Connect with us

POLÍTICA

Ao Acre News, Eliane Sinhasique confirma que deixou o MDB após uma década

Publicado

em

Da Redação do Acre News/ Foto: Reprodução

A ex-deputada e atual Secretaria de Empreendedorismo e Turismo do Acre, Eliane Sinhasique, confirmou com exclusividade à reportagem do Acre News que está deixando o MDB, partido da qual foi filiada há uma década. Em entrevista concedida hoje (01), Eliane enfatizou que teve uma conversa ‘amistosa e verdadeira’ com o atual presidente da sigla no Acre, o deputado Flaviano Melo, onde expôs os motivos para o desembarque do “glorioso”.

Entre os motivos para deixar o MDB, segundo ela, as ‘impiedosas’ regras básicas de ‘matemática’. Eliane almeja voltar a sentar em uma cadeira de deputada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Em 2018, apesar de obter votação expressiva, não foi eleita por conta das regras do quociente eleitoral, pensando nisso, resolveu procurar outro partido para ampliar chances de sucesso.

“Matematicamente falando, eu não tenho nenhuma possibilidade, hoje, de ser deputada pelo MDB por conta do partido ser muito grande, de ter pessoas com votos infinitamente maiores do que os meus pra conseguir uma nova cadeira. Em 2018, por exemplo, se eu não tivesse essa questão do quociente eleitoral, eu seria a 17ª deputada da Aleac! Atualmente, na Assembleia, tem pessoas com bem menos votos do que eu e que ganharam as eleições! No MDB, temos candidatos com potenciais extremos de votos que eu não consigo alcançar. E eu tenho humildade de reconhecer isto!”, justificou.

Outro fator que pesou em sua decisão, diz respeito às contradições de alguns militantes e filiados. Mesmo o partido, em 2018, ter ajudado a eleger Gladson Cameli como Governador, muitos continuam fazendo ‘oposição’. Eliane diz que refletiu sobre esse cenário e discorda prontamente dessa prática levando em consideração a ética e a razão.

“As dissidências dentro do MDB foi outro fator que pesou. Tem uma parte que apoia o Gladson, e outra não. Eu apoio ele! Apoio porque foi um governo que ajudei a eleger e faço parte como Secretária. Eu acredito na força de vontade do governador, no seu poder, acredito no seu trabalho, e eu não posso ser inserida num partido que esteja rachado, não esteja coeso, que não esteja vestindo a camisa Gladson Cameli. Eu sempre fui muito coerente, fiquei muito desconfortável em ver pessoas dentro do MDB que ajudaram a eleger e no outro dia tornaram-se oposição. Eu não tenho essa síndrome do eterno opositor! Nós podemos ser situação, também! Isso não combina com o meu caráter e visão de política e cidadã”, disse.

A reportagem perguntou também sobre os acontecimentos das Eleições 2020, se isto seria outro peso por optar deixar o MDB. Vale lembrar que no pleito municipal, Sinhasique apoiou a ex-prefeita, Socorro Neri (PSB), deixando de escanteio a candidatura do colega, Roberto Duarte (MDB). À época, alguns emedebistas exigiram até a expulsão da ‘Pequena’ por ter, em tese, ‘traído’ o partido. Eliane evitou responder.

Sobre o teor da conversa realizada ontem (30) com o deputado Flaviano Melo, Eliane Sinhasique enfatizou que foi baseada na sinceridade, bastante aberta, franca e amistosa. “Agradeci o espaço que o MDB me concedeu para fazer partido, fortalecer os núcleos das mulheres, do MDB-Kids, do MDB-Guerreiro, fizemos inúmeras atividades. A vida é feita de ciclos, então, encerrou esse ciclo e vai iniciar outro. Farei todo o fortalecimento de núcleos partidários em outra sigla. Neste momento, a gente precisa buscar um espaço onde eu tenha pelo menos a possibilidade de concorrer de forma igualitária, no MDB não tenho essa possibilidade”, acrescentou.

O Acre News questionou sobre as ‘paqueras’, os ‘cortejos’ por parte de outras agremiações. Sem titubear, Sinhasique deixou claro que ainda não escolheu nenhuma sigla, mas tratou de impor as suas exigências. “A gente tem feito muitas conversas com vários partidos. Mas eu vou para um partido que esteja totalmente alinhado com o governador Gladson. Se a sigla não estiver totalmente alinhado com ele, com o seu governo, eu não aceito e estarei fora! Também, que seja um partido que possamos concorrer em pé de igualdade”, concluiu.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas