Connect with us

ACRE

Marina detona projeto de Mara e Bittar que abre trecho da BR-364 na Serra do Divisor

Publicado

em

Da Redação do Acre News/ Foto: Reprodução

A ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora do Acre, Marina Silva (REDE), não poupou nas críticas e detonou o projeto que pode estender a BR-364, no Vale do Juruá, até o Peru cortando em duas partes o Parque Nacional da Serra do Divisor. Marina comentou que o projeto foi retomado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) em parceria com o senador Márcio Bittar (MDB-AC) e a deputada federal Mara Rocha (PSDB-AC).

“Não há nada mais miserável do que alguém que tem riqueza e não consegue entendê-la, perceber seu significado e cultivá-la. Essa miséria troca uma coisa rara e importante para toda a humanidade pelo uso egoísta, predatório, destrutivo e que resulta em degradação e lucro acumulado nos bolsos de uns poucos. Um roteiro antigo que sempre se repete na história”, comentou Marina.

Segundo ela, “É esse risco que está sofrendo o Parque Nacional da Serra do Divisor, um ecossistema que reúne pelo menos 1.163 espécies de plantas e animais que só existem naquela região, um dos mais biodiversos lugares da terra”. 

“Não satisfeito com isso, apoia o projeto de lei que tramita no Congresso para acabar com o Parque e transformá-lo em Área de Proteção Ambiental, a categoria menos rigorosa de proteção que existe na lei ambiental. Isso significa o loteamento da região, a derrubada e a queimada dessa rica floresta para uso pecuário e o enriquecimento de uns poucos. Não só os ambientalistas, indígenas e ribeirinhos brasileiros, mas também os moradores de Ucayali, no Peru, temem que a conexão que a rodovia propõe aumente o tráfico de drogas na fronteira, que já é causador de muita violência na região”, disparou.

A oposicionista ao governo Bolsonaro, ressaltou ainda que “Entender essa riqueza seria capaz de propor tecnologias inovadoras para acessá-la sem destruí-la; investir em pesquisas para conhecer todo o potencial de uso da biodiversidade ali existente, tanto no que diz respeito a princípios ativos e substratos para processamento industrial quanto na criação de infraestrutura de turismo ecológico, que é cada vez mais uma tendência mundial. Mas isso é esperar demais de um governo que não tem projeto de país nem capacidade de propô-lo”.

Por fim, caso o projeto avance e seja efetivado ainda no Governo Jair Bolsonaro, Marina conclui: “Resta-nos a resistência em defesa do que os acreanos têm e precisam defender para não perder”.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Educandário Santa Margarida abre processo seletivo para Cuidadora

Publicado

em

Por

O Educandário Santa Margarida divulgou hoje através de sua página no Facebook processo seletivo para Cuidadora de Crianças.

Os interessados deverão entregar Curriculum na secretaria administrativa da instituição de 17 de junho 2021 à 07 de julho de 2021. O educandário fica localizado na R. Rio Grande do Sul, s/n, no bairro Preventório, telefone de contato (68) 3224-2828.

Continuar lendo

ACRE

Veja quais foram os compromissos assumidos pelo Governo Gladson com os professores que deram fim à greve

Publicado

em

Por

O governador Gladson Cameli (Progressistas) assumiu compromissos com os professores, os possíveis de cumprir, e colocou fim ao movimento grevista, que já durava 30 dias. Ao final saíram todos satisfeitos.

Veja os acordos ponto a ponto, divulgados pela Secretária de Educação Socorro Neri:

Em audiência de conciliação no Tribunal de Justiça do Acre, pactuamos as 11 medidas de valorização dos profissionais da educação e melhoria das condições de trabalho autorizadas pelo governador Gladson Cameli, visando os avanços possíveis na atual conjuntura:

1. Internet e notebooks para os professores em efetivo exercício de docência e equipes gestoras das escolas e das unidades de representação da SEE, por meio de PL a ser enviado à ALEAC;

2. Plataforma digital para conectar professores e alunos em ambientes virtuais de aprendizagem, equipando as escolas com kits chromebooks para uso dos estudantes;

3. Fornecimento de EPIs (máscara, álcool em gel, termômetro digital e tapete sanitizante);

4. Melhoria da estrutura física das escolas e do mobiliário e utensílios;

5. Concessão de dedicação exclusiva ou complementação de carga horária, redefinindo critérios de distribuição mais justa das atividades docentes, utilizando recursos do FUNDEB;

6. Contratação de professores utilizando os editais vigentes de processos seletivos (servidor temporário) e concurso público (servidor efetivo), de modo a concluir o quadro docente necessário ao desenvolvimento do ano letivo. Contratações que serão custeadas com recursos do FUNDEB;

7. Complementação da carga horária dos servidores de apoio, utilizando recursos do FUNDEB (referente aos servidores lotados nas escolas) e recursos próprios (em relação aos demais servidores);

8. Prorrogação da bolsa para servidores de escolas de tempo integral, com recursos do FUNDEB. (Medida concretizada por meio da Lei n 3.666, de 10 de junho de 2021);

9. Garantia de pagamento de auxílio alimentação a partir de janeiro de 2022, no valor de R$ 420,00, utilizando recursos do FUNDEB (referente aos servidores lotados nas escolas) e recursos próprios (em relação aos demais servidores);

10. Correção inflacionária no primeiro trimestre de 2022 referente aos períodos de 2020/2021 e 2021/2022, nos termos permitidos pela legislação em vigor e conforme disponibilidade financeira e orçamentária do Estado;

11. Instituição de Comissão Mista, até 30 de julho de 2022, para propor, até 20 de dezembro de 2021, ajustes nas tabelas do PCCR e na Lei de Gestão Democrática, a serem implementados a partir de 2022, conforme amparo previsto na legislação em vigor e disponibilidade financeira e orçamentária do Estado.

Aproveito para parabenizar o TJAC, em nome do desembargador Júnior Alberto, pela excelente condução da audiência de conciliação, assim como o procurador de Justiça do MPAC, Sammy Barbosa, e o procurador do Estado, Christovam Moura.

Por fim, em nome da presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, agradeço aos demais sindicatos, colégio de diretores e categoria de Educação, por manter o diálogo aberto com o governo durante todo o processo. Nosso compromisso enquanto gestão é valorizarmos, darmos condições de trabalho e avançarmos na Educação do nosso Acre, com segurança jurídica e sustentabilidade fiscal e financeira.

Continuar lendo

ACRE

Tablet trava ao vivo e deixa apresentador de afiliada do SBT no Acre ‘irado’

Publicado

em

Por

Da redação / Foto: Reprodução TV RB

O apresentador do telejornal ‘Bom Dia Rio Branco’, Efraim Macambira, passou por verdadeira saia justa durante o programa exibido pela TV Rio Branco, afiliada do SBT no Acre, nesta quarta-feira (16).

Enquanto fazia comentários sobre a falta de infraestrutura em um dos bairros da capital, o âncora pegou o tablet para ler os recados dos internautas, via WhatsApp, e descobriu que o aparelho foi travado por um sistema de códigos. Imediatamente, ele reclamou da situação e perdeu a compostura ao vivo.

“Pessoal, algum telespectador mandou um código que trava o Android, um vírus, um enviado do capeta! É você mesmo que mandou o código! Eu espero que trave também a sua língua para que nunca mais faça isso! Eu não estou conseguindo ter acesso porque a praga enviou um código que travou o tablet. Parabéns para você, coisa ruim, enviado do capeta, que mandou esse código maldito e travou o nosso WhatsApp! Você conseguiu, enviado do cão, filhote de capeta! Infelizmente, não vou conseguir ter acesso às mensagens”, disparou.

A situação embaraçosa vem sendo compartilhada ou republicada nos principais perfis dos acreanos. É questão de tempo ‘viralizar’ também nas páginas de humor do país.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas