ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Agência de publicidade do Acre sai na frente ao adquirir a mais moderna e poderosa Internet, a Starlink
A Agência Cidade Publicidade e Propaganda, empresa genuinamente acreana, deixou a concorrência na poeira ao adquirir primeiro o que há de mais moderno no mundo em internet, a Starlink. Produto da Spacex, do multimilionário Elon Musk. O hardware veio diretamente dos Estados Unidos.
O empresário Vagner Lucena, dona da Cidade, não revelou valores, mas fez questão de frisar que realizou um “investimento alto no que há de mais moderno”.
O que é?
Por ser via satélite, a internet da Starlink não é pensada para centros urbanos e/ou com fácil acesso à internet. Pelo contrário: a tecnologia foi criada para trazer conectividade a áreas remotas, como fazendas, alto mar, deserto, entre outros; sendo uma alternativa interessante também em casos de desastres naturais.
A expectativa da companhia é que os usuários possam assistir a streamings de vídeo, jogar online e ter uma alta demanda de uso de internet com baixa latência – ou seja, com baixo tempo de resposta. A companhia especificou as velocidades:
Velocidades máximas de conexão: 250/20 Mbps de download/upload
Velocidades médias de conexão: a velocidade típica é de 50-250/10-20 Mbps de download/upload. Velocidades mínimas de conexão: não há garantia de velocidade mínima para download ou upload.
Como funciona?
Após receber o kit, o próprio cliente é responsável pela instalação. A Starlink oferece um aplicativo para auxiliar neste processo e identificar os melhores ângulos para o satélite. A companhia menciona que árvores, paredes e outros objetos podem obstruir o sinal e dificultar o funcionamento do aparelho.
Não há um tempo mínimo de contrato. O cliente pode cancelar o serviço quando quiser.
No ar (Literalmente)
Após o pedido da Space X para lançar 29.988 satélites em 2020, a FCC (Anatel Americana) finalmente permitiu. Mas não tudo… Serão 7.500 satélites maiores e que contam com uma antena extra – o que já tem causado muita preocupação à comunidade astronômica mundial.