Connect with us

POLÍTICA

Socorro Neri fala sobre os desafios na Educação; “Despolitizar foi o pedido do governador”, revela

Publicado

em

Foto: Reprodução

A nova secretária de Educação do Acre é a ex-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri. Segundo o Wikipédia, ela é Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza, uma pedagoga, professora e política brasileira, formada pela Universidade Federal do Acre, com mestrado e doutorado em Educação, realizados na UFRJ e UFMG. Docente da UFAC, foi vice-reitora e pró-reitora de graduação. Nascida em Tarauacá, no interior do Acre, é conhecida pelo rigor técnico com que conduz suas missões.

Pois é esta mulher quem assume a pasta a convite do governador Gladson Cameli (Progressistas) nessa segunda fase de seu mandato com a missão de despolitizar geral. Talvez tenha sido a forma encontrada por Cameli para tirar a maior secretaria do Estado do olho do furacão, exatamente por ser usada e abusada politicamente há muitos anos. Ela, sempre muito discreta, técnica na essência da palavra, topou dar uma palavrinha com o Acrenews. Falou pouco, mas foi precisa para revelar que tem um novo ciclo pintando aí, marcado principalmente pelo inédito distanciamento de conchavos políticos, um pedido especial do governador. Veja o que ele disse mais:

Acrenews – Professora, que dimensão a senhora dar a esse novo desafio?

Socorro Neri – O desafio é imenso. A rede estadual de ensino cresceu muito e o contexto adverso da pandemia, que impôs o ensino não presencial, tornou ainda maior o desafio de garantir a aprendizagem para todos os estudantes, sobretudo para os das escolas do campo e indígenas. Essa semana o ano letivo de 2021 está sendo iniciado em grande parte da rede, mas há municípios que ainda estão concluindo o ano letivo de 2020 e, no tocante a quase todas as escolas rurais, os anos letivos de 2020 e 2021 precisarão ser realizados em ciclo. E estamos organizando as condições para que no segundo semestre letivo de 2021, a rede estadual possa retomar atividades presenciais, passando ao sistema híbrido. Temos, nesse cenário, que equalizar déficit de servidores, amenizar perdas salariais, reestruturar escolas e fortalecer a capacidade operativa dos núcleos nos municípios. Há muito trabalho pela frente.

Acrenews – A senhora já montou sua equipe?

Socorro Neri – A SEE tem uma equipe em atividade. Estou me integrando a essa equipe, respeitando a experiência de cada um profissional, e só farei alterações que fizerem necessária.

Acrenews – A senhora é filiada ao PSB. Sua ida para o governo significa a chegada do partido também?

Socorro Neri – O convite do governador para que eu assumisse a educação foi pessoal. A discussão de aliança com o PSB será feita ou não por ele junto aos dirigentes do partido.

Acrenews – O governador lhe pediu alguma coisa em especial em relação a gestão?

Socorro Neri – O governador demonstrou conhecimento da secretaria e me recomendou despolitizar a gestão e organizar processos e procedimentos para melhorar a transparência e a eficácia.

Acrenews – Há muita expectativa com sua chegada, dado ao seu histórico de boa gestora. Isso é bom ou ruim?

Socorro Neri – Assumo a SEE num momento de grandes dificuldades. Superá-las exigirá decisões de governo. De minha parte, o que posso garantir à sociedade acreana é o mesmo que garanti ao governador, de que me empenharei, de forma integral, buscando superar cada uma das atuais dificuldades, com ética, legalidade e foco no interesse público.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Governador Cameli manda pagar salário de janeiro na próxima sexta-feira

Publicado

em

Por

Cumprindo com o calendário anual de pagamento, divulgado na terça-feira, 11 de janeiro, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o governo do Estado do Acre realiza nesta sexta-feira, 28, o pagamento dos servidores ativos da administração pública estadual.

O calendário anual de pagamento do Estado foi divulgado na terça-feira, 11, pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Imagem: Decom/Seplag

Conforme divulgado no calendário anual de pagamento, os servidores inativos e pensionistas devem receber seus proventos dois dias antes dos servidores ativos, portanto o pagamento estará disponível em conta na quarta-feira, 26.

Ao todo serão 51.122 servidores do Estado que receberão seus proventos em dia, como anunciado pelo governo, sendo destes 33.009 servidores ativos, 13.891 servidores inativos e 4.222 pensionistas, e um montante de R$ 281.220.210,93 em circulação na economia local.

Continue lendo

POLÍTICA

Gladson assina decreto que cria programa de CNH Social

O programa vai oferecer à população de baixa renda a oportunidade de obter, adicionar ou mudar categoria da habilitação gratuitamente

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), lançou oficialmente nesta segunda-feira, 24, no Palácio Rio Branco, o Programa CNH Social. Serão oferecidas 2001 vagas para a população de baixa renda  obter a primeira habilitação, mudar ou adicionar categoria gratuitamente.

Serão aplicados cerca de R$ 3 milhões em recursos próprios do Detran no Programa CNH Social, fazendo com que a receita do órgão retorne à população do estado por meio de inclusão e cidadania.

“Hoje é um dia muito feliz para nós, porque estamos não somente lançando um  programa para beneficiar pessoas de baixa renda, mas também garantindo geração de emprego para aquelas que necessitam da primeira habilitação ou adicionar a categoria”, ressaltou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

O programa vai beneficiar mais de 2 mil famílias (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Segundo Taynara, o edital de abertura para as inscrições será publicado até o dia 15 de fevereiro. Interessados em se inscrever devem ficar atentos à próxima fase do programa, com a abertura do edital para as inscrições no certame. “Todo o processo será amplamente divulgado na mídia”, informou.

O governador Gladson Cameli falou sobre a importância do programa. ” Nós queremos ajudar a quem mais precisa. Esperamos que os beneficiados com a carteira de motorista tenham condições de arrumar um emprego e poder levar renda para as suas famílias”, declarou.

O Programa CNH Social é cumprimento de promessa do Governador Gladson Cameli Foto: Diego Gurgel/Secom

A lei de criação do programa é de autoria do deputado estadual Luiz Tchê (PDT), que esteve presente no evento, e ressaltou que o projeto  foi aprovado por unanimidade pelos deputados, em dezembro de 2021.

Inscrições

A próxima fase do programa será a publicação do edital no Diário Oficial do Estado (DOE).  Para se inscrever, os interessados devem cumprir os critérios estabelecidos pelo programa e ter Cadastro Único (CadÚnico) nos programas sociais e estar ativo há, pelo menos, seis meses; ter idade igual ou superior a 18 anos; e saber ler e escrever.

Os contemplados receberão isenção de taxas como inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico. A pessoa com deficiência (PCD) classificada dentro do número de vagas também será isenta de pagar pelo exame toxicológico e junta médica, exigidos para a categoria profissional.

Serão oferecidos, ainda, o curso teórico de legislação de trânsito,  aulas práticas de direção, e até três retestes gratuitos, por meio de parcerias com os Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Modalidades

Cada pessoa poderá se candidatar em apenas uma das modalidades do programa, divididas em estudantil, urbana e rural. Poderão se inscrever à CNH Social Estudantil pessoas de 18 a 25 anos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública estadual do Acre, com CadÚnico ativo.

As modalidades urbana e rural são destinadas, respectivamente, a moradores da área urbana e rural com inscrição ativa no CadÚnico. Os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

Cinco por cento das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência, com exceção das pessoas que irão fazer a mudança para a categoria D. Nesse caso, não haverá reserva de vagas para PCDs.

Continue lendo

POLÍTICA

Deracre conclui operação tapa-buracos e estrada de Porto Acre vira um “tapete”

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), concluiu os serviços de tapa-buracos na estrada AC-10, que liga Rio Branco a Porto Acre.

De acordo com o presidente do Deracre, Petronio Antunes, a autarquia trabalhou em parceria com a prefeitura de Porto Acre para garantir a trafegabilidade da AC-10.

“Temos um compromisso de manter a estrada AC-10 em condições essenciais de trafegabilidade, garantindo o direito de ir e vir da população”, afirmou o presidente.

Antunes relembra que o governador Gladson Cameli assumiu governo do Acre com as estradas abandonadas.

“Encontramos nossas estradas em péssimo estado e com a chegada do governador Gladson no governo nos foi determinado que o Deracre trabalhasse de inverno a verão para garantir os serviços de tapa-buracos nas vias”, lembrou.

Além disso, Petronio Antunes ressaltou o compromisso do governo e da bancada federal em prol dos municípios e aproveitou a oportunidade para agradecer o esforço dos parlamentares.

Governador Gladson Cameli determinou que o Deracre realizasse os serviços de tapa-buracos na AC-10. Foto: Ascom/Deracre

“Sem o trabalho de todos não seria possível. São serviços que garantem a trafegabilidade nas estradas e nossa previsão para esse ano é que sejam feitos mais investimentos do governo federal em nosso estado, para assim fornecer uma manutenção com muito mais qualidade”, enfatiza Antunes.

Os agentes técnicos do Deracre promoveram serviços de reenquadramento dos pontos danificados, retirada e limpeza do pavimento quebrado, impermeabilização, aplicação e compactação da nova massa asfáltica. Nesta ação foi utilizada uma retroescavadeira, um rolo liso e um caminhão espargidor.

Prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, agradeceu o presidente do Deracre, Petronio Antunes, pelos trabalhos realizados no município. Foto: Luy Andriel/Ascom Deracre

“Agradeço primeiramente a essa parceria entre Estado, município e comunidade, pois sem isso a ação não seria possível. Quero frisar que essa estrada melhorou bastante graças à execução de serviços essenciais do Deracre e às obras do governo em Porto Acre”, agradeceu o prefeito, Bené Damasceno.

As ações do Deracre seguem por todo o estado e visam garantir a melhoria da qualidade de vida dos acreanos, além de facilitar a trafegabilidade em todo Acre. As equipes técnicas seguem trabalhando em outras vias estaduais.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia