Connect with us

POLÍTICA

Estado certifica mais uma turma de qualificação de idosos na Baixada da Sobral

Publicado

em

O governo do Acre concluiu mais uma iniciativa de qualificação profissional voltada à terceira idade. O encerramento do curso de crochê, promovido pela Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), por meio do Polo Digital, foi realizado nesta segunda-feira, 22, na sede da Associação Social e Cultural dos Idosos e Familiares do Acre (Ascifea), na Baixada da Sobral, em Rio Branco, com um café da manhã, sorteio de brindes, música ao vivo e dança dos presentes.

A formação atendeu 12 participantes ligados a entidades representativas e teve carga de 60 horas. O encerramento integrou o conjunto de capacitações levadas ao público-alvo ao longo deste ano, como informática básica, utilização de smartphones e outras áreas, que beneficiaram tanto os idosos quanto seus familiares atendidos pela associação. Ao todo, a Ascifea reúne mais de 240 associados, que foram contemplados pelas atividades oferecidas pelo Estado de forma constante.

Para o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, os cursos aplicados em 2025 materializaram o compromisso do governo em ampliar oportunidades para todos os públicos. “O Polo Digital tem sido uma ferramenta estratégica para democratizar o acesso à qualificação, por isso o governo implantou na sede da Ascifea, há alguns meses, um laboratório de informática. Atender a terceira idade também é reconhecer o potencial produtivo dessas pessoas, que já colaboraram e ainda têm muito a contribuir com a economia e com a sociedade”, destacou.

A aposentada Maria de Jesus Sousa comemorou a conclusão do curso de crochê e a possibilidade de empreender. Além de elogiar a iniciativa do governo, ela afirmou ter participado de todos os cursos do Polo Digital destinados à Ascifea: “Eu só sabia fazer o básico do crochê e agora já sei produzir bolsas e outras peças. Foi muito importante para mim estar nesse curso, aprofundou o pouco que sabia. Quero participar de outros cursos e, quem sabe, montar meu próprio negócio”.

Coordenador de Cursos Profissionalizantes do Polo Digital, Luiz Baraúna explicou que o de crochê surgiu a partir de uma demanda apresentada ao longo do ano, que foi prontamente atendida pela equipe da Seict. “Foi uma iniciativa pontual que deu certo. Tivemos um resultado muito positivo, com participantes engajados e entusiasmados. Essa experiência mostrou que há espaço e demanda para ampliar esse tipo de capacitação, e a ideia é dar continuidade no próximo ano”, disse.

Já a coordenadora da Ascifea, Raimunda Antunes, destacou que os cursos representam uma oportunidade concreta de geração de renda, inclusão social e valorização da terceira idade. Segundo ela, além de estimular o aprendizado, as capacitações fortalecem a autonomia: “ Quem concluiu os de informática pode voltar ao mercado de trabalho e quem participou do crochê já começa a produzir e vender. Isso movimenta a renda das famílias e fortalece a nossa comunidade”.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas