POLÍTICA
‘Republicanos’ de Duarte e Antônia Lúcia é o mais oposicionista no Senado, mas na Câmara cenário é diferente
Por Wanglézio Braga
O Republicanos, dos deputados Roberto Duarte e Ana Lúcia Câmara, é o partido mais oposicionista no Senado Federal. Um levantamento publicado recentemente pelo portal Congresso em Foco que apurou que em 2023, os parlamentares da Casa alta filiados à legenda só votaram de acordo com a orientação do governo Lula em 46% das vezes.
“A taxa faz com que o Republicanos no Senado seja mais contrário ao governo do que o PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, que alinhou-se ao Planalto em 49% das votações. No geral, o Senado tem uma taxa de governismo de 72%”, informou o portal.
Já na Câmara, o Republicanos têm perfil mais próximo ao Planalto. “Em 2023, acompanhou a orientação do governo em 76% das vezes – taxa ligeiramente superior à da Casa Baixa como um todo, que acompanhou a gestão Lula em 73% das votações”, avaliou.
PRÓ-GOVERNO
Em julho do ano passado, uma pesquisa idealizada pelo Portal Congresso em Foco apontou Antônia Lúcia como a única deputada do Acre que mais votou favorável, naquele momento, com os projetos ou posicionamentos do Governo Lula. A representante acreana recebeu nota 85% de índice de governabilidade ao votar 19 vezes com os interesses do governo petista.
O levantamento mostrou que 197 parlamentares votaram de acordo com os interesses do atual governo em ao menos 80% das vezes. Em números mais precisos, 56 deputados deram 100% de apoio ao governo durante as votações desta legislatura.