INTERIOR
BRASILEIA Servidores da Educação participam de curso socioemocional para amenizar impacto na volta às aulas

A prefeitura de Brasiléia se prepara para a volta às aulas no modelo presencial, a partir de setembro. Com objetivo de amenizar o impacto desse retorno, após uma pandemia que assustou o mundo, a do coronavírus, a secretaria teve a ideia de promover um curso capaz de preparar o psicológico dos servidores. Há registro de pessoas com síndromes relacionadas ao medo de voltar ao convívio.


A professora Francisca da Silva Oliveira, com 30 anos de experiência em sala de aula, é a atual secretária de Educação. Como membro de um consórcio nacional, ela descobriu que a Fundação Ayrton Sena está realizando esses cursos nos moldes remotos. Um convênio foi celebrado e o curso de 20h mudou o astral, segundo a secretária. “O curso é maravilhoso. Foi uma bela interação outra vez entre os servidores. Rolaram muitas emoções e o psicológico deu uma mudada. Acho que está todo mundo pronto para esse retorno”, diz a secretária. 375 professores e 75 servidores de apoio foram alcançados.
APOIO ÀS FAMÍLIAS NA VOLTA ÀS AULAS
A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), sugeriu à secretária de Educação, professora Francisca Oliveira, que aplique o dinheiro da merenda escolar do primeiro semestre nas famílias dos alunos, logo no início da volta às aulas. A licitação já foi iniciada e ao menos 3.120 sacolões serão distribuídos. “Nossa ideia é fazer de tudo para que o aluno e suas famílias sejam alcançados para que não haja evasão escolar”, disse à prefeita ao AcreNews.
INTERIOR
Ex-secretário de Saúde de Epitaciolândia diz que áudio dele era convite para servidores irem a ato nesta quinta e não amanhã, quando Gladson estará no município

Evandro Cordeiro
O ex-secretário de Saúde da prefeitura de Epitaciolândia, Sérgio Mesquita de Castro, que é policial civil, disse que o site AcreNews se esquivou duas vezes ao publicar matéria sobre suposta convocação feita por ele para manifestação contra o governador Gladson Cameli, que vai ao município nesta sexta-feira, primeiro de julho. O primeiro engano é que ele não foi cedido pelo Estado por um período de dois anos, mas de um ano e meio. O outro, é que a convocação feita por ele era para ato ocorrido na manhã desta quinta-feira, 30, para evento da deputada federal Mara Rocha (MDB), para assinatura de ordem de serviços a partir de emendas da parlamentar.
Sérgio Castro foi escolhido pelo prefeito Sérgio Lopes (PSDB) para dirigir a pasta da saúde. Como manda a lei, o Governo liberou o servidor por um ano e meio e ao pedir mais uma temporada de asfaltamento, ele teve o pleito negado. A secretaria de Segurança entendeu que precisa dele na delegacia. Segundo ele, nenhuma reação está em curso em razão da decisão do Estado.
INTERIOR
Áudio | Ex-secretário de Saúde de Epitaciolândia que é policial civil convoca ato contra Gladson para eventos desta sexta

Evandro Cordeiro
O ex-secretário de Saúde da prefeitura de Epitaciolândia, Sérgio Mesquita de Castro, que é policial civil e teve seu afastamento negado pelo Governo, está convocando servidores da sua ex-pasta para a realização de um ato contra o governador Gladson Cameli. Ele pretende aproveitar a agenda de Cameli na região para fazer seu protesto pessoal, usando servidores, conforme áudio que circula no município.
Sérgio Castro foi escolhido pelo prefeito Sérgio Lopes (PSDB) para dirigir a pasta da saúde. Como manda a lei, o Governo liberou o servidor por dois anos. Ao pedir renovação da liberação, Sérgio foi surpreendido por um “não”. A secretaria de Segurança entendeu que precisa dele na delegacia. Como não aceitou o não, ele teve a ideia de fazer um protesto nesta sexta-feira. Para acontecer como ele imagina, servidores estão sendo convocados para irem todos de “branco”.
INTERIOR
Em Cruzeiro do Sul, presídio intensifica oferta de oficinas profissionalizantes visando diminuir a reincidência criminal

Com 718 pessoas reclusas, em regime inicial fechado, o presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, revela uma realidade alentadora para o sistema prisional. Desse total, pelo menos 62 dos que estão remindo (abreviando o tempo de cumprimento da pena privativa de liberdade pelo trabalho ou estudo) suas penas frequentam oficinas profissionalizantes de marcenaria, mecânica, horta, casa de farinha e dick, naquela unidade prisional.
A constatação é do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, que aproveitou sua estada no Vale do Juruá, nesta segunda-feira, 27, para a entrega do novo prédio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Cruzeiro do Sul, e o lançamento do Projeto SUAT, para crianças e adolescentes daquela região, para realizar uma visita técnica ao presídio.
Na ocasião, o titular da Sejusp, ao parabenizar o diretor do presídio, Elves Barros, pelo trabalho ali desenvolvido, destacou a importância do trabalho para a ressocialização do apenado, asseverando que “as atividades laborais executadas na Unidade garantem uma porta aberta à liberdade com dignidade por meio do trabalho”.
Para a visita, o secretário Paulo Cézar esteve acompanhado do diretor de operações da Sejus, coronel Ulysses Araújo, do coordenador do Gefron, coronel a Glayson Dantas, e do coordenador da Sejusp no Juruá, coronel James Clei, que asseverou ser “esse trabalho de ressocialização bem forte em Cruzeiro do Sul”, debitando tal avanço “aos policiais penais e também ao Governo do Estado, que faz investimentos nas nossas unidades penitenciárias.”
“Geralmente esses presos não retornam para a unidade quando saem, eles voltam para seus familiares e são reintegrados de uma forma mais tranquila para a sociedade, procuram trabalho para sustentar a família”, completou o coronel James.
Mais agenda
Ainda no vale do Juruá, o secretário de Segurança Pública também realizou visita técnica às obras de construção do Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (CISPC), no município de Mâncio Lima, e da academia no 6º BPM, em Cruzeiro do Sul, que fazem parte do pacote de obras da Sejusp que estão em execução naquela região.
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA3 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”