Connect with us

POLÍCIA

Policia Civil cria Núcleo Especializado de Apoio a Investigação de Crimes Cibernéticos

Publicado

em

Ascom/Policia Civil do Acre

A Policia Civil instituiu por meio da portaria de número 16, datada de 07 de dezembro de 2021, o Núcleo de Especializado de Apoio a Investigação de Crimes Cibernéticos (NECIBER) que será coordenado pelo Departamento de Inteligência (DIPC).

O Núcleo funcionará no âmbito do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIPC) onde dará apoio a todas as unidades de Policia Civil do Estado cabendo ao Diretor do DIPC a coordenação e operacionalização do Núcleo.

A portaria criando o NECIBER foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9) e versa sobre crimes que caberá ao Núcleo investigar infrações penais praticadas por meio da rede mundial de computadores (internet), ou com a utilização de sistema de informática, bem como aquelas cometidas contra a propriedade intelectual e programas de computador.

De acordo com o Delegado-Geral de Policia Civil do Acre, Josemar Moreira Portes, a criação do Núcleo demonstra avanço no combate a crimes dessa natureza.

“O crime evolui e a Polícia Judiciária está atenta a essa evolução e a criação desse núcleo se faz necessária para combater o crime de maneira célere e eficaz com equipe capacitada para identificar e responsabilizar os autores”, destacou Josemar Portes.

A Polícia Civil já vem trabalhando de forma preventiva abordando de maneira explicativa a forma que se deve proceder para que a população evite cair em golpes dessa natureza e com o aumento de crimes por meio da internet principalmente através de sites de compra e venda de objetos.

A vítima, poderá recorrer a qualquer unidade de Policia Civil e registrar um Boletim de Ocorrência (BO) como também pode fazer uso da Delegacia Virtual por meio do endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Esse boletim será remetido automaticamente ao Núcleo que dará ciência e início as investigações referentes ao crime.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas