Connect with us

POLÍTICA

Ao Acre News, Eliane Sinhasique confirma que deixou o MDB após uma década

Publicado

em

Da Redação do Acre News/ Foto: Reprodução

A ex-deputada e atual Secretaria de Empreendedorismo e Turismo do Acre, Eliane Sinhasique, confirmou com exclusividade à reportagem do Acre News que está deixando o MDB, partido da qual foi filiada há uma década. Em entrevista concedida hoje (01), Eliane enfatizou que teve uma conversa ‘amistosa e verdadeira’ com o atual presidente da sigla no Acre, o deputado Flaviano Melo, onde expôs os motivos para o desembarque do “glorioso”.

Entre os motivos para deixar o MDB, segundo ela, as ‘impiedosas’ regras básicas de ‘matemática’. Eliane almeja voltar a sentar em uma cadeira de deputada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Em 2018, apesar de obter votação expressiva, não foi eleita por conta das regras do quociente eleitoral, pensando nisso, resolveu procurar outro partido para ampliar chances de sucesso.

“Matematicamente falando, eu não tenho nenhuma possibilidade, hoje, de ser deputada pelo MDB por conta do partido ser muito grande, de ter pessoas com votos infinitamente maiores do que os meus pra conseguir uma nova cadeira. Em 2018, por exemplo, se eu não tivesse essa questão do quociente eleitoral, eu seria a 17ª deputada da Aleac! Atualmente, na Assembleia, tem pessoas com bem menos votos do que eu e que ganharam as eleições! No MDB, temos candidatos com potenciais extremos de votos que eu não consigo alcançar. E eu tenho humildade de reconhecer isto!”, justificou.

Outro fator que pesou em sua decisão, diz respeito às contradições de alguns militantes e filiados. Mesmo o partido, em 2018, ter ajudado a eleger Gladson Cameli como Governador, muitos continuam fazendo ‘oposição’. Eliane diz que refletiu sobre esse cenário e discorda prontamente dessa prática levando em consideração a ética e a razão.

“As dissidências dentro do MDB foi outro fator que pesou. Tem uma parte que apoia o Gladson, e outra não. Eu apoio ele! Apoio porque foi um governo que ajudei a eleger e faço parte como Secretária. Eu acredito na força de vontade do governador, no seu poder, acredito no seu trabalho, e eu não posso ser inserida num partido que esteja rachado, não esteja coeso, que não esteja vestindo a camisa Gladson Cameli. Eu sempre fui muito coerente, fiquei muito desconfortável em ver pessoas dentro do MDB que ajudaram a eleger e no outro dia tornaram-se oposição. Eu não tenho essa síndrome do eterno opositor! Nós podemos ser situação, também! Isso não combina com o meu caráter e visão de política e cidadã”, disse.

A reportagem perguntou também sobre os acontecimentos das Eleições 2020, se isto seria outro peso por optar deixar o MDB. Vale lembrar que no pleito municipal, Sinhasique apoiou a ex-prefeita, Socorro Neri (PSB), deixando de escanteio a candidatura do colega, Roberto Duarte (MDB). À época, alguns emedebistas exigiram até a expulsão da ‘Pequena’ por ter, em tese, ‘traído’ o partido. Eliane evitou responder.

Sobre o teor da conversa realizada ontem (30) com o deputado Flaviano Melo, Eliane Sinhasique enfatizou que foi baseada na sinceridade, bastante aberta, franca e amistosa. “Agradeci o espaço que o MDB me concedeu para fazer partido, fortalecer os núcleos das mulheres, do MDB-Kids, do MDB-Guerreiro, fizemos inúmeras atividades. A vida é feita de ciclos, então, encerrou esse ciclo e vai iniciar outro. Farei todo o fortalecimento de núcleos partidários em outra sigla. Neste momento, a gente precisa buscar um espaço onde eu tenha pelo menos a possibilidade de concorrer de forma igualitária, no MDB não tenho essa possibilidade”, acrescentou.

O Acre News questionou sobre as ‘paqueras’, os ‘cortejos’ por parte de outras agremiações. Sem titubear, Sinhasique deixou claro que ainda não escolheu nenhuma sigla, mas tratou de impor as suas exigências. “A gente tem feito muitas conversas com vários partidos. Mas eu vou para um partido que esteja totalmente alinhado com o governador Gladson. Se a sigla não estiver totalmente alinhado com ele, com o seu governo, eu não aceito e estarei fora! Também, que seja um partido que possamos concorrer em pé de igualdade”, concluiu.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INTERIOR

Na Seinfra, prefeito e vereadores garantem 1.500 metros de pavimentação de ruas para Assis Brasil

Publicado

em

Por

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, juntamente com o presidente da Câmara, Wendell Marques e da vereadora Gilda Almeida, estiveram reunidos com o Secretário de Estado de Infraestrutura, Cirleudo Lima, na sede da SEINFRA. Na ocasião o prefeito e os vereadores solicitaram apoio do governo, por meio da Secretaria de Infraestrutura, para recuperação de ruas no município de Assis Brasil.

Diante do pedido, o Secretário Cirleudo Lima garantiu a pavimentação asfáltica de 1,5 quilômetros de ruas no município. “A parceria está fechada e vamos executar essa obra ainda este ano”, assegurou Cirleudo.

“Nossa meta é pavimentar a rua Juvenal Duarte, pois já estamos finalizando a base, além de alguns trechos da rua João José do Bonfim e o restante da rua Francisco das Chagas”, comemorou o prefeito.

“Eu admiro o esforço do nosso prefeito e sua parceria com a Câmara. Eu e o presidente estamos aqui representando o Poder Legislativo porque o prefeito sempre nos convida. Assim nós vereadores também podemos mostrar nosso trabalho e ajudar o prefeito em sua busca por recursos”, comentou a vereadora Gilda.

Continue lendo

POLÍTICA

Pedro Longo apoia projeto ‘Costura Criativa’ que leva renda a inúmeras famílias com matéria prima de fácil acesso

Publicado

em

Por

O gabinete do deputado Pedro Longo se uniu à Associação Amigos da Cidade do Povo para promover um projeto cujo nome é “Costura Criativa”.

A ação tem como objetivo ensinar pessoas com pouca renda a produzir bolsas e demais acessórios com matéria prima de fácil acesso e baixo custo.

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) fez questão de ir até a Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre Miriam Assis Felício – onde acontece um curso profissionalizante – e cumprimentar as 20 mulheres que estão matriculadas e recebendo a formação, além de acompanhar as produções que geram renda para as moradoras da região. O diretor do espaço, o gestor Márcio Aguiar, recebeu a equipe do parlamentar.

“Decidimos apoiar esse projeto porque nosso mandato tem o compromisso de reforçar o empreendedorismo e favorecer a geração de renda para as pessoas”, argumentou Longo.

O “Costura Criativa” conta também com o apoio do Governo do Estado, por meio do Instituto de Pesquisa Educação e Tecnologia do Acre (Ipetec), e da Casa Amizade.

Os produtos confeccionados serão apresentados em duas feiras que estão sendo organizadas pela equipe, com datas a serem divulgadas nos próximos dias.

A presidente da Cooperativa dos Artesãos, Poliana Maia, agradeceu a participação do político e destacou a importância do projeto.

“Meu intenso agradecimento ao deputado Pedro Longo pela contribuição que tem dado ao projeto e por sua participação aqui. Sabemos que o maior compromisso do Estado é oferecer possibilidade para que as pessoas cresçam. Esse projeto não é diferente. Além de oferecermos uma renda a essas famílias, garantimos a elas, ao mesmo tempo, a oportunidade de trabalhar com um recurso criativo”, salientou.

Continue lendo

POLÍTICA

Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega sistema de tratamento de água no rio Croa

Publicado

em

Por

A prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou nesta quarta-feira, 22, o ato de entrega de duas unidades de tratamento de água na comunidade do rio Croa. A entrega atende a uma demanda da comunidade por água potável comunicada à prefeitura no início da gestão. Os moradores já haviam recebido anteriormente a perfuração de poços artesianos, mas na maior parte deles a água não é potável, devido à acidez e alto índice de ferro, que consumido com frequência pode levar a distúrbios crônicos de saúde.

O ato de entrega contou com a presença do prefeito Zequinha Lima e do superintendente da FUNASA no Acre Ronaldo Craveiro. O sistema irá atender doze famílias do rio Croa.

“Isso significa saúde para nós. Saúde, vida e tudo o que a gente necessita. Estou muito feliz por estarem todos aqui neste dia de hoje. Antes a água era barrenta, tinha gosto ruim. Agora não, é uma água boa de beber”, disse Raimunda Lopes de Almeida, moradora da comunidade.

As duas unidades são sistemas alternativos de tratamento de água desenvolvidos pela FUNASA para atender comunidades como a do rio Croa.

“Isso tem uma importância muito grande para nós. É garantia de saúde e de vida, algo que há muito tempo queríamos”, disse Pedro Paulo Lima da Costa, presidente da comunidade.

A parceria da prefeitura com a FUNASA possibilitou a capacitação dos técnicos municipais para a implantação do sistema.

“Esta foi a primeira vez que uma equipe de uma prefeitura implantou o sistema após a capacitação. É o resultado da assinatura do termo de cooperação técnica entre prefeitura e FUNASA. Os técnicos da própria prefeitura estão capacitados para dar a manutenção nas unidades”, explicou Ronaldo Craveiro, superintendente da FUNASA.

O sistema é chamado de Salta Z, e foi desenvolvido por técnicos a pedido da FUNASA, justamente para atender a necessidade de comunidades ribeirinhas amazônicas como o Croa, onde há acesso à água, mas a mesma não é indicada para consumo. O sistema faz a filtragem, decantação de resíduos e clareamento, tornando-a potável segundo os parâmetros sanitários exigidos.

“Estas duas unidades foram implantadas em locais estratégicos da comunidade para atender ao maior número possível de moradores. O sistema corrige a acidez e alcalinidade, remove as impurezas e entrega uma água clara e potável, própria para o consumo e todas as atividades do dia a dia”, explica Ygoor Neves, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

O prefeito Zequinha Lima destacou que essa foi uma demanda que surgiu da própria comunidade. “Nós estamos buscando atender o que a comunidade colocou como uma necessidade prioritária quando nossa equipe esteve aqui no início da gestão. Este ainda não é um sistema de distribuição, e sim de tratamento, mas já irá beneficiar as famílias com uma água 100% tratada e potável”, disse o prefeito Zequinha Lima.

A Prefeitura está oferecendo ainda na comunidade um curso de confecção de vassouras de garrafa PET e uma outra capacitação em parceria com a Marinha para habilitar os barqueiros do local. A Secretaria de Trânsito e Transporte Municipal também atua na área , com a implantação de placa de sinalização indicativa.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia