Connect with us

ELEIÇÕES

Movido a desafios, coronel da reserva do Exército quer ser deputado estadual

Publicado

em

Jorge Natal para o AcreNews

O coronel da reserva do Exército, Milton Augusto Maciel de Sousa, de 48 anos, quer ocupar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Filiado ao PL, o militar está fazendo a sua pré-campanha com propostas no campo econômico, social e esportivo. “Quero contribuir com o Estado que me acolheu”, declara.

Nascido em Ponta Porã (MS), estudou em colégio militar e depois prestou concurso para oficial na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). “Era o início de 1998. Eu olhei para o mapa e decidi vir morar no Acre. Foram 32 anos de Exército e 10 servindo aqui”, disse.

Além de engenheiro militar, o coronel Augusto Maciel (nome de guerra) também é formado em Educação Física e tornou-se um atleta de alta performance. “Eu fui convocado para a equipe de triátlon e competi na Índia, Equador, EUA, Honduras. Depois de algum tempo, nesta mesma modalidade, fui ao mundial no Canadá e fiquei em segundo lugar”, relatou, acrescentando que as etapas da prova eram 10 km de natação, 418 km de bicicleta e 84 km de corrida”.

Por causa do excelente desempenho, ele foi convidado para ser instrutor de educação física no Rio de Janeiro, onde assumiu o cargo de técnico da equipe feminina de pentatlo. “Eu ainda participei dos jogos mundiais militares. Enfim, eu fui atleta e treinador de alta performance, competindo nacional e internacionalmente”, destaca.

Agora, na reserva, o militar, que fixou residência no Acre, dedica-se à produção rural no município de Porto Acre. Além do empreendedorismo, também decidiu ser pré-candidato a deputado estadual. “A nossa região tem localização estratégica, temos recursos naturais únicos e uma vocação econômica para o agronegócio, notadamente a agroindústria”, propõe o pré-candidato, para quem a política é um meio para devolver à população aquilo que é dela.

Agronegócio

“Possuímos uma localização estratégica quando se trata de exportações e podemos atrair inúmeros investimentos como, por exemplo, o desenvolvimento de polos de tecnologia e pesquisa farmacêutica, cosmética e alimentícia, dentre outras tipologias produtivas que podem se adequar plenamente às potencialidades regionais”, disse.

Aproveitar o potencial em culturas como a mandioca, a banana, o açaí, o café e a fruticultura de modo geral é uma das bandeiras do pré-candidato a deputado estadual.

“A agroindústria deveria ser uma das prioridades do agronegócio, já a pecuária, que está consolidada, precisa de novas técnicas de manejo, que utilizem ciência e tecnologia, para o aumento do rebanho, respeitando o meio ambiente”, afirma Augusto Maciel, defendendo a adoção de políticas de Estado para impulsionar o desenvolvimento.

Autismo

Pai de uma menina diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o pré-candidato, que buscou o diagnóstico e tratamento precoce, disse que o número de crianças autistas no estado é alto e, de forma proporcionalmente inversa, o poder público não dispõe de uma estrutura adequada para receber essa demanda. “E nem para dar suporte para as famílias, que vivem em função das crianças. O estado precisa estar aparelhado para diagnosticar e tratar esse público. Eu invisto um terço do meu salário com o tratamento adequado para minha filha, que antes não falava, e hoje já se comunica. Por isso, uma das minhas lutas, será que o estado ofereça tratamento adequado para todas as crianças autistas e famílias do Acre”, enfatiza o Cel. Augusto Maciel.

Carreira exemplar

Augusto Maciel teve uma carreira militar exemplar. Iniciou como aspirante a oficial e chegou ao posto de Coronel, com todas as promoções por mérito. Nessa jornada, participou de cursos de Guerra na Selva, Paraquedismo, Escalador de Montanhas, Mergulho, Altos Estudos Militares e de Operações Antiminas, no Equador. Além disso, trabalhou em missões da União dos Estados Unidos (UEA) e de cooperação internacional, instruindo os oficiais das forças armadas de Honduras.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas