EDUCAÇÃO
Acre leva medalha de ouro em Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas

Agência AC
Nesta terça-feira, 18, foi divulgado o resultado da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os alunos de Cruzeiro do Sul tiveram destaque com a conquista de uma medalha de ouro, dez medalhas de bronze e 50 menções honrosas.
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) – Núcleo de Cruzeiro do Sul, tem estimulado e apoiado as escolas a participarem da olimpíada. Cada instituição desenvolve estratégias específicas de preparação dos alunos 6º ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio.
A coordenadora do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino, destacou o trabalho desenvolvido nas escolas: “Ficamos muito felizes com as conquistas na OBMEP. As escolas têm desenvolvido um belo trabalho na preparação dos alunos, tanto as urbanas quanto as rurais. Em um ano de pandemia, com grande parte do ano letivo de modo remoto, termos conquistado medalha de ouro é a materialização do compromisso e competência dos alunos e das equipes escolares”.

Aluno do 9º ano da Escola São José, Kalel Lucena da Silva, conquistou medalha de ouro na 16ª OBMEP e na edição anterior foi medalhista de prata. Além do ouro, estudantes da mesma instituição conquistaram cinco medalhas de bronze e sete menções honrosas.

Estudante da Escola Rural Magia do Saber, localizada na comunidade do Rio Liberdade, Maria Natália da Silva Monteiro, do 7º ano do fundamental, conquistou medalha de bronze na premiação.

“Estou muito feliz de trazer essa medalha para nossa escola, porque não é uma conquista só minha, é também dos meus professores, da minha diretora e da minha família. A gente tem uma rede de apoio muito grande, todo o carinho, motivação, foi muito importante para trazer essa medalha para casa. Eu fico muito feliz de dar esse orgulho para minha escola, já estou há nove anos aqui, é minha segunda casa”, comentou Cassia Roberta Silva, estudante da Escola São José, medalha de bronze da OBMEP.
Escolas de Cruzeiro do Sul com conquistas na 16ª edição da Obmep
Escola São José; Escola Rural Magia do Saber; Escola Rural Santa Luzia; Escola Flodoardo Cabral; Escola Dom Henrique Ruth; Escola Madre Adelgundes Becker; Escola Maria Lima de Souza; Escola Padre Damião; Colégio Cristão Cruzeiro; Escola Absolon Moreira; Escola Presbiteriana de Cruzeiro do Sul; Escola Santa Rita; Escola Maria de Nazaré Santiago; Colégio Militar Dom Pedro II; Escola João Kubitschek; Escola Professor Antônio de Barros Freire; Escola Craveiro Costa.
Sobre a Obmep
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Obmep tem como objetivos principais:
– Estimular e promover o estudo da Matemática;
– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
EDUCAÇÃO
U:VERSE celebra dia do nerd com programação especial

Rio Branco vai sediar a I Semana do Nerd, o evento ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de maio no estacionamento do centro universitário U:VERSE. O encontro vai contar com atividades culturais, feira gastronômica, minicursos e palestras sobre o mercado de trabalho na área de tecnologia.
O Coordenador adjunto do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da U:VERSE, Francisco Passos e professora Paula Fortunato Cardoso estão na organização do evento. Ele fala sobre o foco do encontro e afirma que um dos objetivos da organização é trazer para a comunidade, interna e externa, atividades voltadas para o público que tem interesse com a temática nerd e de tecnologia.

“É importante que o público que se identifica com a temática de tecnologia ou com a temática nerd participe. Vai ser o ponto de encontro das principais pessoas que promovem esse tipo de evento aqui no estado”, comenta Francisco.
O evento terá entrada gratuita, o cronograma e inscrição para as atividades podem ser conferidos através deste link.
A programação para comemorar o dia do nerd conta com atividades de minicursos voltados para área de tecnologia, programação, artes, com desfile de cosplay e apresentações culturais. Além da praça de alimentação e venda de produtos nerds e geeks.
EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Acre divulga 18 vagas para mestrado em Geografia

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), tornou público o edital que trata do preenchimento de vagas para mestrado em Geografia na instituição. São ofertadas 18 vagas para o curso de mestrado, com inscrições no período de 06 a 27 de junho.
O Curso de Mestrado em Geografia terá a duração de 24 meses, sendo que, para obter o Título, o mestrando deve integrar as disciplinas obrigatórias e eletivas, com um total de 24 créditos, e as atividades complementares, em um total de 08 créditos.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia–PPGEO/UFAC é um curso de formação de pesquisadores, nesta área do conhecimento, inseridos na realidade da Amazônia Sul Ocidental.
No Programa, os alunos serão capacitados com um conjunto de conhecimentos teórico-metodológicos e técnicos para pensar formas mais eficientes de produção, reprodução e organização territorial, de modo a colocar a práxis do conhecimento geográfico a fim de melhor conhecer e transformar esta realidade.
Isto significa, ações efetivas em busca de um desenvolvimento regional, local e ambiental ativo para articular e colocar-se frente aos processos exógenos nacional e internacional que atingem a região. Além disso, há também ações e experiências que devem ser dialogadas com os países sul americanos desta tríplice fronteira Brasil-Bolívia-Peru, que compartilham desses espaços e necessitam desenvolver conhecimentos que atendam a realidade local e transfronteiriça.
Para mais informações, clique aqui.
EDUCAÇÃO
Estudante de escola cívico militar de Cruzeiro do Sul está entre os vencedores do concurso “Jovem Senador”

A comunidade da Escola Cívico Militar Madre Adelgundes Becker, localizada em Cruzeiro do Sul, está em festa. A aluna do 2º Ano do Ensino Médio da unidade, Ana Beatriz Amorim, de 16 anos, é a mais nova Jovem Senadora da República e vai representar o Acre em Brasília na edição de 2022 do Programa Jovem Senador.
Um projeto do Senado Federal que, anualmente, leva estudantes do Ensino Médio, um de cada unidade da Federação, a uma experiência sobre o processo legislativo. Em Brasília, eles participam da Semana de Vivência Legislativa e, além de aprenderem sobre esse processo, têm a oportunidade de fazer propostas que mais tarde poderão ser transformadas em projetos de lei.
Para compor o grupo que vivenciará esta experiência, os alunos tiveram que participar de um concurso de redação. O tema deste ano foi o bicentenário – 200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã.
Ana Beatriz conta que quando a escola começou a incentivar os estudantes a participar do concurso, ela não se sentia confiante, mas se empenhou na produção do texto. “Foi uma surpresa enorme. Toda a família ficou muito feliz. Depois que me acalmei percebi a responsabilidade, pois vou representar meu estado”.

A viagem ocorrerá no período de 27 de junho a 1 de julho e inclui passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção tanto para a estudante quanto para o professora orientadora que a acompanha. Além disso, elas serão premiadas com um notebook, cada uma.
Durante quatro dias, Ana Beatriz e os demais jovens senadores terão um trabalho que simula a atuação dos senadores da República, com direito a posse e eleição da Mesa (presidente, vice e secretários), aprovação dos projetos e publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Casa.
Para a gestora da Madre Adelgundes, Rosa Lebre, ter Ana como representante do Acre é uma felicidade para toda a comunidade escolar. “A conquista só aumenta nossa responsabilidade de cada vez fazer mais e melhor para nossos alunos”, afirma.
Enquanto a viagem não chega, a jovem senadora do Acre segue se dedicando aos estudos e ao sonho de cursar uma faculdade: “Continuarei com o mesmo empenho para alcançar meus objetivos. Passar no Enem na área de saúde é um deles”.
-
POLÍCIA9 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 semanas atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL4 semanas atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 semanas atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 semanas atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA1 mês atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA1 semana atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”