Connect with us

ACRE

A surpreendente atitude da menina Isabella, de apenas seis anos, que pediu a mãe para doar o longo cabelo a crianças com câncer

Publicado

em

Por Evandro Cordeiro / Fotos: Cedidas

A Isabella Vitória Barreto Campos, de apenas seis anos, pegou a mãe, Fabrícia Barreto Canafiste, de surpresa, ao informar seu desejo de doar os longos cabelos que ostentava para o Hospital do Amor, referência de tratamento das pessoas com câncer em Rio Branco, Acre. Isso foi em setembro, segundo a mãe, quando a menina foi vítima de um derrame no olho direito. A doação aconteceu essa semana. “Foi tão lindo que eu resolvi gravar um vídeo no dia que ela surgiu com essa ideia”, conta a mãe ao AcreNews.

A Isabella estuda a primeira série em uma escola da capital do Acre. Estudiosa e centrada, tem foco na vida, apesar da pouca idade. Desde que veio ao mundo, une beleza e meiguice numa sincronia de balé. E pela generosidade do Criador, ela ainda veio com uma cabeleira de dar inveja a Rapunzel. Além de longo, é brilhoso e discretamente ondulado.

Mesmo com tanta beleza ataviada sobre a cabeça, a Isabella parece não ter pensado duas vezes quando viu alguma coisa sobre crianças com câncer. De, de pronto, doar as madeixas para quem está passando pelo infortúnio de perder o cabelo em decorrência da doença. “Ela disse: mamãe, quero doar meu cabelo para o Hospital do Câncer pra crianças. Fiquei muito feliz com a atitude da minha filha, tão pequena e já tem um coração bondoso e pensando no próximo, um exemplo a ser seguido nesses tempos em que vivemos”, conta a mãe, emocionada.

Fabrícia com a filha Isabella: solidariedade que vem do berço

Avisada do desejo da filha, a Fabrícia admite que ficou um momento torporizada. Quando normalizou, tomou atitude. Organizou a ida a um esteticista. Escolheu o Salão da Nilce, gabaritado. Lá a Isabella ganhou o tratamento que merece, o de boneca viva e melhor: com o coraçãozinho cheio de amor e empatia. A longa cabeleira foi tirada com todo o cuidado e as profissionais fizeram questão de deixar o cabelo da Isabella, agora curtinho, bem lindo, com um visual invulgar, apropriado para a idade dela, mas ao mesmo tempo atual.

O cabelo da Isabella já está com a direção do Hospital do Amor e certamente vai ornamentar a cabeça de alguma criança que enfrenta a doença. A solidariedade da pequena Isabella vai servir, segundo a mãe, para ajudar a levantar a estima de alguém que vive a desventura. “Que a história dela desperte mais solidariedade entre nós, adultos, que conseguimos enxergar com mais clareza as coisas, mas as vezes não amolecemos nosso coração”, diz a Fabrícia, toda orgulhosa da filhota, cujo cabelo já voltou a crescer em alta velocidade, quem sabe para nova atitude social.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ACRE

MPAC pede que serviços cartorários do Acre ofereçam atendimento em libras

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo/Fabio Rodrigues

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá, expediu nesta segunda-feira, 16, um pedido à Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), para que os serviços cartorários do Acre ofereçam atendimento a pessoas surdas ou mudas, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O pedido foi assinado pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros e, através dele, o MPAC visa assegurar e promover a inclusão social das pessoas com deficiência física, bem como garantir o exercício de sua capacidade em igualdade de condições com as demais pessoas, direito assegurado pela Lei brasileira de Inclusão Social nº. 13.146/2015.

O pedido do MPAC também se fundamenta em outros direitos assegurados e constantes no Código Civil brasileiro, Estatuto da Pessoa com Deficiência e no próprio Código de Normas dos Serviços Notariais e de Registros do Estado do Acre. O MPAC recebeu uma reclamante que relatou uma negativa de lavratura de procuração pública, por parte da Serventia Extrajudicial da Comarca de Tarauacá, em favor de sua irmã (pessoa com deficiência física e auditiva).

O MPAC enviou ofício à Corregedoria-Geral da Justiça TJAC, para conhecimento e providências administrativas quanto aos fatos narrados pela reclamante, para que, caso entenda oportuno e a exemplo do que ocorre em outros estados, regulamente por provimento a necessidade de tradutor em Libras em todos os cartórios do Acre, no prazo máximo e razoável de seis meses.

[Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC]

Continue lendo

ACRE

Com investimentos no Cieps, Sejusp avança na formação e capacitação de profissionais da Segurança

Publicado

em

Por

Após investimentos do Governo do Acre, a partir de 2019, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps) segue entregando resultados positivos para a sociedade. Desde janeiro do ano passado, pelo menos 5.868 certificados de formação e/ou capacitação foram expedidos a integrantes das forças de segurança acreanas e de outros estados. 

De acordo com o chefe de departamento do Cieps, coronel Dalzeny França, “os expressivos investimentos realizados trouxeram uma nova realidade para a área onde está localizado o Cieps”. Nesse período, já foram construídas 14 salas de aulas, todas devidamente equipadas para melhorar as condições de ensino dos alunos; uma quadra poliesportiva, incluindo banheiros e vestiários, dois estacionamentos, um ao lado do prédio administrativo e outro próximo à quadra, sendo esse utilizado pelos policiais para treinamentos e instruções. 

Os novos espaços, com mobílias e equipamentos que proporcionarão maior conforto e comodidade aos alunos, visam transformar o Cieps no maior centro de formação da Região Norte. Nesse sentido, bem preparados e capacitados, os integrantes das forças de segurança do Acre poderão otimizar, ainda mais, os serviços prestados à população.

“Só em 2021, foram ofertadas mais de 5 mil vagas de capacitações para as forças de segurança do Estado. Somando-se a esses expressivos números, deve-se destacar as condições estruturais oferecidas pela Sejusp, a partir de modernos equipamentos, no sentido de garantir uma melhor qualidade no ensino”, destacou o coronel Dalzeny.

O heliponto construído já está em pleno funcionamento para pousos e decolagens, contemplando também exercícios de capacitações e treinamentos cotidianos dos operadores. Para os próximos meses, a previsão é de construção de um hangar, para acomodar dois helicópteros, e a sede administrativa do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/Sejusp). 

Para o mês de junho deste ano, segundo o chefe do departamento, a previsão é iniciar novas turmas, contemplando os cursos de formação de soldados da PM, para 184 novos alunos, para a Polícia Civil (124), Corpo de Bombeiros (153) e o Instituto Socioeducativo – ISE (360), “chegando-se ao total de 1.639 novos profissionais de segurança sob a administração e coordenação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança, que tem à frente o coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, titular da pasta”, detalhou. 

[Ascom]

Continue lendo

ACRE

Previsão: quarta-feira de ventos com rajadas de 40 km/h e umidade abaixo dos 30% no Acre

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

O pesquisador Davi Friale, do Tempo Aqui, deu um prognóstico de que amanhã, quarta-feira (18), o dia deve ser bastante ventilado com ventos intensos que ultrapassarão os 40 km/h, em Rio Branco e em diversos municípios. Por conta disso, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%. Assim, é importante ingerir muito líquido nestes próximos dias.

“A partir desta quarta-feira, pelo menos até o fim de semana, os dias estarão secos e ensolarados, com a umidade do ar, durante a tarde, abaixo de 30%, principalmente nas regiões de Rio Branco e Brasileia, caracterizando estado de atenção para a saúde humana”, informou.

Segundo Friale, após a chegada de mais uma onda polar que estacionou ontem (16) no estado, as próximas noites, até amanhecer de sábado, “serão as mais frias, com mínimas entre 10 e 13ºC”, em vários municípios acreanos.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas