GERAL
ANEEL abre audiência para discutir aumento de 20,86% nas contas de energia no Acre
Por Wanglézio Braga
Foi aprovado nesta terça-feira (05) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) uma consulta pública para discutir a Revisão Tarifária Periódica de 2023 da Energisa Acre. A audiência vai acontecer no dia 05 de outubro em Rio Branco, no entanto, a partir de hoje (06), a ANEEL já recebe sugestões por e-mail.
Se aprovado, o reajuste proposto traria efeito médio para consumidores de baixa tensão será de 20,86% e para alta tensão de 22,07%. Os valores entrariam em vigor a partir de 13 de dezembro ainda deste ano, atingindo cerca de 285 mil unidades consumidoras.
O processo definirá ainda os limites dos indicadores de continuidade Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) para o período de 2024 e 2028 para a concessionária.
De acordo com a Aneel, os fatores que mais impactaram no processo tarifário “são os custos de distribuição de energia elétrica, os encargos setoriais, a retirada dos componentes financeiros anteriores e os componentes financeiros”.