Connect with us

GOSPEL

Entenda como surgiu o feriado de 12 de outubro e curiosidades sobre a história de Nossa Senhora Aparecida

Publicado

em

TV Jornal

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado sempre em 12 de outubro, data que é considerado feriado nacional. A data é celebrada pelo cristianismo como exemplo de fé e agradecimento dos fiéis por Maria, mãe de Jesus, ter cumprido a missão dela em terra. A Santa foi nomeada pela Igreja Católica como Padroeira do Brasil em 1930, mas feriado só foi oficializado por lei com a visita do Papa João Paulo II em 1980.

Vale lembrar que o Dia das Crianças é mais antigo que o Dia de Nossa Senhora Aparecida. A data foi originalmente chamada de “dia de festa da criança” e oficializada em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes. No entanto, não é um feriado.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida não foi encontrada no dia 12 de outubro

Acredita-se que a imagem foi encontrada no dia 17 de outubro de 1717, mas a escolha por uma data diferente pode ter sido pelo descobrimento da América (12/10/1492), a aclamação de Pedro I como imperador do Brasil (12/10/1822) e a inauguração da estátua do Cristo Redentor (12/10/1931). Vale lembrar que só em 1953 o dia 12 de outubro foi considerado o data oficial da Padroeira. Antes disso, foi comemorada em diferentes datas.

Por que o dia de Nossa Senhora Aparecida é feriado?

A data foi escolhida como feriado pela associação com a chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492; porque em outubro de 1717 três pescadores encontraram a imagem da Santa que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida no rio Paraíba do Sul; e por ser Dia das Crianças.

A escultura de Nossa Senhora Aparecida já foi quebrada

Você sabia que um jovem roubou Nossa Senhora Aparecida na Matriz Brasílica? Após pegar a escultura em suas mãos, ele jogou-a no chão, quebrando-a em diversos pedaços. A imagem foi restaurada, no entanto, algumas características da santa não puderam ser totalmente reparadas. A parte da cabeça cabeça foi a mais danificada e, por isso, ao comparar fotos de antes e depois, é possível notar uma diferença significativa nos traços da Padroeira.

Existem registros de milagres de Nossa Senhora Aparecida?

Existem inúmeros relatos milagrosos relacionados à santa. Contudo, dois deles são realmente comprovados por meio de objetos e que estão no expostos em um museu. O primeiro é uma corrente que teria pertencido a um escravo e que foi solta assim que o mesmo se aproximou da imagem da santa. O outro é uma pedra da escadaria de uma igreja com o formato de uma ferradura. Nesta história, um homem ficou preso com seu cavalo ao tentar entrar no local para zombar dos fiéis.

Quem esculpiu Nossa Senhora Aparecida? 

Por ser moldada com barro paulista, especialistas acreditam que a imagem foi esculpida por um frei carioca, chamado Agostinho de Jesus, discípulo do artesão português mais famoso da época, o Agostinho da Piedade.

A Santa do Santuário Nacional de Aparecida é a mesma que foi encontrada no rio? 

Alguns acreditam que se trata de uma réplica perfeita da original. Mas, o Santuário Nacional de Aparecida, garante que é a verdadeira. Por motivos de segurança, o nicho fica protegido por um vidro à prova de balas e está a quatro metros do solo. A santa só sai do local uma vez ao ano, com exceção da visita de papas. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSPEL

Três jovens uniram igrejas de Senador Guiomard para fazer um megaevento dia 30: o “Incendeia Quinari”

Publicado

em

Por

A praça central de Senador Guiomard, município localizado 22 km distante de Rio Branco, será o local de um evento que deverá ser o divisor de águas para os cristãos, o “Incendeia Quinari”, dia 30 de outubro. Será uma noite de louvor, promovida por três rapazes que já estão sendo chamados de Sadraque, Mesaque e Abednego. Na verdade, eles são Luiz Abreu, Fábio Arruda de João Rocha.

Os organizadores disseram ao AcreNews que “nosso município precisa de iniciativas como essas e por isso estamos aqui para promover essa noite de festa para quem quiser ouvir a palavra de Deus”.

Os jovens organizadores contam com apoio da Prefeitura e de algumas igrejas do município. Luís, Fábio e João estão esperançosos. Esse evento vai impactar jovens e toda a população. O tema ‘Incendeia Quinari’ diz tudo. Vai ficar na história”, disseram.

Continue lendo

GOSPEL

Pastor da Assembleia de Deus revoluciona Tarauacá com acampamentos espirituais; só no último final de semana 60 pessoas aderiram ao pentecostalismo

Publicado

em

Por

O pastor Jucirlandio Francelino, um desses da safra mais moderna da Assembleia de Deus no Acre, com menos de 10 anos de pastorado, está promovendo uma verdadeira revolução espiritual no município de Tarauacá, onde assumiu há cerca de um ano. Além de estabelecer cultos nas praças em comunidades ribeirinhas, ele deu sequência a um trabalho que vem dando certo para o neopentecostalismo, o acampamento espiritual.

Pastor Jucerlandio ao lado da filha e da esposa, a professora Gilcelia

Jucirlandio Francelino tem passagens marcantes por pelo menos dois campos da Assembleia de Deus cuja Convenção é presidida pelo pastor Pedro Abreu de Lima. Uma das últimas foi no bairro Custódio Freire, em Rio Branco. Ele praticamente dobrou o campo com aquilo que os crentes chamam de trabalho missionário. Além dessa frente espiritual, Francelino notabilizou-se, também, como construtor de templos. Ergueu alguns a reformou outros. Há pouco mais de um ano foi enviado para Tarauacá. Com a mesma raça, está fazendo um trabalho digno de ser visto de longe, dizem sobre ele dentro da própria convenção.

O resultado dessa avançada em Tarauacá é a “cidade se consertando com o verdadeiro Deus”, segundo ele mesmo. Só com o projeto “acampamento espiritual” no último final de semana 60 pessoas se “renderam aos pés de Jesus”. O crescimento da igreja naquele município mantém a média da regional que engloba Sena Madureira, Manuel Urbano e Feijó.

“Não estamos em disputa nenhuma com outras igrejas, mas quanto mais a gente puder entregar o evangelho da Salvação para as pessoas melhor será para o mundo”, diz o pastor Jucirlandio, que pediu para mais ênfase ao resultado do trabalho do que para o currículo dele. “A obra é de Deus e os louros são dEle”, diz ao AcreNews/Gospel.

Continue lendo

GOSPEL

Testemunhas de Jeová do Acre falam sobre “esperança” em relação ao câncer de mama

Publicado

em

Por

Cleuton do Nascimento Batista / Porta-voz local das Testemunhas de Jeová

Outubro rosa — Por que não perder a esperança?

“A angústia é pior do que o tratamento”. Essas palavras de Sandra, uma mulher diagnosticada com câncer de mama, refletem os sentimentos de muitas mulheres que enfrentam a mesma luta. Os avanços da medicina têm garantido tratamentos cada vez mais assertivos, mas manter a saúde emocional durante o processo pode ser tão desafiador quanto lidar com os possíveis efeitos físicos das terapias.

O diagnóstico de câncer de mama traz a certeza da luta travada nos dias que se seguem, e para muitas mulheres, traz também sentimentos de desesperança. Por isso, especialistas concordam que a atitude positiva do paciente é uma contribuição importante para o enfrentamento do câncer. Até mesmo a Bíblia compara a esperança na mente de uma pessoa a uma âncora que mantém um navio estável ao enfrentar uma tempestade.  (Hebreus 6:19) A Bíblia também mostra quem é a fonte da verdadeira esperança: “‘Pois eu sei muito bem o que tenho em mente para vocês’, diz Jeová. ‘Quero que tenham paz, não calamidade. Quero dar a vocês um futuro e uma esperança.’” — Jeremias 29:11.

Com objetivo de ajudar as mulheres e familiares que enfrentam a luta contra o câncer, está disponível gratuitamente no site oficial das Testemunhas de Jeová, o JW.ORG, a revista Despertai! com o tema: “Esperança – Onde você pode encontrá-la”. Ela apresenta dicas sobre como ter uma atitude equilibrada, como combater o pessimismo e o poder da esperança genuína.

Certamente a esperança não é a cura do câncer, mas o bem-estar mental e emocional que ela produz pode ser um forte aliado para mulheres que estão nesta luta.

Veja o artigo completo no JW.ORG: Esperança — Onde você pode encontrá-la?

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia