Connect with us

POLÍTICA

Prefeitura de Rio Branco é destaque nacional em humanização para desabrigados pela enchente do Rio Acre

Publicado

em

Os abrigos que a Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Infraestrutra e Mobilidade Urbana (Seinfra) e Defesa Civil Municipal, construiu no Parque de Exposições, aos desabrigados pela enchente do Rio Acre, em 2021, foram destaque nacional e servirão de modelo para o Brasil.

O Banco de Boas Práticas, idealizado pelo secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas, pretende selecionar as melhores práticas em ações de proteção e Defesa Civil e mostrar para os órgãos de proteção o que é possível realizar com fácil aplicabilidade.

No total, 154 cidades enviaram à Defesa Civil Nacional modelos de boas práticas, dentre elas 84 foram selecionadas inicialmente e, após isso, cinco foram escolhidas entre as melhores do país.

Rio Branco ficou em primeiro lugar no que se refere a abrigos humanizados, como conta a assessora nacional do Departamento de Gestão da Secretaria Nacional de Proteção da Defesa Civil, Loiane Souza.

“Realmente se destacou, e a ideia da vinda da Secretaria Nacional para cá é mostrar para todo o Brasil que é possível, com integração, com um trabalho sistêmico, em conjunto com as secretarias que compõe o Sistema Nacional da Defesa Civil e o Sistema Municipal de Defesa Civil, essas secretarias, em conjunto, podem fazer diferença. Esse trabalho de humanização e de oferecer dignidade às pessoas que estão nos abrigamentos é muito importante para nós da Defesa Civil”.

Os abrigos construídos pela Prefeitura de Rio Branco foram idealizados pelo prefeito Tião Bocalom, com muito cuidado. Tinham 18m² (os anteriores possuíam 9m²), dois cômodos, segurança 24 horas por dia, posto de saúde, atividades lúdicas e restaurante próprio para preparação das refeições servidas ainda quentes.

O Ten Cel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal, reforçou que tratar as pessoas com dignidade é uma palavra de ordem do prefeito de Rio Branco.

“As pessoas quando são abrigadas precisam ter um atendimento humanizado para minimizar seus problemas. Vale ressaltar que isso foi uma ideia do prefeito Tião Bocalom, para que implantássemos àquelas famílias, vítimas da alagação de 2021, que foi repetido também em 2022, em relação a essa boa prática. A partir disso cuidamos dessas pessoas com humanização e dignidade, uma palavra de ordem do nosso prefeito”, afirmou.

“Esse reconhecimento é um motivo de muito orgulho para essa gestão que sempre se empenha para dar o melhor para a população. Receber essa notícia é maravilhoso, mostra que a sensibilidade do nosso prefeito está clara, pois tudo isso é determinação e empenho do prefeito”, finalizou o secretário Municipal da Casa Civil, Valtim José.

[Ascom]

ELEIÇÕES

Márcia Bittar participa da Caminhada da Esperança no bairro Calafate

Publicado

em

Por

Na manhã desta quinta-feira, 18, Márcia Bittar (PL), pré-candidata ao Senado Federal, acompanhada da militância dos partidos que formam a coligação “A Esperança de um Acre Melhor Começa Agora”, participou da Caminhada da Esperança que ocorreu desta vez no bairro Calafate.

“Me sinto muito feliz em andar pelas ruas da nossa capital, estou sendo muito bem recebida onde vou, aqui no Calafate não foi diferente, eu vejo no olhar de cada pessoa que converso a necessidade de uma verdadeira mudança na nossa política”, disse Márcia.

A candidata fez questão de visitar todos os comércios e conversou com os comerciantes sobre as suas principais queixas e problemas enfrentados.

“Criminalidade, roubos e furtos nos comércios são as maiores queixas não só dos empresários do Calafate mas de toda a nossa cidade, todos querem uma maior segurança para poder trabalhar em paz, gerando emprego e renda. Me coloquei à disposição para lá em Brasília, ao lado do nosso presidente Jair Bolsonaro, investir na segurança pública acreana”, argumentou Márcia Bittar.

[Assessoria de Imprensa]

Continue lendo

ELEIÇÕES

No Acre, nenhum candidato solicitou nome social para aparecer na urna eletrônica

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Dados do Sistema de Candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consultado pelo AcreNews, revelam que nenhum dos 529 candidatos ou candidatas do Acre solicitou o pedido de inclusão do nome social.

Em todo o país, 34 concorrentes (sete homens e 27 mulheres) ao pleito de outubro solicitaram a inclusão do nome social nas urnas. Em porcentagem, representa 0,12% do número total de candidaturas homologadas junto ao TSE.

Nome social é aquele pelo qual as pessoas transgênero, travestis e transexuais preferem ser identificadas na sociedade. O uso do nome social em candidaturas bem como no título de eleitor foi possível a partir de 2018.

Continue lendo

ELEIÇÕES

Homem de 87 anos é candidato mais velho e mulher de 19 a mais nova das Eleições no Acre

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Fotos: Reprodução

Um indígena de 87 anos e uma jovem de 20 anos, respectivamente, contemplam os extremos das idades dos candidatos das “Eleições 2022” no Acre. Em consulta ao registro do Sistema de Candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o AcreNews verificou que ambos concorrem a uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC).

Gleyciane Holanda do Nascimento, de 19 anos, é a candidata mais jovem. Em seu registro no TSE, consta que ela nasceu em Rio Branco, possui ensino superior, parda, solteira e não declarou bens em seu nome. Holanda é do partido Cidadania federalizou com o PSDB. Ela fará 20 anos no próximo dia 21 de agosto.

João Francisco Ferreira, que atende pela alcunha política de João de Deus, de 87 anos, é o candidato mais idoso. Ele nasceu em Mâncio Lima, no dia 12 de julho de 1935. Possui ensino médio completo. Ferreira é viúvo e aposentado. João declarou à Justiça Eleitoral que é indígena. Seu partido é o União Brasil. Nenhum bem foi cadastrado no sistema.

Apesar de constarem candidaturas junto ao Sistema do TSE, ambos aguardam julgamento dos respectivos pedidos.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas