Connect with us

GOSPEL

Esposas de pastores falam sobre os desafios no ministério

Publicado

em

Dia da Esposa de Pastor é celebrado anualmente no primeiro domingo de março, mês em que também é comemorado o Dia Internacional da Mulher. 

Talvez nem todos imaginem os desafios que elas enfrentam ao apoiarem seus maridos em seus ministérios e algumas delas compartilham suas experiências.

Num artigo de alguns anos atrás, do Desiring God, Nancy Wilson que é esposa de um pastor chamado Douglas, de Moscou, na Rússia, disse: “Eu tinha bastante clareza sobre meus deveres de esposa, mas sobre o que implicava ser uma esposa de pastor, eu não fazia ideia”.

Importância da família na vida de um pastor

Nancy ressaltou sobre a importância da família na vida dos pastores e explicou que esposa e filhos contribuem consideravelmente para o bem ou para o mal do ministério e seu impacto geral na igreja. 

“Nossos filhos cresceram tendo uma visão elevada do chamado de seu pai e também sabiam que eram sua qualificação central para o ministério. Se eles fossem desobedientes, ele não estaria apto para ser um pastor”, ela observou. 

“Como ele poderia liderar uma congregação se não pudesse liderar nem mesmo seus próprios filhos? Isso fez com que se sentissem especialmente importantes em sua vida e vocação. Eles não foram deixados de lado enquanto meu marido estava fazendo ‘coisas importantes’. Eles sabiam que eram ‘mais importantes’ que o ministério. Agora que são adultos, eles ainda curtem essa realidade”, contou. 

‘A esposa é chamada para ser ajudante’

esposa de um pastor, conforme explica Nancy, deve servir de exemplo às demais mulheres numa igreja. “Eu sei que se eu não estiver bem, meu marido terá dificuldades”, explicou ao ressaltar que tem seguido os mandamentos há cerca de 40 anos ao lado do esposo.

“Embora a esposa do pastor compartilhe os mesmos deveres de esposa que todas as mulheres casadas em sua congregação, seu ministério para o marido é obviamente ligado ao seu chamado particular como ministro”, mencionou ainda. 

“A esposa é chamada para ser a ajudante de seu marido, de modo que seu chamado particular exigirá ajuda especial”, continuou. 

‘É uma honra servir ao lado dele’

Outra esposa de pastor que compartilha sobre suas responsabilidades é Morgan Idleman, citada em outro artigo, no Christian Headlines: “Cristo me chamou para ser uma companheira para meu marido, que por acaso é um pastor. É uma honra servir ao lado dele”. 

No início, Morgan disse que achou “assustador”, pois considerou a solidão e a luta para proteger o tempo da família. Além disso, ela citou as dificuldades financeiras e as inseguranças.

Depois falou de suas próprias fragilidades: “Tenho um passado que faria qualquer um se perguntar por que Deus me escolheu para esse papel. Eu não sei cozinhar. Eu não posso cantar. Não toco piano, não tenho o dom de ensinar e não sou uma grande anfitriã”. 

“Em poucas palavras, eu fiquei apavorada (no começo). Mas, ao mesmo tempo, eu tinha visto a beleza do ministério. Eu tinha visto as maneiras incríveis pelas quais Deus se movia. Fiquei maravilhada com a forma como Jesus apareceu vez após vez de maneiras que só Ele poderia”, destacou. 

‘É tudo pela graça de Deus’

“Tem sido uma jornada”, disse Morgan que já acompanha seu marido no pastoreio há 4 anos. 

Ela descreve momentos difíceis, mágoas que teve que enfrentar durante a caminhada, mas também destaca os frutos colhidos: “A alegria mais abundante que eu jamais imaginaria ser possível”. 

“Nós vivemos muitas aventuras juntos, vimos coisas que eu poderia ter passado a vida inteira sem ver e tudo num assento na primeira fila. Somos gratos ao Senhor por isso”, comentou. 

“É realmente uma honra. Certamente cometemos muitos erros e tudo o que vem de bom deste ministério é pela pura graça de Deus. Devemos tudo a Ele”, ela concluiu. 

[Guiame]

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas