Connect with us

POLÍTICA

Em consenso, deputados decidem que parte do empréstimo do Fonplata ao Acre será investido na agricultura

Publicado

em

Os deputados estaduais do Acre decidiram agora há pouco que parte dos recursos do empréstimo de U$ 41 milhões de dólares que o Governo está pegando junto ao Fonplata deverá ser utilizado na agricultura. “Acabou se chegando a um consenso pela aprovação com algumas emendas. Revogando as leis anteriores dos empréstimos que não serão utilizados e autorizando que parte dos recursos do empréstimo sejam destinados para a área da produção”, disse o líder do Governo, Pedro Longo (PV), ao Acrenews.

Até ao consenso as discussões passaram por uma sabatina ao secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Ricardo Brandão. Ele confessiu que o governo do Estado tem R$ 25 milhões para a ponte da Sibéria, fruto de emendas do senador Marcio Bittar (Sem Partido) e dispor de recursos próprios para construir a obra, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) sugeriu que parte dos U$ 41 milhões contraídos junto ao Fonplata sejam destinados à produção rural, sobretudo ao financiamento de culturas perenes.

“Não podemos autorizar esse empréstimo, sem carimbar aqui um dinheiro direto para a produção. Primeiro porque tem margem. O governo está colocando a ponte da Sibéria, mas já temos dinheiro. Os secretários já disseram aqui: ‘Se não aparecer o empréstimo, nós temos dinheiro em caixa’. Não vamos ficar ocupando espaços de operação. Estamos falando aqui de investimento direto”, pontua o líder da oposição.

O deputado Pedro Longo (PV) questionou o secretário Ricardo Brandão se a ponte da Sibéria, que já tem recursos oriundos de emendas do senador Marcio Bittar e recursos próprios, pode ser retirada do rol de obras a serem financiadas pelo Fonplata e carimbar para a produção rural.

Em resposta, Brandão assegurou que o eixo do empréstimo a ser contraído é infraestrutura e saneamento. “Podemos até alterar o objeto dentro desse eixo”.

Edvaldo Magalhães deixou assegurado que vai apresentar uma emenda para garantir que parte do empréstimo financie a produção rural.

O líder do governo, deputado Pedro Longo, disse que a discussão da produção rural será feita no Orçamento para 2022. Mas destacou que vai esperar a emenda do deputado Edvaldo Magalhães “para ver a redação dela” e manifestar-se contra ou a favor. “Acho que vamos construir uma redação que vai contemplar a todos”.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas