendas virtuais dos grandes centros, típicos para toda a região.

ACRE

Procissão encerra o Novenário de Nossa Senhora da Glória em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por

A procissão do Novenário de Nossa Senhora da Glória, um dos maiores eventos religiosos de toda a região Norte, marca o encerramento do evento religioso nesta segunda-feira, 15.

A tradicional festividade, que acontece em Cruzeiro do Sul, não era realizada há dois anos, consequência da pandemia de covid-19.

“Esse é o momento de renovar a nossa fé. Depois de dois anos de pandemia, as famílias voltam a se encontrar. É lindo ver filhos, mães e pais se reunindo para louvar a Nossa Senhora da Glória”, disse o governador Gladson Cameli.

O chefe do Executivo participou da procissão, onde encontrou amigos e colegas, e o bispo do município, Dom Flávio Giovanale.

Para a celebração, em homenagem à padroeira de Cruzeiro e outros municípios do Acre, a expectativa era de cerca de 30 mil fiéis.

Emocionada, a irmã Socorro Almeida, do convento Irmãs Franciscanas, de Cruzeiro do Sul, deu o seu relato sobre o retorno da atividade:

“Essa volta significa muito para a nossa religiosidade. Hoje é a conclusão desse lindo espetáculo de fé, isto é, o povo reunido ao lado da Mãe”, contou.

Durante todos os dias do evento, que se iniciou no dia 5 de agosto, ocorreram atividades e arraiais no Centro de Cruzeiro do Sul, em homenagem à santa.

“Essa é festa da ressurreição de Nossa Senhora, de quando ela se elevou a santa. Os fiéis que caminharam aqui hoje provaram que o corpo é templo do Espírito Santo”, afirmou o bispo Dom Flávio Giovaneli.

Continue lendo

ACRE

Piracema de mandi chega em Boca do Acre e rio lota de pescadores profissionais e amadores

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

A famosa piracema do mandi, peixe de couro da água doce que migra para cabeceira dos rios da Amazônia nessa época do ano, acaba de chegar em Boca do Acre. No final de semana o Rio Acre ficou ‘pinhado’ de pescadores, entre os quais profissionais e amadores. Se sobrar, dizem peixeiros de Rio Branco, daqui uns 20 dias os cardumes chegam em Rio Branco.

Continue lendo

ACRE

Neste domingo, Rio Branco bateu recorde de calor em 2022

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

Que o domingo (14) foi bastante quente no Acre, todo mundo já sabe. O que não se sabe é que um recorde foi alcançado. Os termômetros apontaram a maior temperatura do ano na capital acreana, Rio Branco: 35,5°C. A marca foi alcançada na região do Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro.

De acordo com o pesquisador Davi Friale, do Tempo Aqui, o calor deve continuar até a próxima quinta-feira (18) quando uma forte onda de frio polar chegará ao estado, derrubando bruscamente a temperatura.

“Ela acentuará a temperatura, caracterizando uma típica friagem da Amazônia Ocidental, cujas temperaturas mínimas deverão oscilar entre 10 e 13ºC, no leste e no sul do estado”, disse em postagem feita hoje (15).

O “Mago do Tempo” também fez um alerta sobre a ocorrência, a possibilidade de temporais. “Alertamos para a alta probabilidade de ocorrência de temporais entre quinta-feira e sexta-feira, com chuvas fortes, raios e ventos, cujas rajadas poderão passar de 50km/h, em alguns pontos”, concluiu.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas