CULTURA & ENTRETENIMENTO
Famosa Fortaleza do Abunã, reduto dos acreanos, prepara Festival de Praia na 1ª semana de setembro
Por Wanglézio Braga
Considerado um reduto para acreanos em busca de refrescar o corpo durante esse período quente e seco, o pequeno distrito de Fortaleza do Abunã, em Porto Velho (RO), entra na fase final dos ajustes para receber os veranistas. O tradicional “Festival de Praia” já tem data definida, ocorrerá entre os dias 1° a 3° de setembro.
A programação deste ano vai ser divulgada em breve, pela Fundação Cultural do Município (Funcultural) da Prefeitura de Porto Velho que garante muitas atividades em plena floresta amazônica com direito a mergulho nas águas geladas do Rio Abunã que forma no seu entorno, belíssimas praias de areias claras, únicas na nossa região.
O distrito de Fortaleza dispõe de uma boa estrutura para atender os turistas como pousadas, casas de veraneio, restaurantes, transportes aquáticos e uma orla que atrai no período da noite os visitantes para os famosos luaus. Para quem gosta de algo mais rústico, vale acampar nas praias ou áreas de pedras e ainda escolher qual lado vai ficar: brasileiro ou boliviano.
Para quem não sabe, Fortaleza do Abunã faz divisa com a Bolívia. Alguns consideram as praias do lado de lá, mais limpas e melhores. A segurança do lugar é reforçada pelo Exército das Forças Armadas da Bolívia que cobram uma taxa, popular ‘propina’, para a instalação de barracas que eles mesmos constroem. Do lado brasileiro, destaque para a infraestrutura comercial.
O festival é comemorado por mais de 500 moradores do distrito. Isso porque aquece a economia da região. Durante quatro meses, as praias bem como a famosa cachoeira ficam submersas por causa da cheia do Rio Abunã, período difícil para as os locais, pois é do turismo que eles sobrevivem.
O acesso até a sede do distrito ainda é feito por uma estrada de chão batido, sem asfalto. São 10km de estrada que inicia ou finaliza no trecho da BR-364. Nas redes sociais, é possível encontrar excursões saindo de Rio Branco a preço de R$ 120 reais. Com saída na sexta-feira e retorno agendado para o domingo.