Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Obras paralisadas em Brasileia pauta, hoje, visita técnica de Comissão da Câmara dos Deputados

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

A Comissão Externa sobre Obras Públicas Paralisadas e Inacabadas, da Câmara dos Deputados, agendou para hoje (10) dois importantes eventos no Acre: Visita Técnica nas obras da ponte e do anel viário de Brasiléia, na fronteira do Brasil com a Bolívia, e ainda um seminário que discutirá medidas para retomada dos trabalhos desta obra naquela região.

A visita foi proposta pelo deputado Roberto Duarte (Republicanos) que será o coordenador do grupo de inspeção. “O objetivo da visita é reunir representantes dos órgãos e prefeitos da região para que seja realizado levantamento, in loco, acerca da paralisação da obra do anel viário de Brasiléia. Impende realçar que a obra, paralisada, causa mais prejuízos aos cofres públicos, uma vez que o retardamento de sua retomada custará ainda mais caro, com ajustes e consertos por deterioração de materiais”, justificou Duarte.

A construção do anel viário de Brasiléia foi iniciada em 2021 e segue suspensas, sem previsão de entrega. A obra é de extrema importância para a ligação logística da região do Alto Acre com a Bolívia e o Peru, facilitando o comércio acreano com a Ásia.

Já a ponte que liga as cidades de Brasiléia e Epitaciolândia é considerada uma obra estratégica para o tráfego na Rodovia Interoceânica, que vai até o Peru, o que promoverá a integração econômica e social dos países da América do Sul. A obra prevê ainda 10 quilômetros de estrada, contornando os dois municípios. Com a conclusão das obras se espera retirar os veículos de carga, que fazem exportação pela BR-317, do tráfego das cidades, preservando as vias urbanas. Além de facilitar o tráfego na região, as obras beneficiarão mais de 50 mil habitantes e movimentarão a economia com a geração de emprego e renda.

Entre as autoridades convidadas, estão o governador Gladson Cameli (PP), Diretor-Geral e Superintendente do DNIT no Acre, Diretoria do DERACRE, Luiz Gonzaga (PSDB) atual presidente da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), senador Alan Rick (UB), prefeito de Epitaciolândia Sérgio Lopes, prefeito de Capixaba Manoel Maia, a prefeita de Brasileia Fernanda Hassem (PP), além de representantes das Câmaras das respectivas cidades.

Também foi marcada a realização de um seminário. Essa foi uma proposta da deputada Socorro Neri (PP). O evento conta com dois atos. O primeiro contará com as participações de representantes do DNIT, da Controladoria-Geral da União (CGU), da ALEAC, da FIEAC, do DERACRE e do poder legislativo e executivo de Brasiléia.

“O Seminário tende a compreender os motivos que levaram a paralisação das obras da ponte e anel viário, e, sobretudo, encontrar soluções e traçar os encaminhamentos necessários para a retomada das referidas obras. Além disso, a atuação conjunta das entidades convidadas a debater sobre o tema contribuirá, efetivamente, para encontrar soluções para os problemas que paralisaram as obras em questão”, justificou Neri em seu requerimento.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas