ACRE
Calendário PIS/Pasep 2022: confira datas, valores e quem recebe

Com a aprovação do cronograma de pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep 2022, o início dos repasses está agendado para o dia 8 de fevereiro deste ano. A data vale para os trabalhadores nascidos no mês de janeiro. As novas liberações se sucedem até o dia 31 de março, dia em que os nascidos em dezembro vão receber os valores.
Confira o calendário
PIS – (Mês de nascimento/ Data de pagamento do PIS)
- Janeiro – 08/02/2022
- Fevereiro – 10/02/2022
- Março – 15/02/2022
- Abril – 17/02/2022
- Maio – 22/02/2022
- Junho – 24/02/2022
- Julho – 15/03/2022
- Agosto – 17/03/2022
- Setembro – 22/03/2022
- Outubro – 24/03/2022
- Novembro – 29/03/2022
- Dezembro – 31/03/2022
PASEP – (Final da inscrição/Saque liberado dia)
- 0 – 15/02/2022
- 1 – 15/02/2022
- 2 – 17/02/2022
- 3 – 17/02/2022
- 4 – 22/02/2022
- 5 – 24/02/2022
- 6 – 15/03/2022
- 7 – 17/03/2022
- 8 – 22/03/2022
- 9 – 24/03/2022
Vale destacar que o abono salarial do PIS/Pasep pago em 2022 é referente aos trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada ao longo de 2020.
Conforme o calendário dos anos anteriores, o pagamento deveria ter começado em julho de 2021 e seguido até junho de 2022. No entanto, o Conselho deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Condefat) decidiu alterar o esquema de pagamento, o que representou uma economia de R$ 7,45 bilhões para o Orçamento da União em 2021.
Para os trabalhadores que exerceram atividade no ano passado, a expectativa é de que os valores sejam liberados para pagamento somente em 2023.
Valor do abono salarial do PIS/Pasep
O valor do abono salarial do PIS/Pasep será de até R$ 1.212 para quem trabalhou de carteira assinada ao longo dos 12 meses de 2020. Para quem atuou por menos tempo, o benefício será proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano base. Para saber qual valor será recebido, basta dividir o salário mínimo por doze e multiplicar pela quantidade de meses trabalhados.
Quem tem direito
Tem direito ao benefício os trabalhadores com carteira assinada que receberam, em média, até dois salários mínimos por mês e trabalharam por, pelo menos, 30 dias, em 2020.
Outra exigência é estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos, com informações atualizadas pelos empregadores na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
No início da última semana, o Governo Federal apresentou a proposta com o cronograma de pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep 2022 ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O conselho aprovou a medida na última sexta-feira (7).
Fonte: Brasil 61
ACRE
Incêndio na Biblioteca da Floresta começou pela sala de exposições, informa nota do Governo

Foto: Reprodução
A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) vem a público informar a respeito do princípio de incêndio ocorrido na Biblioteca da Floresta, na noite de sábado, 14.
– Informa-se que, por volta das 22h, o vigilante responsável pela Biblioteca da Floresta identificou cheiro de fumaça vindo do andar debaixo do prédio.
– Ao se dirigir ao local, o servidor constatou o princípio de incêndio vindo da sala de exposições, afetando o forro e os componentes elétricos daquele local, e se alastrando por todo o espaço.
– Imediatamente, o vigilante acionou o Corpo de Bombeiros, que se dirigiu à Biblioteca e evitou o avanço do fogo pelo restante do prédio. Os danos, de ordem material, resumiram-se à sala de exposições e ao entorno da sala, onde o incidente se iniciou, não afetando os acervos existentes na Biblioteca.
– A FEM informa que deverá ser solicitada uma perícia técnica para emissão de parecer conclusivo acerca da causa do incêndio. Em análise técnica superficial, acredita se tratar de um incêndio elétrico, mas será aguardado o laudo oficial do Corpo de Bombeiros.
Manoel Pedro de Souza Gomes
Presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour
ACRE
A passeio em Fortaleza, pastor do Acre mostra faixas de pedestres pintadas de vermelho e que “ninguém questiona”

Evandro Cordeiro
O pastor Gilberto Cabral, mais conhecido no Acre do que a farinha de mandioca, está em Fortaleza, curtindo férias. Nessas voltas que deu pelas ruas neste sábado, 14, se deparou com todas as faixas de pedestres pintadas de vermelho e imediatamente lembrou da polêmica causada em Rio Branco por causa da pintura feita pelo prefeito Tião Bocalom (PP), na cor azul. “Aqui ninguém questiona”, diz o reverendo Cabral.

Secretários do prefeito Tião Bocalom, dizem que copiaram a ideia de outras cidades, sem nenhuma cerimônia. “O que é bonito pode ser copiado, sim”, disse um deles ao AcreNews. O pastor Cabral, que está em Fortaleza, concorda que é bonito e pode ser imitado. Apresentador do programa Celebrai Jesus, Cabral rebate as críticas feitas em Rio Branco com sua célebre frase: “O povo de Rio Branco é uma benção!”.
ACRE
Presidente da Acisa, o empresário Marcelo Moura vê a Expoacre desse ano como o renascimento do mercado depois da pandemia; “a expectativa é grande”, diz

O empresário Marcelo Moura conhece o mercado acreano como a palma da própria mão. Nasceu dentro das empresas do pai, Roberto Moura, fundador do Grupo Recol. E agora, além de estar à frente das empresas, em decorrência da morte do patriarca, ainda presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa). Portanto, ninguém melhor do que ele para fazer previsões em relação a Expoacre 2022, marcada para acontecer entre 31 de julho e 7 de agosto, cuja marca foi lançada essa semana pelo governador Gladson Cameli (PP), em um evento muito bem concorrido realizado essa semana no Parque de Exposições Wildy Viana.

Ao AcreNews Marcelo Moura falou, num papo rápido, por telefone, que a expectativa é a melhor em relação a festa desse ano. Sobretudo porque é um retorno, uma vez que a pandemia do coronavírus obrigou o Governo a manter o parque fechado por dois anos. Precisa ser uma festa apoteótica. Para ele, se não bastasse a pujança do agronegócio, outros atos recentes animam ainda mais. O fato de o governador Gladson Cameli vir lançando muitas obras, por exemplo, tem mexido com o tabuleiro da economia.
Em resposta a nossa provocação, Marcelo disse o seguinte:
– A Expoacre é o principal evento econômico e de entretenimento do ano, né? Então, assim, é uma economia que você transfere lá para dentro, principalmente a parte de serviços, de gastronomia, mas tem muita negociação na parte do Agro. Então a gente espero aí lá nos leilões, a gente espera de gado, a gente espera também comercialização de implementos. A expectativa é boa. O verão entrando e toda a conjuntura de aquecimento da economia, muita obra anunciada. Então o pessoal vai estar com grana no bolso e vai gastar entendeu começa a movimentar e cada um que vai para lá montar um estande tá comprando insumo, tá comprando material de construção e isso movimenta a economia. Então as pessoas que levam a família para passear lá compram sua pipoca, seu refrigerante, a sua cerveja tá movimentando a economia. É uma expectativa de movimento da economia e de entretenimento. E a parte rural cada vez maior ne? O pessoal do Agro tá aquecido e deve fazer bom negócio lá também.
-
POLÍCIA9 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 semanas atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL4 semanas atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 semanas atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 semanas atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA1 mês atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
EVANDRO CORDEIRO2 semanas atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vanda Milani está 90% decidida a disputar o Senado pela chapa de Petecão, garante guru que cerca o senador