Connect with us

CULTURA

RESENHA A Máquina de Barro de Alessandro Gondim: uma ode à existência e o poder da criação.

Publicado

em

Por Eanes Henrique Enes

Como se molda a vida? Com as mãos inquietantes e olhar atento? Entre a perplexidade da realidade a enlamear os sentidos? Dos retalhos da carne sob os fluxos de sangue? Não me arrisco a dizer, mas ergo com sinceridade estas breves reflexões.

Quem moldaria a máquina de barro senão o próprio devir? A poesia escorre perante os elementos da própria imanência. Assim Gondim tece os fios de sua poesia e molda as palavras na inevitabilidade da própria existência.

Ao percorrer o caminho do devir, Máquina de Barro, se sustenta nas potencias e potencialidades da palavra. Entre a feitura do poeta e a criação que advém das reflexões contemporâneas. Como mesmo se diz, transbordando paradoxos apaixonados pela própria existência. Claro que se apresentam questões corroborada às características também dos desencantos e ilusões, que são questões que não se pode fugir. E muito pelo contrário, Máquina de Barro se joga e se choca com a própria inevitabilidade, e deste encontro a belo gosto de sangue e lama, nasce a poesia que está sendo cultivada no caminho do texto. Se fossemos nos arriscar a identificar o que se apresenta como poesia, usaríamos as palavras do próprio eu-lírico: eu escrevo como um homem que sangra; Meu corpo sangra poesia. Diz em “Meus olhos choram letras”.

A poesia como a metáfora da própria imanência, ao escorrer pelas carnes a produzir sentidos, ou correndo pelas veias lhe potencializando no aspecto do corpo. É somente isso? Se é que podemos chamar de “somente”. Nunca! Mas o resto você vai ter que ler! Ah! Pra não esquecer de falar nas ilustrações fodásticas de Danilo de S’Acre! Nossa! Uma união de destreza, delicadeza e força. As entidades da própria natureza se apresentam em faces de aterrorizante beleza! A quem se agradece a existência de uma obra se não à própria necessidade de ela fluir sobre o rio do devir a beijar as margens de nosso ser?

Excelente obra para refletir o que é ser humano. Nas palavras de Cioran, em Nos cumes do desespero, o lirismo é uma expressão bárbara: seu verdadeiro valor consiste, precisamente, em ser somente SANGUE, SINCERIDADE E CHAMAS!

E para não parecer distante, trago uma poesia da obra que se chama “Semeando carne humana”. Porque lugar de poesia é na calçada, mesmo que seja virtual e no meu caso também marginal.

Foto: Reprodução

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CULTURA

Músico acreano que faz sucesso em Manaus desembarca no Acre para ficar

Publicado

em

Por

O Cantor, Compositor e Intérprete acreano Adonay Brasil retorna ao Acre.

Com 26 anos de carreira, liderou a Banda de Reggae Amazonense Casulo durante 16 anos, onde teve grande visibilidade no cenário Nacional, dividindo eventos com os medalhões da música pop brasileira. Como Natiruts, O Rappa, Maskavo, Planta e Raiz, Jota Quest, Charlie Brown Jr., Cláudio Zolli, Banda Eva, Skank, Armandinho, Cidade Negra, Detonautas e Marcelo D2.

Participou de Grandes Festivais Nacionais, entre os mais importantes: Ceará Music (Maior Festival de Música da América Latina), Festival de Verão de Salvador, Eco Music (Maior Festival de Música da Amazônia), Roraima Music, Brahma Festival e Jamaica Vibe em SP.

Premiado por 6 anos consecutivos como o melhor vocalista pop do Amazonas. Em 2015 venceu o Reality Show Estúdio Nema que escolheu a “Nova Voz da Amazônia” representando o estado do Acre.

Seus registros musicais incluem 2 Cd’s e um DVD ao vivo. É o artista acreano com mais movimentação e apresentações no cenário nacional musical.

Projetos 2022

Produção de Shows Especiais gratuitos em espaços públicos, homenageando grandes nomes da música pop brasileiro, Programa de Rádio e Internet, um lançamento de um clipe e dando continuidade à Produção de Teatro Infantil e Espírita.

Produções Teatrais já realizadas

1. Backyardigans/Infantil

2. Os 3 Porquinhos/Infantil

3. Semeador de Estrelas/Espírita

4. A morte é uma Piada/Espírita

5. A morte é uma Piada 2/Espírita.

Você pode contatar o artista através de seu telefone, +55 (68) 9244-7707, ou em suas redes sociais, Instagram e Facebook.

Continue lendo

CULTURA

Premiado fotojornalista Marcos Vicentti vai ministrar curso de fotografia em Cruzeiro do Sul no mês de novembro

Publicado

em

Por

Marcos Vicentti vai estar em Cruzeiro do Sul/AC nos dias 06 e 07 de novembro com Curso de Fotografia.

Um dos objetivos do curso é levar o estudante a fotografar cenas diversas utilizando os recursos fotográficos essenciais de um equipamento digital no modo manual.

Em síntese, são 16 horas de curso onde se propõe conduzir o aluno a formar uma cultura fotográfica e senso crítico acerca de sua produção visando obter imagens com qualidade.

Aulas práticas e teóricas, o aluno desenvolverá habilidades em história da fotografia, linguagem fotográfica, equipamento fotográfico.

Para participar é necessário ter idade mínima de 14 anos e possuir máquina fotográfica.

Data: 06 e 07 de novembro.

Local: Sebrae de Cruzeiro do Sul

16 horas aulas.

Mais Informações pelo telefone 68- 98421 98 99.

Continue lendo

CULTURA

Musicista lança curso de guitarra gratuito em Rio Branco por meio da lei Aldir Blanc

Publicado

em

Por

O músico e professor Camilo Ganum irá ministrar o curso de guitarra “Do básico aos Conceitos de Improvisação”. Será na Sonata Escola de Música – Av. Nações Unidas 880 Bosque. O projeto é financiado pela Lei Aldir Blanc, através da Fundação Elias Mansour (FEM) iniciativa inclusiva e equitativa, que está movimentando e fomentando a cena cultural da nossa cidade!

Segundo Ganum: Neste curso para iniciados irei transmitir de forma clara, princípios, conceitos e regras que compõem o básico necessário para aqueles que pretendem começar a surfar na “vibe” da improvisação, pretendo repassar um pouco das minhas buscas, pesquisas, cronologias caminhos harmônicos e melódicos, que pude aprender nesses últimos anos.

O curso terá inicio 25/09 Sábado às 14hs.

Camilo tem chamado atenção em seus vídeos, e recebido vários comentários de grandes guitarristas nacionais.

2014 – MENCIONADO NA FANPAGE DA MAIOR ESCOLA DO BRASIL ESPECIALIZADA EM GUITARRA
STARLING ACADEMY OF MUSIC ENDORSADA PELO PROFESSOR MATEUS STARLING

Finalista do Concurso de Guitarra
(Segredos da improvisação) em 2018 participando com mais de 300 guitarrista no Brasil e exterior.

Informações no Instagram do músico: @camiloganum.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia