Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO Minoru foi convidado por Petecão para disputar o Senado, mas convite ainda não foi aceito

Publicado

em

O professor Minoru Kinpara informou à coluna que recebeu em casa o senador Sérgio Petecão (PSD) e ouviu dele um convite para disputar o Senado. Terceiro colocado na disputa pela prefeitura de Rio Branco em 2020 e com belíssima votação quando disputou o Senado em 2018, Minoru disse que desta vez não tomará decisão precipitada. “Nada foi decidido com relação a minha ida ou não para o PSD. As portas ficaram abertas. Daqui até a próxima eleição há muito tempo e não tenho pressa para tornar essa decisão”, ponderou.

Perfeita análise

Esses dias o ex-senador Jorge Viana (PT) concedeu entrevista em uma televisão em Rio Branco e a reação do apresentador junto com as respostas do entrevistado, cheias de voluntariedades, chamaram a atenção da professora Fátima Almeida, uma historiadora e jornalista altamente crítica, de uma lucidez indescritível. Veja o que ela escreveu sobre o “evento” em sua página no Facebook:

“Eu vi o início de entrevista na TV Gazeta, com ex-senador, curiosa, porque um ex-parlamentar é um ex-parlamentar…de onde o interesse, se as urnas o rejeitaram? A mesma conversa de 30 anos atrás. Não se reciclou. A pergunta que eu teria feito seria sobre a ” democracia interna” que o partido dele (por ele e para ele) propalava no início. Mas o entrevistador não quis saber disso…mas o pior foi terem aberto o programa com o ex-senador insinuando que Gladson Cameli foi eleito mas não tem ‘liderança’…

Se ter liderança é gostar de andar arrebanhado com puxa sacos, isso o Gladson não tem. Autoritário ele também não é, ao contrário, é maleável, não gosta de ‘aparecer’ mas demonstra saber mexer bem as peças do jogo

Não tem projeto algum no campo social, mas qto a isso, o ex-senador e ex-governador também não teve, a prova está aí mesmo pra todo mundo ver a facilidade com que o crime arrebanha tantos jovens que há 20 anos eram crianças ou estavam pra nascer”.

Luta pelo PSL

Pedro Valério, presidente do PSL no Acre, disse que nunca viu uma sigla tão desejada. Esses dias ele teve que dormir quase uma semana em Brasília, mesmo com a pouca roupa que levou, para não deixar o partido cair em mãos erradas. Entre outras, o PSL tem tempo de TV e um gordo fundo partidário.

Vacina a botão de sola

Gladson Cameli anunciou nesta terça, 8, bem cedo, a chegada de um dos maiores lotes de vacina desde o início da imunização. São 56 mil doses. Um prêmio ao esforço dele.

Reeleição avança

Aos poucos o governador Gladson vai pavimentado sua reeleição. A cada avançada dele, o espaço dos adversários vai se reduzindo. Uma consolidação de emblemática frase do senador Márcio Bittar (MDB), segundo a qual bobo é quem acha o governador bobo.

Ameaças?

Pelo sim, pelo não, melhor o governador dar uma olhadinha para os lados antes de dobrar a esquina. Nunca se sabe.

Ninguém sai do PP

Muita gente entrará no Progressistas nos próximos dias, e ninguém sairá, pelo menos no desejo do Gladson. Ele está trazendo prefeitos e outras lideranças e fará de tudo para que Tião Bocalom, prefeito da capital, não saia. “Vou insistir pra que ele fique. Não precisa apoiar minha reeleição, mas quero que fique”, disse à coluna.

A portas fechadas

Uma reunião meio secreta entre governador e deputados foi esclarecedora o suficiente em relação a participação de cada um no governo. Quem não ficar na base agora não será dela nunca mais.

Sem resposta

Perguntei hoje ao Vagner Sales como está sendo a chegada de seu grupo no governo. Ele só respondeu isso aí: “rsrsrs”.

Indefinido

A resposta do Vagner Sales à coluna é porque ainda não foi definido mesmo os termos da parceria. O ponto principal desse acerto é a deputada federal Jéssica Sales, o maior patrimônio que Vagner trará.

Jenilson governador

Como a coluna antecipou, a esquerda do Acre se reunirá em torno da candidatura a governador do deputado estadual Jenilson Leite, do PSB. Inclusive o PT estará nessa aliança com a candidatura de Jorge Viana ao Senado. Não foi nem um bobo que passou essa informação, é bom que fique claro.

O ataque que reelege

Lembro que eu era assessor, junto com o colega Astério Moreira, do Movimento Democrático Acreano (MDA), fundado pela oposição ao então governador eleito, Jorge Viana, em 1999. O Moreira puxava na TV, eu no jornal O Rio Branco. Foi estabelecido à época oposição sistemática ao Governo dele. Deputado falava, a gente replicava. Era uma engrenagem bonita, mas perigosa. Tanto que o resultado, pelo menos em relação às eleições de 2002, foi desastroso. Aquilo tudo acabou reelegendo o Jorge. Com as devidas proporções, a Globo vai reeleger o Bolsonaro (sem partido).

Não deu

Tentei falar com o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB), sobre a possível desistência da mulher dele, Meire, mas ele encurtou a conversa. Disse que eu só me refiro a ele como valente, zangado. Tá bom, então.

Critério

Sobre o candidato ao Senado na chapa do Gladson ele deixou bem claro ontem em conversa com o colega Luís Carlos Moreira Jorge: será quem chegar lá na frente viabilizado. Então, ao invés de ficar com conversa mole, os pretendentes precisam ganhar a gleba. Juntar lideranças em torno de si.

Vamos descobrir

Todo mundo querendo saber quem serão os candidatos a federal e estadual do prefeito Tião Bocalom (Progressistas). Eu também. Mas não tenho ideia. Hoje vou perguntar a ele, se ele for, como vai quase todo dia, almoçar no restaurante do Lauro, ali em frente ao condomínio Monterrey.

Só um aceno

Tem uma leva de lideranças do PSB super interessada em vir apoiar a reeleição do governador Gladson Cameli. Estão apenas aguardando um aceno dele ou da secretária de Educação, Socorro Neri. Alguns trabalharam com ela.

Convocação do Cassiano

Presidente do DEM, queridão do deputado Alan Rick, acho muito difícil o Jairo Cassiano não ser “convocado” para disputar a eleição em 2022. Seja lá para o que for.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas