Connect with us

GOSPEL

Entenda como surgiu o feriado de 12 de outubro e curiosidades sobre a história de Nossa Senhora Aparecida

Publicado

em

TV Jornal

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado sempre em 12 de outubro, data que é considerado feriado nacional. A data é celebrada pelo cristianismo como exemplo de fé e agradecimento dos fiéis por Maria, mãe de Jesus, ter cumprido a missão dela em terra. A Santa foi nomeada pela Igreja Católica como Padroeira do Brasil em 1930, mas feriado só foi oficializado por lei com a visita do Papa João Paulo II em 1980.

Vale lembrar que o Dia das Crianças é mais antigo que o Dia de Nossa Senhora Aparecida. A data foi originalmente chamada de “dia de festa da criança” e oficializada em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes. No entanto, não é um feriado.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida não foi encontrada no dia 12 de outubro

Acredita-se que a imagem foi encontrada no dia 17 de outubro de 1717, mas a escolha por uma data diferente pode ter sido pelo descobrimento da América (12/10/1492), a aclamação de Pedro I como imperador do Brasil (12/10/1822) e a inauguração da estátua do Cristo Redentor (12/10/1931). Vale lembrar que só em 1953 o dia 12 de outubro foi considerado o data oficial da Padroeira. Antes disso, foi comemorada em diferentes datas.

Por que o dia de Nossa Senhora Aparecida é feriado?

A data foi escolhida como feriado pela associação com a chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492; porque em outubro de 1717 três pescadores encontraram a imagem da Santa que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida no rio Paraíba do Sul; e por ser Dia das Crianças.

A escultura de Nossa Senhora Aparecida já foi quebrada

Você sabia que um jovem roubou Nossa Senhora Aparecida na Matriz Brasílica? Após pegar a escultura em suas mãos, ele jogou-a no chão, quebrando-a em diversos pedaços. A imagem foi restaurada, no entanto, algumas características da santa não puderam ser totalmente reparadas. A parte da cabeça cabeça foi a mais danificada e, por isso, ao comparar fotos de antes e depois, é possível notar uma diferença significativa nos traços da Padroeira.

Existem registros de milagres de Nossa Senhora Aparecida?

Existem inúmeros relatos milagrosos relacionados à santa. Contudo, dois deles são realmente comprovados por meio de objetos e que estão no expostos em um museu. O primeiro é uma corrente que teria pertencido a um escravo e que foi solta assim que o mesmo se aproximou da imagem da santa. O outro é uma pedra da escadaria de uma igreja com o formato de uma ferradura. Nesta história, um homem ficou preso com seu cavalo ao tentar entrar no local para zombar dos fiéis.

Quem esculpiu Nossa Senhora Aparecida? 

Por ser moldada com barro paulista, especialistas acreditam que a imagem foi esculpida por um frei carioca, chamado Agostinho de Jesus, discípulo do artesão português mais famoso da época, o Agostinho da Piedade.

A Santa do Santuário Nacional de Aparecida é a mesma que foi encontrada no rio? 

Alguns acreditam que se trata de uma réplica perfeita da original. Mas, o Santuário Nacional de Aparecida, garante que é a verdadeira. Por motivos de segurança, o nicho fica protegido por um vidro à prova de balas e está a quatro metros do solo. A santa só sai do local uma vez ao ano, com exceção da visita de papas. 

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas