Connect with us

POLÍTICA

Ao Acre News, Eliane Sinhasique confirma que deixou o MDB após uma década

Publicado

em

Da Redação do Acre News/ Foto: Reprodução

A ex-deputada e atual Secretaria de Empreendedorismo e Turismo do Acre, Eliane Sinhasique, confirmou com exclusividade à reportagem do Acre News que está deixando o MDB, partido da qual foi filiada há uma década. Em entrevista concedida hoje (01), Eliane enfatizou que teve uma conversa ‘amistosa e verdadeira’ com o atual presidente da sigla no Acre, o deputado Flaviano Melo, onde expôs os motivos para o desembarque do “glorioso”.

Entre os motivos para deixar o MDB, segundo ela, as ‘impiedosas’ regras básicas de ‘matemática’. Eliane almeja voltar a sentar em uma cadeira de deputada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Em 2018, apesar de obter votação expressiva, não foi eleita por conta das regras do quociente eleitoral, pensando nisso, resolveu procurar outro partido para ampliar chances de sucesso.

“Matematicamente falando, eu não tenho nenhuma possibilidade, hoje, de ser deputada pelo MDB por conta do partido ser muito grande, de ter pessoas com votos infinitamente maiores do que os meus pra conseguir uma nova cadeira. Em 2018, por exemplo, se eu não tivesse essa questão do quociente eleitoral, eu seria a 17ª deputada da Aleac! Atualmente, na Assembleia, tem pessoas com bem menos votos do que eu e que ganharam as eleições! No MDB, temos candidatos com potenciais extremos de votos que eu não consigo alcançar. E eu tenho humildade de reconhecer isto!”, justificou.

Outro fator que pesou em sua decisão, diz respeito às contradições de alguns militantes e filiados. Mesmo o partido, em 2018, ter ajudado a eleger Gladson Cameli como Governador, muitos continuam fazendo ‘oposição’. Eliane diz que refletiu sobre esse cenário e discorda prontamente dessa prática levando em consideração a ética e a razão.

“As dissidências dentro do MDB foi outro fator que pesou. Tem uma parte que apoia o Gladson, e outra não. Eu apoio ele! Apoio porque foi um governo que ajudei a eleger e faço parte como Secretária. Eu acredito na força de vontade do governador, no seu poder, acredito no seu trabalho, e eu não posso ser inserida num partido que esteja rachado, não esteja coeso, que não esteja vestindo a camisa Gladson Cameli. Eu sempre fui muito coerente, fiquei muito desconfortável em ver pessoas dentro do MDB que ajudaram a eleger e no outro dia tornaram-se oposição. Eu não tenho essa síndrome do eterno opositor! Nós podemos ser situação, também! Isso não combina com o meu caráter e visão de política e cidadã”, disse.

A reportagem perguntou também sobre os acontecimentos das Eleições 2020, se isto seria outro peso por optar deixar o MDB. Vale lembrar que no pleito municipal, Sinhasique apoiou a ex-prefeita, Socorro Neri (PSB), deixando de escanteio a candidatura do colega, Roberto Duarte (MDB). À época, alguns emedebistas exigiram até a expulsão da ‘Pequena’ por ter, em tese, ‘traído’ o partido. Eliane evitou responder.

Sobre o teor da conversa realizada ontem (30) com o deputado Flaviano Melo, Eliane Sinhasique enfatizou que foi baseada na sinceridade, bastante aberta, franca e amistosa. “Agradeci o espaço que o MDB me concedeu para fazer partido, fortalecer os núcleos das mulheres, do MDB-Kids, do MDB-Guerreiro, fizemos inúmeras atividades. A vida é feita de ciclos, então, encerrou esse ciclo e vai iniciar outro. Farei todo o fortalecimento de núcleos partidários em outra sigla. Neste momento, a gente precisa buscar um espaço onde eu tenha pelo menos a possibilidade de concorrer de forma igualitária, no MDB não tenho essa possibilidade”, acrescentou.

O Acre News questionou sobre as ‘paqueras’, os ‘cortejos’ por parte de outras agremiações. Sem titubear, Sinhasique deixou claro que ainda não escolheu nenhuma sigla, mas tratou de impor as suas exigências. “A gente tem feito muitas conversas com vários partidos. Mas eu vou para um partido que esteja totalmente alinhado com o governador Gladson. Se a sigla não estiver totalmente alinhado com ele, com o seu governo, eu não aceito e estarei fora! Também, que seja um partido que possamos concorrer em pé de igualdade”, concluiu.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍTICA

Pedro Longo luta para ampliar atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas UTIs e CTIs do AC

Publicado

em

Por

O deputado Pedro Longo recebeu no seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (29), o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Acre (CREFITO 18), Rodrigo Campos, para tratar da ampliação do número de profissionais nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Centros de Terapia Intensiva (CTIs) dos hospitais públicos e privados do Estado.

A pauta, que é tem sido uma das prioridades do líder do Governo, será levada para o executivo acreano, no sentido de garantir um atendimento especial à categoria dos terapeutas ocupacionais.

“Estamos sensibilizados com essa luta que não é apenas de interesse da categoria de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, mas de toda a população acreana que depende de uma saúde de qualidade, especialmente as pessoas que estão internadas nas UTIs e CTIs e precisam desses profissionais que são indispensáveis para a evolução positiva dos casos”, destacou o político, elencando comprovações científicas que atestam a importância dos serviços desempenhados pelos especialistas.

Um projeto de lei de autoria do deputado que trata da permanência do profissional fisioterapeuta nos CTIs e UTIs já está em tramitação na Casa do Povo. Se aprovado e sancionado, em cada 10 leitos (adulto, pediátrico e neonatal) será obrigatória a presença ininterrupta de um fisioterapeuta, por tempo integral – nos turnos matutino, vespertino e noturno, de forma a perfazer o total de 24 (vinte e quatro) horas.

“Vamos levar a demanda ao governador Gladson Cameli para que o Executivo abra a possibilidade de novas contratações e amplie as vagas para os terapeutas ocupacionais”, acrescentou Longo.

Rodrigo Campos afirmou que há uma defasagem no quadro de profissionais das unidades de saúde e que a iniciativa de Longo atende o pedido das categorias.

“A iniciativa do deputado Pedro Longo é de extrema importância para a sociedade e pode ser vista como um reconhecimento necessário para essa categoria que exerce um trabalho tão importante no cuidado das pessoas que estão internadas nos CTIs e nas UTIs. A pandemia da COVID-19 foi uma prova de que somos imprescindíveis para o fortalecimento da oferta de saúde. Nosso agradecimento por apoiar essa causa”, afirmou Campos.

Continue lendo

ELEIÇÕES

Governador Gladson Cameli assume a presidência do PP nesta quarta, para entrar em campo de vez pela reeleição

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

O governador Gladson Cameli assume nesta quarta-feira, 29, a presidência do PP, depois de um longo período meio afastado da parte orgânica da sigla por onde se elegeu deputado federal, Senador e Governador. Segundo a fonte do site AcreNews, Cameli deverá assumir em grande estilo para iniciar ele mesmo as tratativas relacionadas a reeleição, com alguma parecida com o que ele fez agora há pouco ao se reunir com maioria dos vereadores da capital.

Ainda segundo a fonte, ao invés de chegar espalhando, a ideia do governador é voltar a reunir a velha guarda e a atual configuração do partido.

Continue lendo

POLÍTICA

Em carta aberta, executiva do PP admite divergências internas, mas todas superadas para focar na reeleição de Cameli

Publicado

em

Por

Alencar e Rutenio: PP se prepara pra reeleição do governador Gladson Cameli

CARTA ABERTA

EXECUTIVA MUNICIPAL DO PARTIDO PROGRESSISTAS DE RIO BRANCO

A Executiva Municipal do Partido Progressista de Rio Branco, entende que o próximo pleito eleitoral que se avizinha, é de responsabilidade de TODOS os Progressistas, principalmente, da Executiva Estadual, que será a responsável pela condução do Processo Eleitoral. Todavia, o partido não está parado. Há um grupo de lideranças que fazem parte da Executiva Municipal e que vem recebendo na sede do partido, todos os dias a partir das 14:30 horas, seus filiados e simpatizantes, especialmente, nossos pré-candidatos a Deputados Federais e Estaduais. A idéia é de fato, contribuir cada vez mais, com o crescimento e fortalecimento do partido no Acre, haja vista, sermos o maior Partido do Estado.
O PP como qualquer outro partido político, tem suas divergências internas. Mas, acreditamos que em breve, esses entraves serão superados e toda nossa equipe já está em campo de forma coesa, visando a manutenção e o aperfeiçoamento do nosso atual projeto. Nesse cenário político, precisamos estar mais ATENTOS e UNIDOS para que possamos trabalhar em prol da reeleição do nosso governador GLADSON CAMELI; que por sinal, encontra-se muito bem avaliado perante a opinião pública.

PROFº ALENCAR
PRESIDENTE

VEREADOR RUTÊNIO SÁ
VICE-PRESIDENTE

Rio Branco-Ac, 29 de junho de 2022

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas