POLÍTICA
Com foco em reaproveitamento de resíduos, prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, anuncia o “Acre recicla”

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Tião Bocalom (PL), anunciou nesta terça-feira (27), por meio de publicação nas redes sociais, a articulação do programa Acre Recicla, iniciativa voltada à destinação correta de resíduos plásticos e de vidro para reaproveitamento industrial. O projeto foi apresentado em reunião com representantes do Sicredi Acre e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (CINRESO).
De acordo com Bocalom, o programa prevê a implantação de uma usina para produção de material termoplástico, a chamada madeira plástica, a partir de resíduos recicláveis. O projeto piloto será iniciado em Rio Branco, com previsão de ampliação para outros municípios acreanos. A proposta inclui a distribuição semanal de sacos plásticos de 100 litros para que a população possa separar materiais como plásticos, PET e vidro, que serão recolhidos e encaminhados para processamento.
O prefeito destacou que a iniciativa busca unir reciclagem, sustentabilidade e preservação ambiental, com base em experiências já adotadas em outros estados, como Santa Catarina. Segundo ele, o Acre Recicla é uma mudança de abordagem na gestão de resíduos sólidos, com foco na prática e no reaproveitamento do lixo como matéria-prima, reduzindo impactos ambientais e estimulando ações sustentáveis nos municípios.













