Connect with us

POLÍTICA

Segunda ponte em Sena Madureira é o resgate de promessa de campanha do então candidato Gladson Cameli

Investimento não é por acaso: o município é um dos que mais cresce no Acre

Publicado

em

Por Tião Naia, enviado especial para o AcreNews

O investimento de R$ 36 milhões a ser anunciado nas próximas horas pelo governador Gladson Cameli para a construção de uma segunda ponte em concreto armado sobre o Rio Iaco ligando os dois distritos da cidade de Sena Madureira, não ocorre por mero caso. O município já dispõe de uma ponte, na BR-364, construída fazem quase 40 anos, na época do primeiro governo democrático após o fim da ditadura militar e de governos biônicos, (porque “eleitos” sem a participação popular), o de Nabor Júnior (MDB), mas, mesmo com a perenidade da obra, o investimento ficou pequeno para uma economia que cresce sem parar.

O último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2018, aponta que o município tem uma população estimada em 45 177 habitantes, o terceiro contingente populacional do Estado, ficando atrás apenas da Capital Rio Branco e do segundo maior município do Estado, Cruzeiro do Sul no Juruá. Se o mapa do Ace fosse um corpo humano, por sua localização nos vales do Iaco e Purus, bem no centro do território, poder-se-ia dizer, sem exageros que o município de Sena Madureira é uma das principais artérias do coração do Estado. Não é por acaso que a cidade, fundada em 1904 pelo coronel Siqueira de Menezes, já nasceu sob o signo da esperança e com o status de Capital-  pelo menos do Alto Iaco. Por ali em suas ruas de terra batida e apesar do acanhamento de uma cidade ainda em construção, circulavam bondes puxados à tração animal. A influência dos seringalistas apontados como os mais ricos do Acre, peças teatrais e em cartaz na Europa, notadamente em Paris, na França, se apresentaram por ali, após meses de viagens de navios por mares e rios abertos. As marcas dos tempos de riquezas ainda estão na cidade, com suas ruas e avenidas desenhadas a capricho e com larguras capazes de fazer inveja à Capital.

Desenho de como será a obra. Foto: Tião Maia

Sua população vive num espaço de 25.296,70 k2, o equivalente a 16,62% da extensão territorial do Acre. O PIB per capita, a reunião de toda a riqueza do município, segundo também o IBGE, é de R$ 9.859,35 por pessoa, um dos mais altos do Estado

No entanto, para um município com tantas histórias e possibilidades de riquezas, principalmente pela exploração da agricultura e da pecuária, a falta de uma segunda ponte sobre o rio Iaco empacava o desenvolvimento. Consciente disso, em 2018, quando candidato a governador, o então candidato Gladson Cameli firmou um pacto com a população local: se eleito, ele construiria a obra, promessa não cumprida até aqui, assim como em relação a outras grandes em outros municípios do Acre, por causa da pandemia do coronavírus, algo que nenhum governante do mundo seria capaz de prever nem mesmo nos seus mais terríveis pesadelos. Por isso com o arrefecimento da pandemia que já matou mais de 650 mil brasileiros – quase 2 mil no Acre -, o governador começa a se movimentar para buscar o resgate das promessas de campanha. O governador deve chegar a Sena para anunciar os investimentos ainda nesta manhã.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas