Connect with us

ARTIGO

Em artigo, jornalista diz que Gladson pegou quase todo o setor cultural de “portas fechadas” ao escrever sobre incêndio na Biblioteca

Publicado

em

Militância politiqueira

Por Alessandro Silva

Um princípio de incêndio desperta o apocalipse para uma militância politiqueira que assistiu, calada, a cultura se transformar em pó e cinzas na última década.

Além de ter aplicado mais de R$ 17 milhões em editais de fomento, a gestão Gladson Cameli não fechou as portas de nenhum espaço cultural. Pelo contrário, encontrou quase todos fechados e já reabriu diversos equipamentos na capital e no interior.

Podemos citar a sede administrativa da FEM (um velho depósito de entulhos), a Biblioteca de Tarauacá, a Biblioteca de Rio Branco, o Centro Cultural Cordélia Lima, o Teatro dos Náuas, a Concha Acústica e o Espaço Kaxinawa, que reformamos e entregamos para a população.

Depois, citamos espaços como a Tentamen, o Cine Recreio, o Teatro Recreio, o Casarão, a Casa dos Povos da Floresta e o Memorial José Augusto, que já se encontram sendo reformados. Citamos também aqueles equipamentos que ainda não começaram a reforma, mas que já possuem recurso em caixa para tal, como a Biblioteca da Floresta e o Teatro Plácido de Castro.

Isso sem contar os espaços que estão em pleno funcionamento e recebendo reparos frequentes para a sua melhoria, como a Usina de Artes, o Memorial dos Autonomistas, o Museu da Borracha, entre tantos outros à disposição da população.

Sabemos do tanto que Gladson fez pela cultura em 3 anos e meio, enfrentando ainda uma pandemia que durou quase 2 anos, e gastando parte desse tempo para desentulhar muitos espaços culturais, abarrotados de lixos e inservíveis.

Aqueles que acusam o governo de abandonar a cultura não são só politiqueiros, são também desonestos, pois é deles a responsabilidade pela depredação cultural das políticas e dos equipamentos, cobrando-nos hoje justamente por aquilo que deixaram de fazer.

Iremos continuar repondo a verdade, mostrando que a cultura hoje renasce das cinzas em que foi deixada, depois de 2 décadas de depredação e aparelhamento político-ideológico.

*Alessandro Silva é jornalista

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas