Connect with us

POLÍTICA

Em entrevista exclusiva ao Acrenews, prefeito de Cruzeiro diz que ponte vai acelerar ligação com Peru pelo Juruá

Publicado

em

Imagem: Reprodução

O processo de ligação do Brasil com o Peru também pelo Vale do Juruá vai ser acelerado depois da inauguração da ponte sobre o rio Madeira, um passo decisivo o Acre. Quem acredita nisso com muito entusiasmo é o prefeito da segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul. Ele é o Zequinha Lima, do Progressistas, partido do governador Gladson Cameli, que tem apoio dos senadores e de toda a bancada federal, uma somatória e tanto que lhe possibilita os sonhos.

Prefeito Zequinha Lima e Deputado Estadual Nicolau Júnior. Imagem: Reprodução.

Em entrevista ao Acrenews, ele fala sobre as possibilidades econômicas com a inauguração da ponte sobre o rio Madeira. “Vamos deixar de estar de costas para o Brasil para ficar de frente”, a liderança, que só não gosta de falar das eleições que se avizinham, sobretudo porque ele é prefeito e, para ele, eleição só em 2024.

Vamos ver o que mais ele disse ao site:

Acrenews – Prefeito, o senhor participou da inauguração da ponte sobre o Madeira, na sexta, 7. Notamos sua empolgação. O que essa ponte, que está a quase 800 km de distância de seu município, Cruzeiro do Sul, significa para a região do Juruá?

Zequinha Lima – Do ponto de vista econômico a ponte traz uma série de expectativas para o povo. Mas, acima de tudo, a expectativa que a gente tem é que ela significa esperança para nossa região, para o Acre e não podia ser diferente aqui para região do Juruá. O isolamento ele não faz bem a ninguém. Nenhuma cidade, nenhum Estado – e a gente sabe que um dos empecilhos para que muitos investimentos pudessem ser feitos aqui no Acre era exatamente essa dificuldade que nós temos de ligação com o restante do Brasil. A gente estava praticamente de costas para o Brasil, agora nós nos sentimos de frente para o restante do Brasil, com essa ligação definitiva dessa ponte que liga o Acre agora ao Brasil. Então isso nos traz muita expectativa de que a gente possa ter investidores trazendo suas empresas, trazendo seus negócios aqui para o Acre. Esse é um dos maiores desafios nosso como gestores que é geração de emprego aqui no nosso Estado e essa ponte, a gente espera, possa iniciar esse caminho de trazer esperança para o nosso povo. Trazer oportunidades para o nosso povo e que o Brasil possa olhar o Acre com outros olhos a partir de agora. Então essa é a expectativa que a gente tem de ter aqui muito mais desenvolvido, de ter um Acre mais próximo de ter o desenvolvimento bem mais atuante aqui na nossa região.

Acrenews – A ponte sobre o Madeira pode acelerar a ligação do Brasil e do Acre com o Peru pela região do Juruá?

Zequinha Lima – Como prefeito, empolgado, entusiasmado, posso enxergar no horizonte que vai, sim, acelerar o processo de ligação do Acre com o Peru pela região do Juruá. Olha, eu li esse estudo aí de que a ponte ela vai trazer o progresso para o nosso estado. Eu louvo a Deus que realmente esse estudo aponte para que a gente possa de fato ter isso na prática, num espaço curto ou médio ou a longo prazo. Isso vai nos apontar um horizonte de desenvolvimento melhor. Agora não tenho dúvida que essa estrada, essa ponte, vão nos dar ainda uma expectativa maior de que a gente possa ter o Juruá aqui ligado com o Peru. Estamos separados por 250 Km daqui de Cruzeiro do Sul até o município de Pucallpa, uma região muito desenvolvida. Então é possível, sim, que agora, a partir desta ligação definitiva com a ponte, a gente tem esse processo, de que essa situação, que essa ligação ela possa se viabilizar o mais rápido possível. Eu estive conversando com o senador Márcio Bittar (MDB) sobre o orçamento de 2021. Ele disse que tem recursos específicos para que a gente possa fazer a viabilidade de estudo para que o estudo de fato ele possa ocorrer sobre a viabilidade dessa rodovia. Então eu acredito que é um passo importante que nós estamos dando para que a gente possa no espaço curto de tempo iniciar esse processo de ligação via terrestre aqui de Cruzeiro do Sul até a região de Pucallpa, aqui no nosso vizinho Peru.

Acrenews – Essa possibilidade de ligação com o Peru é um aceno para a recuperação da BR-364, que embora não tenha mais fechado, como em governos anteriores, tem trechos muito ruins?

Zequinha Lima – Nós não tínhamos nenhum recurso específico para que pudesse garantir a recuperação da BR-364 e todos nós sabemos a real situação que se encontra hoje essa via, principalmente no trecho entre Feijó e Manoel Urbano. E aí ela não pode continuar muito tempo dessa forma porque é a BR que nos abastece, que abastece todos os nossos municípios aqui. Graças a BR Cruzeiro do Sul e a região do Juruá conseguiu se desenvolver nos últimos anos. Então nós não podemos retroceder. Numa conversa que nós tivemos na Amac entre os prefeitos com o Senador Márcio Bittar, que é relator do orçamento, ele nos garantiu que a BR terá, sim, recursos para que a gente possa estar recuperando em breve. E é claro: no momento que nós tivermos a possibilidade de uma ligação direta com Pucallpa, no Peru, naturalmente esse processo de recuperação definitiva da BR-364 ele tem que ocorrer, até porque aqui será um corredor, né? Será uma passagem importante para a região do Peru e do Peru para o Brasil. Consequentemente será natural a necessidade de que a gente possa ter uma BR que possa dar uma boa trafegabilidade o ano inteiro.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Marina faz campanha para pedir derrubada de PL que reduz a Reserva Chico Mendes e Parque do Divisor

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

A ex-ministra e ex-senadora do Acre, Marina Silva (Rede) manifestou repúdio com um Projeto de Lei (PL N°6024) que pode reduzir os limites da Reserva Extrativista Chico Mendes e ainda que extingue o Parque Nacional da Serra do Divisor. A oposicionista ao Governo Bolsonaro aproveitou para assinar uma petição endereçada aos congressistas para que eles derrubem a matéria.

“De uma tacada só o PL 6024 quer extinguir a Reserva Extrativista Chico Mendes para disponibilizar suas terras para a exploração com usos que destroem a floresta. Os interesses que o PL procura atender são o contrário dessa alternativa de uso sustentável da terra e conservação”, comentou.

Na petição que já recebeu quase 30 mil assinaturas em poucas horas após criada, ressalta que se o PL for aprovado “as áreas pertencentes a três municípios acreanos serão retiradas da Resex Chico Mendes e poderão ser exploradas pela especulação fundiária” e que o “Projeto extingue o Parque Nacional da Serra do Divisor e cria Área de Proteção Ambiental, com regras ambientais muito mais flexíveis”.

Segundo o documento, o PL “é um atentado à preservação ambiental e uma grave ameaça às famílias tradicionais da região”.  Com base nisto, Marina convidou os seus seguidores para também assinar o manifesto para “mostrarmos aos deputados e senadores que nossas riquezas naturais de milhares e milhares de anos não podem ser destruídas em função do lucro de poucos e por poucos anos”.

Continue lendo

POLÍTICA

Márcio Bittar ao deixar o MDB: ‘Vamos com calma, porque sou amigo do Alan Rick e temos responsabilidades com o Estado’

Publicado

em

Por

O senador Márcio Bittar informou oficialmente ao presidente do MDB, Flaviano Melo, nesta quinta-feira, 23, sua saída do partido. Ele vai se filiar ao PSL, que se fundiu com o DEM, do deputado federal Alan Rick.

Márcio Bittar confirmou ao Acrenews que foi convidado para presidir o novo partido, mas pediu cautela. “Vamos com calma, porque sou amigo do Alan Rick e temos responsabilidades com o Estado”, disse agora há pouco.

O presidente do MDB, Flaviano Melo, disse ao Acrenews que lamenta a saída do senador, mas que não fará nenhuma consideração. “Não tenho nada a declarar”, disse a nossa reportagem.

Continue lendo

POLÍTICA

Deputada Vanda Milani estava em seringal de Tarauacá durante vendaval de terça-feira

Publicado

em

Por

A deputada federal Vanda Milani (PROS) estava em uma colocação no seringal Maceió, as margens do rio Tarauacá, na última terça-feira, 21, antes do vendaval que resultou em muitos destroços entre Rio Branco a Cruzeiro do Sul. Ela esteva utilizando um helicóptero Robson66, por meio do qual está visitando todo o interior do Acre. Vanda está ouvindo as comunidades e os prefeitos sobre como usar suas emendas em 2022.

Logo após o vendaval da última terça, um helicóptero com as mesmas características ficou sob escombros no aeroporto de Cruzeiro do Sul e logo surgiu o boato que seria o da parlamentar. Hoje assessores dela divulgaram Milani muito bem sentada na sala de um morador do seringal Maceió, em Tarauacá. Depois a aeronave dela levantou voo e passageiros e tripulantes dormiram em Feijó.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia