Connect with us

ACRE

Acre foi um dos estados mais afetados, na pandemia, quanto a procedimentos oftalmológicos

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontou nesta semana por meio de captação de dados que durante a pandemia do Covid-19 houve queda no número de procedimentos à assistência aos pacientes com problemas de visão dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A autarquia fez comparativos entre os anos de 2019 e 2020 e verificou que o Acre foi um dos estados que foi mais afetado.

Em termos proporcionais, o problema afetou mais o Acre com queda de 64% no número de consultas, Piauí (-57%) e Mato Grosso do Sul (-53%). “Entre os estados, os piores desempenhos, quando comparados os números absolutos de 2020 com 2019, aparecem São Paulo (-1,7 milhão de consultas), Minas Gerais (-441 mil) e Rio de Janeiro (-406 mil)”, informou a CBO.

Dentre as 27 unidades da federação, apenas o Amapá aparece com um aumento de 33% na realização de consultas oftalmológicas, quando comparados os anos de 2019 e 2020.

A autarquia informou ainda por meio de um relatório que os dados de janeiro a junho de 2021, “sugerem uma tendência de recuperação no volume de consultas, mas os índices não devem superar a produção de 2019, último período em que o atendimento aconteceu sem intercorrências”.

“Há dois anos, em seus seis primeiros meses, foram registradas 5,2 milhões de consultas oftalmológicas na rede pública. No exercício em curso, no mesmo intervalo, este total ficou em 4,8 milhões”, acrescentou.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas