CULTURA & ENTRETENIMENTO
Peça ‘Em Busca do Tesouro’ conta história de soldado da borracha; neste fim de semana na Usina de Arte
O programa de extensão Incentivo à Produção e à Formação de Espectadores para o Teatro Acreano, da Ufac, coordenado pelo professor de Artes Cênicas, Leonel Carneiro, promove a peça “Em Busca do Tesouro”, encenada pelo Grupo Arvoredo de Teatro. O espetáculo ocorre neste sábado, 13, e domingo, 14, em duas sessões por dia às 16h e 19h, na Usina de Arte João Donato, com entrada gratuita.
O projeto, financiado pela Fundação de Cultura Elias Mansour, é resultado de um processo desenvolvido após pesquisa histórica sobre o povoamento da Amazônia, com foco na vinda de nordestinos para os seringais, especialmente durante a 2ª Guerra Mundial, ao longo da qual vieram mais de 50 mil homens para trabalhar na extração do látex.
“A peça é uma oportunidade única para formação de artistas e espectadores e propicia um espaço para reflexão sobre a formação do Estado do Acre”, disse Leonel Carneiro, que também é o diretor do espetáculo.
O enredo aborda a trajetória de José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, nascido em Coração de Maria (BA), em 10 de fevereiro de 1922. Ele vem para a Amazônia como soldado da borracha e empreende uma jornada até os seringais na divisa entre o Brasil, onde atualmente é o Estado do Acre, e a Bolívia, em busca de um tesouro perdido na selva.
Com direção musical de Edson Carneiro, a peça terá a participação dos músicos Adson Barbosa e Thais Schwalbe, além do próprio diretor. O elenco é composto por 12 atores: Ana Condé Adriano Souza, Amanda Graciele, Catarina Carneiro, Hanna Araujo, Leonel Carneiro, Renata Leão, Thais Regina, Thais Schwalbe, Thales Vasconcelos, Thalissa Thaysla e Wilton Moreira.