Connect with us

POLÍTICA

Cruzeiro do Sul inaugura 1ª indústria para produção de óleo de citronela da região Norte

Publicado

em

Apostando no desenvolvimento econômico da cidade, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugurou, nesta segunda-feira (27), a primeira destilaria de óleo de citronela da região Norte. Com o investimento da ordem de R$ 1 milhão, de uma emenda parlamentar da deputada Jéssica Sales, o município vai gerar emprego e renda diretamente para 28 famílias de produtores rurais que fazem parte da Cooperativa de Produtores de Óleo de Citronela (Coopercitro).

A destilaria foi inaugurada às vésperas do aniversário da cidade de Cruzeiro do Sul, que comemora 117 anos de fundação nesta terça-feira (28). O prefeito Zequinha Lima e a deputada Jéssica Sales fizeram a entrega da indústria com as máquinas e equipamentos necessários para a produção aos integrantes da cooperativa. O evento contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Deputado Nicolau Júnior, dos Deputados Estaduais Antônia Sales e Luiz Gonzaga, além dos vereadores Clerton Souza, Zaldo, Gilmar Giles, Márcio, e equipe municipal.

O presidente da Coopercitro, Francisco de Souza, o popular Sansinha, disse que os produtores estavam ansiosos para iniciar as atividades.

“É desenvolvimento para nosso município e para todo estado do Acre. Para se ter uma ideia, é a primeira da região Norte. Estamos há 7 anos nessa expectativa, aguardando essa inauguração. É um sonho nosso que está sendo realizado e que vai melhorar as condições do produtor rural”, comemorou Sansinha.

Desde o início do projeto, os produtores já se preparavam para ter a matéria prima para a produção do óleo. Atualmente já existe um plantio de mais de 30 hectares de citronela no município e a meta é chegar a 100 hectares para manter a indústria. A princípio, serão produzidos, em média, 50 litros de óleo por dia.

“É uma história de várias mãos, desde da época do ex-prefeito Vagner Sales, que assinou o convênio, até o atual prefeito Zequinha Lima que trabalhou a todo vapor e colocou para funcionar.  É a realização de um sonho que estamos entregando aos produtores com muito carinho, na certeza que vai se tornar uma alternativa na economia da nossa cidade”, afirmou a deputada federal Jéssica.

O óleo de citronela é usado na produção de cosméticos, produtos de higiene e na indústria farmacêutica, entre outros, além de servir como um inseticida natural. De acordo com o prefeito, o óleo produzido aqui será importado para os centros industriais do país.

“Graças a Deus, depois de grande esforço de muita gente, estamos conseguindo realizar o sonho, principalmente dos produtores que terão a oportunidade de ter uma renda a mais a partir da produção do óleo de citronela. É uma indústria que tem uma grande capacidade de produção e já existem empresas interessadas em comprar esse produto”, disse Zequinha.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas