CULTURA & ENTRETENIMENTO
Oficina de Poesia “Pequenos Grandes Poetas” estimula a literatura nas escolas da capital
Por Eanes Henrique Enes
O projeto é produzido pela jovem Poeta Rayssa Castelo Branco, e em suas palavras, visa estabelecer um maior contato entre o público infantil e os escritores.
O projeto tem a proposta de realização de oficinas de criação poética com alunos de 07 escolas de Rio Branco, no intuito de estimular nas crianças o hábito da leitura e da escrita, para que possam enxergar nos autores uma inspiração a ser seguida, e também se tornar escritores de sua própria história, nos conta a Poeta.
“É no ambiente escolar que as crianças têm os primeiros contatos com os livros, descobrindo o poder da leitura e conhecendo novos autores que, em sua grande maioria, parecem extremamente distantes da realidade em que vivem”, afirma Rayssa Castelo Branco.
Nesse sentido, apresentar a trajetória da jovem escritora acreana significa aproximar o autor e os próximos escritores do futuro.
Fotos: Acervo pessoal – Rayssa Castelo Branco
Ao todo, mais de 140 exemplares dos livros da autora, “Primeiros Poemas” e “Versos ao Acaso”, estão sendo distribuídos aos acervos bibliotecários das escolas participantes do projeto, que também se destina ao desenvolvimento da produção textual, pois os alunos produzem poemas, com a finalidade de aprimorar a escrita e criatividade e assim descobrir novos jovens talentos na escrita, que virão a ser potencializados e incentivados a debruçarem-se no universo literário, pontua a escritora.
A jovem escritora comenta sobre o projeto: “Enquanto autora e proponente do projeto, é uma grande alegria estar em meio às crianças, levando um pouco de leitura, poesia e escrita para o ambiente da sala de aula. Poder ver os alunos orgulhosos de seus escritos e motivados a continuar é um incentivo para mim mesma como escritora. Os estudantes se tornarão protagonistas do projeto ao terem uma obra publicada em um livro, o que os estimulará ainda mais a cultivar a leitura e escrita em suas formações, trilhando o caminho das palavras e se tornando os escritores do amanhã”.
O projeto é financiado pela Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil, por meio do Edital de Arte 02/2020.
Serão selecionados os melhores poemas escritos pelos alunos participantes para serem publicadas em uma antologia, distribuída gratuitamente aos acervos da Fundação Garibaldi Brasil, escolas contempladas pelo projeto e outros espaços culturais.
Que mais projetos como esse possam vir à tona e servir de exemplo e estímulo a quem trilha seu caminho pelo mundo da nossa literatura!
Fotos: Acervo pessoal – Rayssa Castelo Branco
You must be logged in to post a comment Login