Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO Obras da era PT no Acre “derretem” antes do esperado

Publicado

em

As obras realizadas pelos governos do PT nos últimos 20 anos, usadas como cartão de apresentação deles no poder, “derreteram” antes do tempo. Além do asfalto frio do programa Ruas do Povo, que acabou no primeiro sereno, as cabeceiras das pontes do interior do Estado também estão escorregando para dentro dos rios.

Tinha que “ajudar”
O que se falava na época é que as obras eram feitas “mais ou menos” porque as empresas precisavam “ajudar”. Virou até BO na Polícia. Bom, mas parte disso a suprema corte brasileira já está desfazendo por meio de sua conveniente militância política.

Marca da esquerda
Crítico das obras da era PT, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) diz que os atuais governos Federal e Estadual vão ter que gastar muito para corrigir tanto serviço malfeito.

BR não fecha
Muita gente já está esquecendo que nos últimos anos da era PT as BRs federais que cruzam o Acre estavam imprestáveis. A 364, rumo a Cruzeiro do Sul, chegou a fechar. Na atualidade, está esburacada porque o inverno praticamente nem acabou ainda, mas nem perto de fechar.

Futuro do PROS
Os Milani silenciam quando perguntados sobre quando assumem e quem vão colocar na presidência do PROS. Mas é certo que eles assumem nos próximos dias – ou horas.

A procura de abrigo
O grupo que está atualmente no PROS, comandado pela deputada Maria Antônia e o marido dela, o Déda Amorim, já procuram outra sigla para se abrigar.

Só o César Messias
Ex-vice de Tião Viana, César Messias, um do caciques do PSB no Acre, disse que não foi consultado pelo grupo de Socorro Neri sobre o convite para dirigir a Educação. Então foi só ele que não foi consultado, porque no final de semana o grupo de Neri se reuniu em uma casa no conjunto Procon para discutir o convite do governador. A reunião foi até altas horas. Tinha gente contra e a favor. A favor, maioria.

Briga pelo Sinteac
Tem uma briga de leão pintando ai na disputa do Sinteac, o Sindicato dos Servidores da Educação, o maior do Acre. A atual presidente, Rosana Nascimento, contra o Manoel Lima. Ela, sem ligação política; ele, totalmente ligado ao PT. Inclusive terá apoio de Jorge Viana nessa empreitada. A eleição é mês que vem.

Reação sem razão
Há uma chiadeira política de ex-aliados do governador Gladson Cameli em relação a nomeação da professora Socorro Neri para a Educação. Reação desarrasoada para quem se afastou do governo porque quis. “Se afastaram do nosso governo porque cobiçam a cadeira de governador desde um dia depois da nossa eleição, em 2018. Então a chiadeira não será ouvida”, diz Cameli.

A CPI vai ser instalada
Muita gente tentando ligar nomeações feitas pelo governo com a CPI da Educação, mas essas ilações não encontram fundamento. Senão vejamos o seguinte: ou o governador está cagando e andando para essa CPI ou é muito desavisado, porque nenhuma nomeação mudou os rumos da comissão, que tende a ser instalada essa semana.

Relação com o PT
Empresários conhecidos daqueles tempos, dos sete, estão se encontrando com o ex-senador Jorge Viana (PT) para tratar sobre 2022. Um deles disse à coluna que era melhor a relação com o PT. Tinha intimidade.

Só um fica
A coluna tem os números certinhos. Maioria absoluta dos prefeitos do PT não ficam na sigla para 2022.

Anúncio de obras
Está confirmado para sexta-feira, dia 7, o anúncio de um pacote de obras para serem realizadas no Acre com um volume sem precedentes na história. No dispositivo de honra, para o anúncio, estarão Gladson, Bolsonaro, Márcio Bittar e Alan Rick.

Pesquisa em Tarauacá
Deputado estadual Jenilson Leite (PSB) mandou fazer uma pesquisa em seu município, Tarauacá, com ele como candidato a governador. Ganha disparado, segundo os números, mas na verdade ele disputará para federal. Jenilson sabe que a então vereadora Janaína Furtado também fez a mesma pesquisa, em 2017, ganhava, segundo a pesquisa, disputou o governo no ano seguinte, e não ganhou, claro, inclusive no município, quando abriram as urnas.

Passando o bastão
Secretário de Saúde, Alysson Bestene, que deixará o cargo conhecido pela grande gestão ante à pandemia de coronavirus e também pela transparência e outros avanços, começa a passar o bastão para a provável futura secretária, a Muana Araújo, uma técnica conhecida pelo perfeccionismo enquanto cuidou da saúde no Juruá.

Bittar será ouvido
Aliado de primeira hora do governador Gladson Cameli, a quem não deixou na mão em nenhum momento e sobre quem disse, logo depois da eleição, ainda em 2018, que este seria seu candidato à reeleição em 2022, será muito ouvido pelo governador na formação da chapa majoritária. A opinião de Bittar terá a importância de quem não trai os projetos. Foi o que ouvi.

Coração partido
A exoneração do secretário Mauro Cruz, da Educação, foi um ato que o governador Gladson Cameli (Progressistas) fez de coração partido, segundo confidenciou. Primeiro, segundo ele, Mauro é um homem trabalhador; segundo, jamais teve o nome citado em qualquer BO. Mas sua exoneração era imperativa devido ao clima político.

Sumido
Tião Bocalom (Progressistas), prefeito de Rio Branco, recolheu-se quando o assunto é a eleição de 2022. Vem novidade por aí.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas