Connect with us

ESPORTE

‘Politicamente incorreto’, artigo assinado pelo professor Dandão para o Na Marca da Cal, é uma viagem aos tempos gloriosos do futebol acreano

Publicado

em

Na Marca da Cal

Eu comecei a frequentar estádios de futebol na adolescência. Era uma época em que valia (quase) tudo para tentar desestabilizar os jogadores adversários, desde jogar sacos com algum líquido mal cheiroso até atacar a hombridade dos ditos cujos, duvidando da masculinidade dos sujeitos.

Árbitros e bandeirinhas, então, esses eram as vítimas preferidas. Atacados pelas duas torcidas, quem mais sofria era a mãe das citadas criaturas. A coisa era tão feia que se dizia que as equipes de arbitragens tinham duas mães: uma que ficava em casa e a outra que ia para o estádio.

E não raro, depois de bastante xingados, tanto árbitros quanto bandeirinhas e jogadores revidavam aos insultos. Às vezes, estes jogavam de volta para as arquibancadas o que os torcedores atiravam para dentro do campo. E às vezes respondiam com gestos obscenos… Cotocos e bananas!

Eram tempos deveras perigosos, de muitos excessos. Escreveu não leu, o pau comeu. Quem fosse podre corria o sério risco de se quebrar. Para quem era de paz, o negócio era ficar bem longe das chamadas torcidas organizadas, local onde a turba se tornava mais agressiva e sem pudores.

Enquanto escrevo me vem à mente dois exemplos de como o futebol era perigoso até, por aí, a década de 1980. Ambos os casos aconteceram no Acre. O primeiro, num jogo do Copão da Amazônia, entre o Juventus e um time do Amapá. O segundo foi num jogo entre o Juventus e o Atlético.

No jogo pelo Copão, um jogador do time amapaense acertou uma cotovelada no cracaço do Juventus, o Dadão. Foi o suficiente para a torcida ensaiar uma invasão do campo para linchar todo o time do agressor. A coisa ficou tão feia que o clube do Amapá decidiu abandonar a competição.

No jogo entre Juventus e Atlético, num campeonato acreano, irritado com a bola de um atacante chamado Airton (do Juventus), um torcedor do Galo acertou uma tijolada bem na cabeça do dito cujo. Airton caiu desacordado em campo e permaneceu com sequelas até o final da vida.

Ninguém, naturalmente, aprovava essas manifestações mais, digamos, contundentes. Tratava-se, é claro, de um comportamento de bárbaros. Mas quanto aos xingamentos à mãe dos árbitros e aos ataques à masculinidade dos atletas, isso era compreendido como elementos de uma catarse coletiva.

Os tempos modernos, porém, são outros. Se alguém jogar qualquer coisa no gramado dá uma cana braba. As mães dos árbitros saíram da zona de prostituição para altares dourados. E sugerir que algum jogador não é chegado ao sexo oposto, vira um processo federal. São outros os tempos!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPORTE

Baixada da Sobral ganha aula de futsal e vôlei da prefeitura de Rio Branco

Publicado

em

Por

Dircom

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) e Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), ofertam, de forma gratuita, aulas de Futsal e Vôlei para crianças na faixa etária de 8 a 16 anos da comunidade da baixada da sobral.

O diretor de Esporte e Lazer da FGB, Edson Maria, afirma que o espaço do Centro de Iniciação ao Esporte propicia o desenvolvimento dessas atividades e destacou os aspectos trabalhados pela escolinha. “Criamos essas escolinhas, com crianças na faixa de 7 a 16 anos, e procuramos primeiro trabalhar a personalidade, a sociabilização, para então encontrar um talento e trabalhar os fundamentos do esporte”, enfatiza o diretor.

Um dos participantes do projeto, o coordenador de esporte Gladson Roque, destaca que o projeto é fruto do pedido da vice-prefeita Marfisa Galvão, e fala dos planos futuros. “Agora já estamos no segundo mês de sua realização, com 5 profissionais envolvidos, e pretendemos também fazer torneios da modalidade, abrir novas turmas de idades mais avançadas, para sempre desenvolver a modalidade em Rio Branco” conclui Gladson.

Estagiário de Educação Física na FGB, Lucas Oliveira, fala dos benefícios do projeto na comunidade. “É muito importante desenvolver a base na baixada da sobral com essas crianças, poder trabalhar os fundamentos básicos, além de incentivar o esporte, alegrar e levar o lazer para toda a comunidade”, destaca Lucas.

Ainda há vagas na turma de Futsal na faixa etária de 13 a 15 anos, em horário e data ainda a serem definidos, e na turma de Vôlei de 10 a 16 anos, sempre terças e quintas-feiras, das 14h às 16h. Os interessados podem comparecer ao CIE Bonsucesso, localizado no bairro Aeroporto Velho, CEP: 69914-220 (ao lado do Ginásio Coberto), e efetuar a inscrição.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CIE BONSUCESSO

FUTSAL
DIAS DA SEMANAHORÁRIOQUANT. DE ALUNOS
Segunda-feira14h às 15:30hTurma fechada
Quarta-feira14h às 15:30hTurma fechada

Local: Centro de Iniciação ao Esporte – CIE Bonsucesso

Endereço: Aeroporto Velho, CEP: 69914-220 (ao lado do Ginásio Coberto)

Faixa Etária: 8 a 12 anos

Ainda a abrir: 13 a 15 anos (vagas abertas)

VÔLEI
DIAS DA SEMANAHORÁRIOQUANT. DE ALUNOS
Terça-feira14h às 16hVagas abertas
Quinta-feira14h às 16hVagas abertas

Local: Centro de Iniciação ao Esporte – CIE Bonsucesso

Endereço: Aeroporto Velho, CEP: 69914-220 (ao lado do Ginásio Coberto)

Faixa Etária: 10 a 16 anos

Continue lendo

ESPORTE

Jader de Andrade refuta convite para o cargo de treinador do Independência

Publicado

em

Por

Na Marca da Cal / Foto: Manoel Façanha

O Independência busca um treinador para a temporada 2022. O preparador físico Jader de Andrade era um dos possíveis nomes para o cargo, mas o profissional comentou que não tem interesse na função. Segundo ele, o fato de assinar contrato e ter registro no Boletim Informativo Dário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão entre os empecilhos, isso justificado pelo fato de ser professor universitário (Ufac/AC). Andrade também alegou que não tem nenhuma pretensão de seguir a carreira de treinador, mas que pretende aceitar o convite para ser o preparador físico do tricolor do Marinho Monte.

A primeira opção da diretoria do Independência seria a contratação do técnico Edson Maria (Som), mas o profissional alegou que não teria tempo disponível para conciliar o seu trabalho na coordenação de desporto da prefeitura de Rio Branco com as atividades do clube tricolor.

Por outro lado, o desportista Edson Maria garantiu durante entrevista ao programa esportivo da Rádio Difusora Acreana que irá fazer parte do grupo que ajudará o departamento de futebol do Independência durante a disputa do estadual. “Neste momento não posso assumir o comando técnico do Independência, mas irei ajudar de uma forma ou outra o clube”, pontuou o profissional.

Com isso, o Independência neste seu retorno à elite do futebol local segue na busca de um nome para comandar o clube à beira do gramado.

Estreia

O Tricolor de Aço, que volta a disputar um Campeonato Acreano de Profissionais, tem estreia programada na competição para o dia 12 de fevereiro, às 17h, no estádio Florestão, contra o Tourão do Humaitá, vice-campeão da temporada 2021.

Continue lendo

ESPORTE

“Véi da Havan” pode vir ao Acre dar o pontapé inicial de jogo solidário das estrelas dias 19 e 20, em Xapuri e Capixaba

Publicado

em

Por

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, recebeu o convite agora há pouco para vir ao Acre dias 19 e 20, dar o pontapé inicial dos jogos das estrelas, nos municípios de Xapuri e Capixaba. “E ficou balançado”, garante o modelo Marcelo Bimbi, um dos organizadores desse evento que foi pessoalmente a Santa Catarina fazer o convite ao “Véi da Havan”.

O futebol solidário, projeto do empresário Marcos Diniz e do Marcelo Bimbi, reúne ex-jogadores de futebol e famosos da televisão, circula o Brasil inteiro. O ingresso nos estádios é sempre alimentos não perecíveis para serem doados a instruções de caridade. Em 2021 foram realizados quatro jogos no Acre, todos com muito sucesso de público.

Nos jogos dos próximos dias 19 e 20, quarta e quinta-feira, em Xapuri e Capixaba, respectivamente, está confirmada, também, a vinda do filho 04 do presidente Bolsonaro, o Renan. As prefeituras de ambos os municípios preparam seus estádios para receber as estrelas.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia