POLÍTICA
Governador Gladson lamenta em nota a morte da mãe do presidente Jair Bolsonaro

Foto: Sergio Vale
O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), lamentou, por meio de nota, a morte da mãe do presidente Jair Bolsonaro, dona Olinda, ocorrida nesta quinta-feira à noite. “Que Deus possa consolar”, diz em trecho da nota divulgada, também, pelas redes sociais.
Veja:
Nota de pesar 🖤
Com profundo pesar lamento a morte da dona Olinda Bonturi Bolsonaro, aos 94 anos, mãe do presidente Jair Messias Bolsonaro, ocorrida nesta sexta, 21.
Neste momento de dor e tristeza, minha família e eu prestamos nossa solidariedade e as mais sinceras condolências ao presidente da República e familiares.
Que Deus possa consolar o coração de cada familiar e amigo enlutado.
POLÍTICA
Câmara publica resolução que altera valor das diárias para os servidores que acompanharem vereadores

O presidente da Câmara de Rio Branco, N. Lima (Progressistas), publicou nesta quinta-feira, 19, uma resolução legislativa Nº 05/2022, que altera o valor das diárias recebidas pelos servidores da Casa Legislativa quando estiverem na companhia dos parlamentares.
Segundo a resolução, nos casos em que o beneficiário se afastar da sede acompanhando vereador, o valor da sua diária corresponderá à diária percebida pela autoridade acompanhada, ou seja, R$ 934,52.
“Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Anexo I da Resolução n° 05, de 2014, passa a vigorar na forma do Anexo desta Resolução”, afirmou a resolução legislativa.
POLÍTICA
Estado vira notícia nacional ao figurar em primeiro lugar na diminuição de assassinatos e governador Gladson divide a honraria: “É o esforço de toda a equipe”

O governador Gladson Cameli (PP) não estava cabendo em si na noite desta quarta-feira, 18, em função da repercussão nacional sobre o Acre figurar como primeiro lugar no Brasil na diminuição de assassinatos. “Primeiro é Deus, segundo a ajuda financeira do presidente Bolsonaro, e depois o esforço de nossa equipe sob meu comando”, afirmou sob forte entusiasmo ao AcreNews.
Gladson admite que o título é empolgante, mas não será subterfúgio para baixar a guarda na luta contra a violência. “Vamos continuar com o mesmo esforço para que mais notícia boa saia no Brasil todo a nosso respeito, mesmo diante da torcida contra de nossos adversários, que ficam é triste com uma notícia dessa”, alfinetou Cameli.
Segundo o G1, o número de assassinatos no país continua em queda em 2022, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
Foram 10,2 mil assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes:
Homicídios dolosos (incluindo os feminicídios)
Latrocínios (roubos seguidos de morte)
Lesões corporais seguidas de morte

Em 2021, o Brasil teve uma queda de 7% no número de assassinatos, como apontou um levantamento exclusivo do Monitor da Violência. Foram 41,1 mil mortes violentas intencionais no país no ano passado, o menor número de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007.
Segundo especialistas do FBSP e do NEV-USP, o menor número de mortes é motivado por um conjunto de fatores, incluindo: mudanças na dinâmica do mercado de drogas brasileiro; maior controle e influência dos governos sobre os criminosos; apaziguamento de conflitos entre facções; políticas públicas de segurança e sociais; e redução do número de jovens na população.
POLÍTICA
Anel viário de Brasiléia e Epitaciolândia: Alan Rick articula liberação de recursos para finalização da obra

A conclusão do Anel Viário e da Ponte de Brasiléia e Epitaciolândia é uma prioridade do mandato do Deputado Federal Alan Rick (União-AC). Nesta quarta-feira, 17, o parlamentar dedicou sua agenda a reuniões para conseguir a suplementação de recursos necessária para a conclusão.
Acompanhado do Diretor Geral do DERACRE, Petrônio Antunes, o parlamentar se reuniu com o relator do Orçamento Geral da União, Deputado Federal Hugo Leal (PSD-RJ), para pedir a indicação de recursos federais. “Apresentamos a ele as informações técnicas dessa obra, demonstrando a importância que tem para a interligação do Acre e do Brasil ao Peru. Saímos do encontro com boas perspectivas de termos os recursos para finalizar o contorno e a ponte até o início do próximo ano”, disse o parlamentar.
Outra reunião foi com o Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Mello. Na pauta a finalização dos processos para desapropriação dos terrenos onde o traçado do Anel está passando e dos recursos necessários. “Essa semana, o DNIT termina de analisar os processos e, em seguida, realizará um mutirão de desapropriação das áreas”, adiantou Mello.
O Diretor Geral do DERACRE, aproveitou para falar sobre a questão orçamentária, para finalizar a obra dentro do programa previsto e de outras obras de parceria do Governo do Estado e do DNIT. “Estamos abrindo um ramal entre Rodrigues Alves e Porto Walter e pedimos ao DNIT que construa uma BR projetada na região”. Falamos ainda sobre a reconstrução da estrada BR 364.”
Para esta última obra, serão totalmente refeitos mais de 400 quilômetros com soluções definitivas de engenharia. “A boa notícia é que em 2023 a reconstrução começa. Será um enorme investimento que trará o resultado que o povo do Acre sempre esperou”, finalizou o deputado Alan Rick.
[Assessoria]
-
POLÍCIA9 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 semanas atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL4 semanas atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 semanas atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 semanas atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA1 mês atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA1 semana atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”