Connect with us

INTERIOR

Mâncio Lima: nasce a nova rota do café no mapa do Brasil

Publicado

em

Portal Tarauacá / Foto: Jardy Lopes

O café moveu a economia e a política do Brasil durante décadas, principalmente, nos primeiros trinta anos após a proclamação da República. Posteriormente, foi substituído por novas culturas agrícolas. Contudo, no município de Mâncio Lima (AC), no extremo oeste do país, a cafeicultura está mudando a realidade econômica de dezenas de famílias.

Na terra onde o Sol nasce por último e se põe por último no Brasil, há três anos, setenta agricultores familiares apostaram na plantação de café. Cada família plantou uma quadra de café, um total de 3.333 mudas.

Jenilson Leite com o produtor Romualdo Marques. Foto: Jardy Lopes

Romualdo Marques apostou no plantio de café junto com a família. Hoje tem uma mini indústria de café e um viveiro regional de mudas. O café produzido pelo agricultor é um sucesso. O filho de Romualdo [Bruno] é o responsável pelos cuidado da plantação. Em homenagem ao avô, a empresa ganhou o nome de ”Café Vô Raimundo”. Atrás do moinho elétrico, onde é moída a semente, tem uma galeria com imagens de várias personalidades da política acreana que visitam o colono. ”Com um hectare de terra plantada, garantimos uma renda anual de R$ 50 mil do café”, comenta.

Jonas Lima recebe a visita do deputado Jenilson Leite , do ex-deputado federal César Messias, do secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo Rosaldo Marques. Foto: Jardy Lopes

A ideia de plantar café em Mâncio Lima foi do deputado estadual Jonas Lima, o maior produtor de café do Vale do Juruá, e recebeu o apoio da administração municipal, que tem como chefe do poder executivo Isaac Lima, irmão de Jonas. 

Se em Mato Grosso temos o rei da soja, o Acre já tem o rei do café. O deputado tem dez hectares plantadas, com 42 mil pés. 

O crescimento do café na região também resultou no aumento de máquinas de torrefação. Já temos cinco no Vale do Juruá.  

Em média, uma saca custa R$ 600. 

Outras culturas agrícolas 

César Messias, Fredinho ( produtor  de melancia) e Jenilson Leite. Foto: Jardy Lopes

Mâncio Lima também é referência no plantio de melancia. O mercado regional das cidades  vizinhas são abastecidos a produção do município. Também é de Mâncio Lima a água de coco que maioria dos moradores de Cruzeiro do Sul e de Rio Branco consomem. 

Jonas Lima no seu plantio de café. Foto: Jardy Lopes
Foto: Jardy Lopes
Foto: Jardy Lopes
Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas