Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho 107 anos: AcreNews mostra as curiosidades e fatos marcantes da cidade

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

A capital de Rondônia, Porto Velho, completa 107 anos de sua criação nesse sábado, 02 de outubro. Limítrofe ao Estado do Acre, pelo município de Acrelândia, a cidade virou um dos principais destinos dos acreanos quando o assunto é lazer, negócios e tratamento de saúde com destaque para atendimentos nas áreas da oncologia e oftalmologia. 

Vem de Porto Velho e dos seus distritos os muitos acessos do site AcreNews, por isso tomamos a liberdade para mostrar aos nossos leitores alguns fatos curiosidades da capital dos rondonienses e congratular esse importante município brasileiro.   

As três Marias. Caixas d’água é um dos principais cartões portais da cidade

TERRITÓRIO ‘MACETA’

Você sabia que Porto Velho possui a maior área territorial entre todas as capitais brasileiras? Muito mais que isso, a cidade é a única que faz fronteira com outro país, a Bolívia. Ela é tão grande que possui oficialmente 12 distritos espalhados em seus 34 mil km². Para exemplificar, a área é maior que os estados de Alagoas e Sergipe.

HAJA BOLO!

Curiosamente, Porto Velho possui duas datas de aniversário. A principal comemora-se hoje e a segunda em janeiro, no dia 24.  Em 2 de outubro de 1914, o governador do Amazonas, Jonathas Pedrosa, elevou à categoria de Cidade. Vale lembrar que Porto Velho pertencia ao território do Amazonas, pela vila Humaitá, por isso houve a intervenção do executivo. Em janeiro de 1915, foi feita a solenidade de instalação da cidade com a escolha do que seriam hoje o prefeito e os vereadores.

OLHA O TREM

Locomotiva Estacionada na Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM)

A população de Porto Velho, cerca de 41% é formada por um grande contingente de imigrantes, ou seja, grande parte dos seus moradores nasceram fora do estado. A chegada dos imigrantes ocorreu da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em 1907, por meio da empresa americana Madeira Mamoré Railway Company. Essa construção, mais tarde, foi retratada por uma minissérie da Rede Globo, Mad Maria. A estimativa populacional é de 548 mil moradores que são chamados de “beraderios”   

O MADEIRA

As margens do Rio Madeira, agências levam os turistas para um passeio

O Rio Madeira é o principal manancial que abastece a cidade e seus distritos. Ele nasce nas cordilheiras dos Andes, pela Bolívia, onde recebe o nome de Rio Bene. No Brasil, deságua na calha da bacia do Rio Amazonas. Recebeu o nome “Madeira” por trazer em suas águas, de tons marrom, na temporada das chuvas, grande quantidade de troncos e árvores. Por muitos anos, o rio foi considerado um empecilho para o desenvolvimento na região. A BR-364 no Distrito da Ponta do Abunã era repartida e dependia de uma balsa para ligar o seu território rumo ao Acre.

VAI COMER? PROVE A CALDEIRADA

Na cidade é possível encontrar vários tipos de comida, desde as mais sofisticadas até as mais simples de rua. O peixe é o principal ingrediente. Um dos pratos típicos da região é a caldeirada de tambaqui ou de tucunaré, um caldo bem famoso que acompanha, após a degustação, doces de frutas tradicionais da Amazônia.

LIGAÇÕES ENTRE PORTO VELHO E O ACRE

Vem de Porto Velho a energia que é consumida no Estado do Acre, pelo sistema de linhões que cortam as propriedades ao longo da BR-364. A cidade possui uma usina hidrelétrica (UHE Santo Antônio) que é interligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável por mandar energia para todas as regiões do Brasil.  A UHE possui 50 turbinas do tipo Bulbo para geração de energia elétrica com potência de cerca de 71,6 megawatts.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACRE

INMET havia alertado para chegada de temporal, mas chuva começa mansinha em Rio Branco

Publicado

em

Por

Com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Relatório de Previsão do Tempo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (SEMAPI) emite um alerta de chuvas  intensas para todo o Estado do Acre, com início nesta segunda-feira (24) até próximo ao meio-dia desta terça-feira (25), com aviso de grau de severidade em perigo e fortes ventos de 60-100 km/h.

A previsão no relatório indica que a chuva será entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia e que a tempestade teria início às 11h desta segunda-feira, com previsão de término às 11h de terça-feira em todos os municípios. No Portal do INMET, o mapa do Acre se mantém na cor alaranjada, que indica perigo, principalmente nas mesorregiões do Vale do Acre e Vale do Juruá.

A SEMAPI divulga diariamente o relatório com a previsão do tempo, aviso meteorológico, nível dos rios e os números de chuva acumulada no Estado do Acre.  Para obter mais informações em caso de tempestade, busque a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

[ContilNet]

Continue lendo

POLÍTICA

Governador Cameli manda pagar salário de janeiro na próxima sexta-feira

Publicado

em

Por

Cumprindo com o calendário anual de pagamento, divulgado na terça-feira, 11 de janeiro, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o governo do Estado do Acre realiza nesta sexta-feira, 28, o pagamento dos servidores ativos da administração pública estadual.

O calendário anual de pagamento do Estado foi divulgado na terça-feira, 11, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Imagem: Decom/Seplag

Conforme divulgado no calendário anual de pagamento, os servidores inativos e pensionistas devem receber seus proventos dois dias antes dos servidores ativos, portanto o pagamento estará disponível em conta na quarta-feira, 26.

Ao todo serão 51.122 servidores do Estado que receberão seus proventos em dia, como anunciado pelo governo, sendo destes 33.009 servidores ativos, 13.891 servidores inativos e 4.222 pensionistas, e um montante de R$ 281.220.210,93 em circulação na economia local.

Continue lendo

EDUCAÇÃO

Doutora em Educação, filha de Tarauacá entrega livro com sua tese de doutorado na biblioteca da cidade

Publicado

em

Por

A professora Rosinéia Frota, que concluiu recentemente o doutorado, entregou na manhã desta segunda-feira (24), na biblioteca de Tarauacá, Alcelmo Marinho Lessa, o livro fruto da tese de doutorado em Ciência da Educação. Ela foi recepcionada pela coordenadora do local, Ilka Frota.

Nascida em Tarauacá, Rosinéia Frota fez questão de prestigiar a cidade onde nasceu entregando ao acervo da biblioteca um exemplar. Acompanhada pela mãe, Dona Zélia Frota, a agora doutora em Educação, disse que o ato tem um significado especial.

“Foi um momento ímpar, uma vez que a coordenadora é minha prima legítima, filha da minha tia Vanda Frota, única irmã do meu pai Manoel Frota”, disse ela emocionada.

O livro está disponível aos leitores também no formato e-book e pode ser adquirido pela Amazon Kindle. “Minha gratidão a todos os leitores da minha cidade natal TARAUACÁ”.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia