Connect with us

POLÍCIA

Polícia Federal realiza operação no Juruá para desarticular organização criminosa que retém cartões de indígenas

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de julho, a Polícia Federal deflagrou a Operação “Araras” com o objetivo de cumprir 07 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Walter e Cruzeiro do Sul. A operação é fruto de investigação realizada no bojo de inquérito policial instaurado em setembro de 2021.

Foi identificada uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de apropriação indébita e estelionato, praticados em detrimento de indígenas pertencentes à tribo Shawãdawa – ARARA em português, que habitam o sudoeste do estado do Acre, altura do município de Porto Walter.

A ORCRIM é formada por comerciantes estabelecidos em Cruzeiro do Sul e Porto Walter que realizam a captação e retenção forçada de cartões bancários, senhas e documentos pessoais das vítimas. Além dos comerciantes alvos da operação, também foram identificados outros integrantes do grupo que atuavam realizando saques e a apropriação dos benefícios assistenciais e previdenciários, além de outras transações bancárias em nome dos indígenas, sem o seu conhecimento.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato previdenciário, art. 171, § 3º, do Código Penal, extorsão, art. 158 do Código Penal, e apropriação indébita, art. 168 do Código Penal, com penas de até 10 anos e meio de reclusão.

Além desses crimes, é possível ainda que os investigados possam responder também pelo art. 158 do Código Penal, que pode ensejar reclusão de até mais 10 anos.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas