Connect with us

ACRE

UNICEF destaca para o mundo consolidação de parceria assinada por Ana Paula Cameli, via Selo

A primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli, assinou o memorando de entendimento com o UNICEF que firma a colaboração mútua, entre 2021 a 2024, para a implementação e acompanhamento de políticas públicas para crianças e adolescentes

Publicado

em

Para promover a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, mobilizando e envolvendo gestões municipais, sociedade civil e setor privado, a primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli, assinou na última terça-feira (27/7), em Rio Branco, o memorando de entendimento com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A celebração do termo tem como objetivo a cooperação entre as partes, com foco na garantia e na redução de desigualdades sociais no Estado do Acre para meninos e meninas.

Na ocasião, a primeira-dama frisou o compromisso do Governo do Estado em manter a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade e ressaltou a inclusão do Orçamento Criança e Adolescente (Ocad) na Lei de Orçamento Anual (LOA). “Discutir políticas públicas para criança e adolescente é sempre importante. Logo, a destinação específica de orçamento para esse público reafirma o comprometimento e a dedicação do Estado nessa pauta”, destacou.

“O UNICEF é uma instituição que tem importância muito grande com a promoção de diversos serviços direcionados a saúde, educação e proteção. Para o Acre, sem dúvidas, é um prazer imenso realizar esse tipo de parceria. Nós nos sentimos privilegiados em poder firmar esse compromisso com o UNICEF para o povo acriano. Tenho certeza que vamos colher bons frutos”, enfatizou o governador do Acre, Gladson de Lima Cameli.

Ao aderir ao Selo UNICEF, a gestão pública municipal assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Na edição anterior do Selo UNICEF (2017-2020), quatro municípios foram certificados no Acre: Jordão , Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro e Rio Branco.

“Neste momento, estamos trabalhando no processo de adesão dos municípios e o nosso objetivo é uma mobilização calorosa para que o Acre consiga 100% de municípios inscritos. E a parceria entre Estado e UNICEF visa contribuir ainda mais com essa meta e ainda garantir, durante todo o processo de certificação, que os municípios acrianos assegurem e defendam os direitos de crianças e adolescentes”, explicou Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

Os municípios que aderem ao Selo UNICEF fortalece as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A metodologia da iniciativa inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que auxiliem o poder público a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Podemos construir políticas mais efetivas, na medida em que o orçamento público direto à criança e ao adolescente passa a ter visibilidade. É um prazer estar nessas discussões, e a primeira-dama sabe que estamos totalmente integrados para cumprir as metas relacionadas à educação”, esclarece Socorro Neri, secretária de Estado de Educação, Cultura e Esportes.

Adesões – No levantamento apresentado pelo UNICEF (27/7), no Acre, 11 municípios já aderiram ao Selo UNICEF dos 22 que o estado integra: Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira e Tarauacá.

A capital Rio Branco foi um dos municípios certificados na última edição do Selo, e já iniciou o processo da adesão para o ciclo de 2021-2024. “Rio Branco vai aderir ao Selo UNICEF, nesta edição de 2021-2024, e isso fortalece ainda mais as ações direcionadas, necessariamente, para educação, proteção e saúde que desenvolvemos. Nesta oportunidade, convidamos todos os municípios acrianos a que estejam conosco nessa caminhada para que, no fim do ciclo de quatro anos, possamos garantir mais ações para crianças e adolescentes como, por exemplo, pré-natal, disponibilidade de creches, cobertura vacinal e inclusão escolar”, enfatiza Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac).

Sobre o Selo UNICEF – A adesão ao Selo UNICEF Edição 2021-2024 é totalmente online e ocorre até 8 de agosto de 2021. Todo o passo a passo está disponível pelo link: Adesão ao Selo UNICEF 2021-2024 | Selo UNICEF.

Em mais de 20 anos, a iniciativa já demonstrou que contribui efetivamente para o País reduzir as disparidades regionais e locais. Nesse sentido, também contribui com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante a edição de 2021-2024 do Selo UNICEF, serão realizados encontros de capacitação, atividades de participação social, monitoramento e avaliação dos indicadores sociais. No final desse processo, os municípios que apresentarem os melhores resultados serão reconhecidos com uma certificação internacional dada pelo UNICEF.

O Selo UNICEF conta com a parceria governamental da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Consórcio Nordeste.

Resultados alcançados – No Acre, os quatro municípios certificados na última edição do Selo UNICEF avançaram mais no acesso ao pré-natal do que a média do País. De 2016 a 2018 (último dado disponível), o percentual de mulheres com acesso a sete consultas de pré-natal no Brasil cresceu 4,6%. No Acre, o aumentou foi de 8% e, nos municípios certificados com o Selo UNICEF nesse estado, o aumento foi de 17%.

Outra área com melhoras foi o registro de nascimento. A certidão de nascimento é a porta de entrada para a educação, a saúde, a proteção contra violência e tantos outros direitos. Os municípios certificados com o Selo UNICEF no Acre se destacaram ao ampliar o acesso de crianças ao registro de nascimento no primeiro ano de vida. De 2016 a 2018 (último dado disponível), enquanto, no Brasil, o acesso a esse registro cresceu 0,62%, no Acre o aumentou foi de 2% e, nos municípios certificados com o Selo UNICEF nesse estado, o aumento foi de 10%.

No Acre, 100% dos municípios participantes do Selo UNICEF implementaram a estratégia Busca Ativa Escolar, indo atrás de cada criança, cada adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem.

Além disso, muitos municípios investiram em ações voltadas àqueles estudantes que estavam na escola, em atraso escolar, com risco de evadir. No Brasil, entre 2016 e 2019, o percentual de estudantes dos anos finais do ensino fundamental público com dois ou mais anos de atraso escolar caiu 10,7%. Nos municípios do Acre, a queda foi de 4%. Já nos municípios certificados com o Selo UNICEF no Acre, a redução foi maior: 14%.

[UNICEF]

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

Avião da Gol retorna para Cruzeiro do Sul após não conseguir pousar em Rio Branco

Publicado

em

Por

Um voo da Gol, que deixou Cruzeiro do Sul por volta das 13h15 deste sábado, 16, não conseguiu pousar em Rio Branco por conta do mau tempo. A aeronave ainda sobrevoou o céu próximo da capital por alguns minutos, mas em decorrência da falta de condições para o procedimento de pouso, já que chovia com intensidade, o piloto decidiu retornar para Cruzeiro do Sul.

No Juruá, a aeronave aterrissou tranquilamente. Segundo informações, no momento em que o piloto informou que não tinha como pousar em Rio Branco alguns passageiros entraram em pânico.

No final da tarde deste sábado, após melhora nas condições climáticas, a aeronave decolou novamente de Cruzeiro do Sul e pousou em Rio Branco, aproximadamente, às 17h15.

Continue lendo

ACRE

‘O povo tem pressa’, diz Gladson Cameli neste sábado em Xapuri, que parou para ver anúncio de obras, inclusive a sonhada ponte da Sibéria

Publicado

em

Por

O governador Gladson Cameli estava todo prosa na manhã deste sábado, 16, em Xapuri, para onde foi anunciar obras, uma delas, inclusive, com ordem de serviço entregue as empresas vencedoras da licitação, o asfaltamento da Variante, a estrada velha de Xapuri que dá acesso a BR-317.

“Vamos unidos, minha gente, porque o povo tem pressa”, disse em uma de suas falas. Cameli estava em uma caravana e na cidade foi recebido pelo prefeito Bira Vasconcelos, que é do PT, mas trata o governador como se fosse correligionário, como retribuição, segundo ele, a forma respeitosa com que Cameli trata todos os prefeitos. Vereadores e ex-vereadores também fizeram questão de abraçar Cameli. Assim como os deputados Manoel Moraes (PSB) e Antônio Pedro (DEM), que são de lá.

Gladson Cameli foi a Xapuri neste sábado levar boas notícias, junto com secretários, entre eles Neném Junqueira, da Agricultura, Petronio Antunes, do Deracre. Além da ordem de serviço para a obra da Variante, entregue ao empresário Jarbas Soster, presidente do consórcio que venceu a licitação, Cameli anunciou um tapa buraco na pista do aeroporto, além de informar a publicação, na próxima segunda-feira, do edital de licitação da ponte sobre o rio Acre que ligara, finalmente, a velha cidade ao bairro Sibéria, um sonho de décadas.

Quem também estava com o governador era o senador Márcio Bittar (sem partido), aliado de primeira hora. Bittar é o autor da emenda de R$ 25 milhões para a reconstrução da estrada velha, a Variante, além de ser um entusiasta da obra da ponte, que vai tirar do isolamento, além do bairro Sibéria, as principais comunidades rurais de Xapuri, de onde sai maior parte da produção.

Continue lendo

ACRE

Governo do Estado entrega 226 títulos definitivos a moradores da Baixada da Sobral

Publicado

em

Por

Agência AC

O Governo do Estado do Acre segue levando dignidade e cidadania à população por meio da entrega de títulos definitivos de propriedade. Desta vez, 226 moradores dos bairros Sobral, Pista, Boa União, Bahia Nova, Bahia Velha, Plácido de Castro, Ayrton Senna e Aeroporto Velho, em Rio Branco, foram contemplados com o documento. A cerimônia de entrega ocorreu nesta sexta-feira, 15, e contou com a participação do governador Gladson Cameli.

O governo do Acre entregou 226 títulos definitivos de propriedade para moradores da Baixada da Sobral, região mais populosa da capital do estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Somente nesta ação promovida pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), o investimento é de R$ 429,4 mil. Com o título em mão, o beneficiado tem acesso facilitado a linhas de crédito para realizar melhorias em sua residência. Além disso, a identificação legal dos proprietários de imóveis contribui com a gestão ambiental urbana e possibilita a Prefeitura da capital regularizar a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Gladson Cameli aproveitou a oportunidade para reafirmar o seu compromisso com os acreanos. O governador citou a emissão gratuita dos documentos como uma conquista, sobretudo para a população de baixa de renda, e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Iteracre.

Com entrega de títulos definitivos a custo zero para a população, gestão de Gladson Cameli tem proporcionado mais cidadania e dignidade Foto: Diego Gurgel/Secom

“A entrega desses títulos, além de promover cidadania, reforça a presença do Estado aqui na Baixada da Sobral. Este era o sonho dos moradores de uma vida toda e que, agora, tornou-se realidade de fato e de direito. Gostaria de parabenizar a equipe do Iteracre, que não vem medindo esforços para alcançar o máximo possível de moradores em todo o estado”, declarou o gestor.

De acordo com Alírio Wanderley Neto, presidente do Iteracre, somente neste ano, houve a concessão de cerca de três mil títulos definitivos. “Apenas aqui na região da Baixada da Sobral, já entregamos mais de 500 títulos. Até o fim de 2021, nosso planejamento é entregar mais de mil títulos para moradores de Rio Branco, Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia”, completou.

De acordo com o presidente do Iteracre, Alírio Wanderley, mais de mil títulos serão concedidos até o fim do ano em quatro cidades do estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

O evento realizado na Escola Estadual João Paulo II também contou com a presença do secretário de Assuntos Governamentais, Alysson Bestene; deputado estadual José Bestene;  da vereadora de Rio Branco, Michelle Melo; dos moradores contemplados com títulos definitivos; entre outras autoridades.

Moradores aguardavam títulos há décadas

Diretamente do governador Gladson Cameli, a cadeirante Nilda Pereira recebeu o seu tão aguardado título definitivo. Moradora do bairro Ayrton Senna há mais de 40 anos, ela não mantinha mais expectativa de receber o documento. Porém, quando soube que seria beneficiada, a aposentada comemorou.

O documento de Nilda Ferreira foi entregue pelo governador Gladson Cameli durante a solenidade. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Já tinha se passado tanto tempo e a gente não acreditava mais que isso pudesse acontecer. Graças a Deus, estou recebendo o meu título dado pelo governo. Posso dizer agora que a minha casa é realmente minha, sem contar na valorização, caso queira vender”, afirmou.

Outro morador antigo é José Marim da Silva. Quando chegou à Sobral, as características da região mais populosa da capital ainda eram bastante rural e de difícil acesso. Quase quatro décadas depois e com a realidade bem diferente do passado, o aposentado, enfim, teve o reconhecimento público do seu imóvel erguido com muito trabalho e dedicação.

José Marim da Silva também foi contemplado com o recebimento do título definitivo. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Hoje está sendo um dia muito especial para mim. Conheço muitas pessoas que já tinham recebido o título e eu falava que, um dia, chegaria a minha vez. Estou muito feliz por estar recebendo o meu título e isso representa uma segurança a mais na propriedade da minha casa”, comentou.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia