Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Deocleciano Brito, Chef mais consagrado do Acre, participa de feira em Manaus

Publicado

em

Voz do Norte

A Feira Internacional da Gastronomia Amazônica (FIGA) que acontecerá nestes dias 21, 22 e 23 de outubro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus, busca promover a gastronomia da região como gancho para o turismo e neste ano será realizada de forma presencial com a participação de chefs brasileiros, da Colômbia e do Peru obedecendo todos os protocolos sanitários por conta da pandemia.

A FIGA é um evento da Associação de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel) que terá programação técnica, exposição de produtos e serviços, arena gastronômica com chefs de cozinha regional, nacional e internacional e, ainda, praça de alimentação. O foco será a cozinha ‘raiz’, reunindo chefs de Estados da região e de países amazônicos sob a coordenação técnica da Chefe de Cozinha Denise Rohnelt de Araújo.

A coordenadora, Denise Rohnelt de Araújo passou a se dedicar a pesquisa e promoção da gastronomia da Amazônia, a partir de Boa Vista, Roraima, atualizada no “Mondo Gastronômico” com participação em eventos nacionais e internacionais. Amazônia estará em total evidência este ano com a presença de vários chefs de renomes nacional e internacional.

Chef de Cozinha Deocleciano Brito

“Me sinto honrado em ser convidado a participar deste grandioso evento e poder levar um pouco dos nossos aromas e sabores acreano para um povo seleto que aprecia e ama a gastronomia brasileira e internacional”, disse o Chef Deocleciano Brito, que foi jurado no Masterchef da BAND, Prêmio Dólmã e pelo terceiro ano representa a região Norte na categoria nacional (AC).

Participam ainda da FIGA os Chefs de Cozinha Solange Sussuarana (AP), Leonardo Modesto (PA) que participou do ‘Mestre do Sabor, Edvaldo Caribé (PA), que lançou o livro “O Barbecue Brasileiro – Do Moquém ao Pit Smoker” e Diogo Sabião (RO) que também participou do ‘Mestre do Sabor’, da TV Globo.

Chef Eduardo Martinez, da Colômbia

Na área internacional, o evento contará com participação dos chefs Pedro Schiaffino, do Peru, que em 2019 recebeu o prêmio de Ícone American Express dos melhores restaurantes da América Latina, proprietário dos restaurantes Malabar e Amáz em Lima e Eduardo Martinez, da Colômbia, sócio-fundador e chefe executivo do restaurante Mini-Mal Cozinha Contemporânea, que fica em Bogotá.

Chef-Pedro-Schiaffino-Peru

O evento contará ainda com o Chef Isaías Soares (PR), que irá falar sobre o ‘Mundo da Pizza”, Júlio Romário (PR), enfocando a coquetelaria, a Chef Maria do Céu Athayde (AM), abordará tendências da alimentação e um dos destaques mais aguardados, Clarinda Ramos e João Paulo Barreto, do primeiro restaurante indígena do Amazonas, Biatüwi, que irão falar sobre a alimentação indígena.

Chef Wanderson Medeiros

Entre os palestrantes que estarão na FIGA aparecem ainda um dos mais requisitados banqueteiros do Brasil, o chef Wanderson Medeiros (AL), que assina os mais prestigiados eventos em Alagoas, Carolina Oda (SP), especialista na área de bebidas para bares e restaurantes e o chef Gil Guimarães (DF), que vai falar sobre a ‘Vera Pizza Napoletana. De Roraima estará Wilson de Sousa, do Açaí Gostoso.

A programação técnica ainda contará com workshop sobre ‘Segurança de Alimentos’, com Gabriel Oliveira (AM), palestra show de Rodrigo Moraes, do IFood e a apresentação sobre cafés, com Letizia Pinheiro, encerrando com a palestra show de Carolina Oda (SP), sobre ‘Carta de Bebidas para bares e restaurantes’.

Chef Diogo Sabião, de Rondônia

Idealizada pelo diretor da Abrasel do Amazonas, Mário Valle (Tambaqui de Banda), a FIGA é organizada pela Associação de Bares e Restaurantes no Amazonas, presidida por Fábio Cunha (Cantinha Ghiotto), que juntamente com vários parceiros no Estado irão promover a feira que tem o objetivo de promover o turismo gastronômico e a integração entre os participantes com a culinária do Amazonas e da Amazônia.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas