Connect with us

POLÍCIA

Polícia Militar do Acre forma 23 profissionais em Curso Operacional de Rondas Ostensivas Tático Móvel

Publicado

em

Agência AC

Foram necessários exatos 90 dias exaustivos, de muita determinação, garra e coragem, para que 23 profissionais da segurança pública concluísse o 1° Curso Operacional de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), realizado pela Polícia Militar do Acre (PMAC).

A solenidade de formatura dos concludentes aconteceu na manhã desta quarta-feira, 1, no pátio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na presença de seus familiares e também das autoridades do Estado.

Entre os convidados, estavam o governador Gladson Cameli, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos, o comandante-geral da Polícia Militar, Paulo César Gomes, o chefe do Gabinete Militar, Amarildo Camargo e o deputado estadual Cadmiel Bonfim.

“Vim agradecer pelo compromisso que vocês têm em servir e proteger nossa gente. Sei que foi difícil passar tantos dias longe da família, mas tenho certeza que o resultado foi gratificante. No que compete a mim, sempre tentarei criar as condições necessárias para tornas nossas polícias cada vez melhor, valorizando e mantendo a instituição como braço forte”, disse o governador.

O governador parabenizou os profissionais e reafirmou seu compromisso em manter a valorização dos profissionais. Foto: Diego Gurgel/Secom

Iniciado no dia 1 de setembro, com um total 46 participantes, entre eles, 41 policiais militares do Acre, dois do Amazonas e três policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), ao longo das etapas e dificuldades enfrentadas, apenas 23 conseguiram lograr êxito em concluir o curso e serem reconhecidos como “Raianos”, nome dado aos profissionais especializados em realizar patrulhamento tático móvel, a nível de Estado.

“Sinto orgulho de estar aqui hoje finalizando este ciclo e prestigiando a festa de vocês. Os senhores e senhoras agora carregam uma nova responsabilidade, a de levar a bandeira dessa unidade e perpetuar os valores do operador de segurança pública. Meus parabéns a você e também a família que sofreu e torceu junto. Parabéns a todos os Raianos”, destacou Paulo Cézar, secretário de Segurança Pública do Estado.

Ao currículo, os novos cursados também agregaram certificações com o curso de Choque Ligeiro, promovido pela Rotam da Polícia Militar do Pará (PMPA), além de um curso de Atendimento Pré-Hospitalar em combate, promovido pela Sejusp, e ainda um estágio para aplicações táticas realizado pelo Bope.

Paulo César destacou o esforço do governo em promover a capacitação dos profissionais em 2021.Foto: Diego Gurgel/Secom

“Quero agradecer ao governador pelos investimentos e incentivos, também ao secretário pelo esforço em trazer diversos cursos para formação dos nossos profissionais, batemos o recorde de cursos esse ano. Por fim, parabenizar a todos que chegaram até aqui conquistando seu espaço na Rotam. É mais uma etapa na formação profissional da Polícia Militar e que com certeza muito importante para a nossa instituição”, finalizou o comandante geral, Paulo César Gomes.

Com apenas dois anos dedicados a Polícia Militar do Acre, Fernanda Cunha, de 30 anos, foi uma das poucas mulheres concludentes do curso, ocupando a terceira colocação entre os que mais se destacaram. Apesar de não ter dependentes, ela teve que abrir mão dos cuidados com a mãe idosa, ao longo desses 90 dias, para se desdobrar e poder garantir chegar até o final do curso.

Comandante-geral da Polícia Militar também parabenizou os formados e condecorou com medalhas os três profissionais destaques da tropa. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Tive o prazer de dar esse orgulho pra minha mãe, em mais uma etapa da minha carreira vencida. Agradeço a ela, família e amigos pela compreensão, em ter me dado apoio e toda ajuda que precisei. Sobre o curso, não tive privilégios por ser mulher, tive o mesmo tratamento de todos, posso dizer que fiz o meu melhor”, declarou a militar.

Fernanda recebeu medalha das mãos do governador Gladson Cameli, por se classificar sem 3° lugar entre os que se destacaram no curso. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ainda durante a solenidade, o governador Gladson Cameli e o secretário de segurança, Paulo Cézar Rocha, assinaram a ordem de serviço para início das obras de reforma do 2° Batalhão de Polícia Militar. O recurso é de aproximadamente R$ 544 mil.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍCIA

Sete celulares, dois carregadores e drogas são apreendidos no presídio de Sena Madureira

Parte dos materiais foi arremessada por cima do muro da unidade

Publicado

em

Por

Ascom/Iapen-Polícia Penal

A Polícia Penal em Sena Madureira apreendeu na manhã desta sexta-feira, 21, sete celulares, dois carregadores, uma bateria e 38 trouxinhas de uma substância aparentando ser maconha na Unidade Penitenciária Evaristo de Morais.

Os seis celulares, os carregadores e a bateria foram encontrados durante a ronda dos policiais pelo lado de dentro do muro do presídio. Já o sétimo celular e o entorpecente apreendidos são fruto de revista de rotina feita nas celas pelos policiais penais de plantão.

Dois presos foram identificados como donos do celular e do entorpecente e foram conduzidos à Delegacia do município. Após retornarem, foram encaminhados ao isolamento preventivo.

No âmbito da unidade, um procedimento administrativo será aberto para apuração dos fatos e aplicação da falta conforme orienta a Lei de Execução Penal.

Continue lendo

POLÍCIA

Governador e primeira-dama não são investigados na Operação Status Debitum, diz diretor de Polícia Civil

Publicado

em

Por

“Essas operações só são possíveis graças à liberdade, independência e estrutura que o governador nos oferece para realizarmos as investigações”, disse, na manhã desta sexta-feira (21), o diretor geral de Polícia Civil do Acre, delegado Josemar Moreira Portes, durante entrevista coletiva sobre a realização a primeira fase da “Operação Status Debitum”, que investiga desvios de conduta no pagamento de precatórios no Estado e em Mato Grosso do Sul. Acompanhado de outros quatro delegados envolvidos nas investigações, Portes disse que Gladson Cameli e sua esposa, a primeira dama Ana Paula ou qualquer outro membro de sua família não são investigados no caso e que o governador é o principal interessado nos esclarecimentos do caso.

A operação “Status Debitum”, desencadeada pela Polícia Civil, surgiu a partir de declarações, à Polícia Federal, por um ex-procurador geral de Justiça do Estado, dando conta da existência do que chamou de “Mafia dos Precatórios”, que são dívidas reconhecidas pelo Governo à particulares e que estariam sendo pagas a partir de tráfico de influência envolvendo autoridades do Estado mediante pagamento de propina. No caso, são citados um ex-procurador do Estado e um ex-presidente da seção Acre da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Além deles, o ex-procurador que foi o autor da denúncia também foi alvo das operações da Polícia nesta manhã, cujas casas a foram visitadas pelos policiais em busca de provas que vão subsidiar o inquérito sobre o caso, que continua sob sigilo e segredo de Justiça. As operações de hoje foram coordenadas pelo delegado Pedro Rezende.

“O objetivo é colher elementos probatórios de crimes contra a administração pública praticados por organização criminosa que atua no pagamento ilegal de precatórios, dívidas do poder público reconhecidas judicialmente”, disse Rezende.

Nesta manhã foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, cinco deles em Mato Grosso do Sul. Os mandados foram contra escritórios de advocacia citados nas denúncias, incluídos de profissionais de Direito daquele Estado. “Na verdade, são pessoas com vínculos com as pessoas investigadas no Acre”, disse o delegado Josemar Portes. Não há réus presos no caso.

A Polícia Civil tem 30 dias para concluir o inquérito, que podem ser prorrogados. “Não temos ainda como afirmar se há culpados ou não no caso. O que estamos fazendo é coletando informações para, ao final do inquérito, podermos dizer à sociedade acreana se as denúncias são verdadeiras ou não. Se verdadeiras, os culpados serão apontados”, disse o delegado Portes.

ContilNet

Continue lendo

POLÍCIA

Brasileiro é espancado na Bolívia e bombeiros do Acre fazem resgate

Publicado

em

Por

Na manhã desta quinta-feira, 20, por volta das 9 horas, a guarnição do Corpo Bombeiros do 5°Batalhão, em Epitaciolândia, foi acionada para fazer o resgate de um cidadão brasileiro que encontrava-se desacordado e com suspeitas de agressão física na cidade de Cobija-Pando.

Foto legenda ; Bombeiros realizam resgate de brasileiro em Cobija

A vítima estava desorientada e com hematomas na face, foi encaminhado ao Pronto Socorro de Brasileia onde recebeu os devidos cuidados. A guarnição teve o Apoio da equipe de Bombeiros de Cobija.

[Ascom CBMAC]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia