Connect with us

POLÍTICA

Rio Branco adere ao Programa Nacional de Logística Reversa para reciclagem de eletroeletrônicos

Publicado

em

A prefeitura de Rio Branco aderiu ao Programa Nacional de Logística Reversa para reciclagem de eletroeletrônicos. O ato ocorreu nessa terça-feira, 10, no Ecoponto do Tucumã, e contou com a participação do secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

Com isso, a capital acreana passa a integrar um circuito nacional de reciclagem desses materiais, que começa pela coleta e termina com a reutilização por indústrias brasileiras. Entre os objetos descartados que podem ser reprocessados estão fones de ouvido, geladeiras, celulares, computadores, entre outros.

A iniciativa privada é parceira importante nesse processo. Para desenvolver o trabalho de recolhimento e separação do lixo eletrônico, a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu apoio à criação da cooperativa Ecovida, formada por 30 catadores.

O secretário da SMCCI, Joabe Lira, destacou a importância econômica do programa. “Isso também mostra o respeito e a inclusão social com os catadores que antes estavam no aterro de inertes e hoje estão inseridos nesse projeto que gerará renda para cada um deles”.

O Ecoponto do Tucumã é o local de referência para a entrega dos objetos descartados. A ideia é que até o final da gestão outros 13 espaços desse tipo estejam distribuídos por toda a capital, segundo o prefeito Tião Bocalom. “Eu não tenho dúvida nenhuma de que esse é um programa que vai dar certo porque quando você recicla, evita continuar poluindo o meio ambiente. A gente também precisa dessa política reversa porque ela acaba virando dinheiro”.

André França, do Ministério do Meio Ambiente, explica que, com a adesão de Rio Branco, toda a região Norte passa a integrar o programa. “Como funciona: a população descarta o lixo que já não tem mais serventia, esse material é consolidado aqui e levado para reciclagem, gerando empregos verdes ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais”.

Também participaram do lançamento do programa representantes da Associação Brasileira de Reciclagem e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas