Connect with us

ELEIÇÕES

No Acre, TSE abre urna eletrônica e reforça segurança do processo eleitoral

Publicado

em

Durante o primeiro dia do Encontro de Juízes Eleitorais e Chefes de Cartórios, realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, nesta terça-feira, 10, o Coordenador de Tecnologia do TSE, Rafael Azevedo, abriu a urna – modelo 2020, e explicou a função de cada peça. O encontro contou com representantes das 9 zonas eleitorais do estado.

Na oportunidade, Rafael Azevedo apresentou e abriu a Urna Eletrônica 2020, que também será utilizado na eleição no Acre. Entre as novidades deste modelo, o Coordenador de Tecnologia do TSE destacou que a UE2020 tem processamento 18 vezes mais rápido que a sua versão anterior, UE2015, que é capaz de aprontar possíveis problemas de hardware que venham a ocorrer. O TRE-AC recebeu 1.168 urnas do modelo novo.

“Esse tipo de ação, de abrir a urna, é muito importante porque mostramos que a Justiça Eleitoral não tem nada a esconder”, assinalou Rafael destacando que um dos principais itens de segurança da urna eletrônica é não ter conexão com qualquer rede, o que inviabiliza ataques externos por hackers.

Durante sua apresentação, o Coordenador de Tecnologia do TSE garantiu que as urnas podem ser auditadas pelos partidos e instituições fiscalizadoras (que integram a Comissão de Transparência das Eleições – CTE). “Há ainda o relatório de impressão da zerésima – mostrando que, no início da votação, não há voto registrado na urna para nenhuma candidatura), bem como a emissão dos Boletins de Urnas (BUs) logo após o término da votação, com a distribuição de cópias aos partidos e a afixação do BU em cada seção eleitoral para quem quiser comparar com os dados divulgados pelo TSE”, reforçou Rafael Azevedo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ELEIÇÕES

“Sua vinda nos fortalece”: Jenilson Leite comemora lançamento da pré-candidatura de Gabriel Santos à Aleac

O jovem militante e empresário é um dos nomes confirmados da chapa do PSB para disputa por cargo

Publicado

em

Por

“Fiquei feliz em ver dezenas de jovens que ainda acreditam em uma política de futuro, de transformações e de mudança, e acreditam no Gabriel, e isso me deixa feliz pois a juventude sempre chegou na política para redirecionar a história”. A fala é de Jenilson Leite, presidente municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pré-candidato ao Governo do Acre, referindo-se a Gabriel Santos, jovem militante político e empresário do Acre.

Gabriel lançou, no último sábado (14) sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e contou com a presença e aval de Jenilson e time. “Conheci o Gabriel na luta da juventude, ele soube aproveitar as oportunidades que a vida lhe deu, se formou em direito e usa seus conhecimentos em ferramenta de luta por um Acre melhor. Sua vinda nos fortalece para juntos direcionarmos o Acre para um futuro melhor”, declarou o pré-candidato majoritário.

Conhecido após protagonizar, há nove anos, movimentos de defesa de pautas populares e fundar, no Acre, a Rede Sustentabilidade, Gabriel disputou duas eleições. Em 2018, quando concorreu a uma cadeira na Aleac, obteve 3.400 votos.

Em entrevista a um site de notícias esta semana, Gabriel afirma estar mais maduro e entendendo melhor seu papel como agente político. “Essa pré-candidatura é uma expressão de tudo aquilo que construímos nos últimos anos. Não é por uma vaidade do Gabriel, é uma necessidade do momento. Ela tem o objetivo de trazer à tona o desejo que nossa geração tem de ter um futuro digno”.

[Assessoria]

Continue lendo

ELEIÇÕES

Eleições 2022: pré-candidatos do Acre podem começar a arrecadar para as campanhas

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Seguindo um cronograma estipulado para as ‘Eleições 2022’, pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), os pré-candidatos ao cargo de Governador, senador, deputado federal, estadual do Acre já podem iniciar as arrecadações de fundo para as campanhas eleitorais.

Além desses, os pré-candidatos à Presidente da República também estão autorizados desde domingo (15) a começarem as vaquinhas virtuais, com os financiamentos coletivos.

Segundo as regras do TSE, os candidatos deverão ser informados pelas prestadoras de serviço sobre as doações realizadas para as campanhas. “Só terão acesso aos recursos os candidatos que cumprirem os requisitos da norma do TSE: requerimento do registro da candidatura, inscrição no CNPJ e abertura de conta bancária específica para o acompanhamento da movimentação financeira da campanha”, informou a autarquia.

Após o pleito, os candidatos e partidos deverão informar à Justiça Eleitoral todas as doações que receberem por meio do financiamento coletivo. Caso não efetive a candidatura, esses recursos deverão ser devolvidos aos doadores pelas empresas responsáveis pela arrecadação, descontados os custos de financiamento da plataforma.

Continue lendo

ELEIÇÕES

Sargento Oséias vence enquete de lavada entre militares como preferido para as eleições desse ano

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

O sargento Oséias Silva (foto, em primeiro plano), suplente de vereador em Rio Branco pelo MDB, é o preferido entre os militares do Acre para representar a categoria nas eleições desse ano. Pelo menos é o que garante o resultado de uma enquete fechada nesta sexta-feira, 13, com participação maciça de militares e familiares. A pergunta foi: “Nas eleições 2022 em qual militar você votaria para te representar na Assembleia Legislativa?”.

Além do sargento Oséias Silva, outros nomes foram colocados a apreciação, entre eles o do sargento Cadmiel Bonfim, que já é deputado estadual pelo PSDB, e do vice, Major Rocha (MDB). Também foram votados os sargentos Igor e Joelson Dias, além das subtenentes Candeias e Rosa Maria. Quem mais se aproximou de Oséias foi Cadmiel, com 39%, enquanto ele ficou com 55% da preferência.

Veja o resultado final da votação:

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas